segunda-feira, 14 de maio de 2012

85 anos de dedicação




EEDMO, 85 anos nos pés
No dia 27 de abril, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completou 85 anos. Para comemorar essa data tão especial, foi realizada uma palestra na escola e um coquetel.
                Antes de toda a festa começar, a comemoração se iniciou com a demonstração de um vídeo com a trajetória da escola ao longo desses 85 anos, incluindo fotos de apresentações antigas até as que ocorreram ano passado.
                A palestra começou então com a diretora Maria Luísa Noronha, com um pequeno discurso apenas para introduzir os dizeres das presenças ilustres: a ex bailarina do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Eliana Caminada e Hélio Bejani, diretor artístico do corpo de baile do Theatro Municipal.

Eliana fez um discurso completo e não contou apenas a maravilhosa história de como a escola começou, mas falou a respeito de grandes nomes da escola, dentre eles Maria Olenewa e o que a levou a fundar a primeira escola de ballet do país. Nos relembrou também de como se iniciou o ballet no Brasil, além de citar os nomes dos bailarinos mais importantes do Theatro Municipal e a dependência do Theatro com a Escola. A ex bailarina finalizou seu discurso com agradecimentos especiais ao Paulo Melgaço, Maria Luísa e sem esquecer Beth Oliosi que ficaram muito emocionados.
Hélio Bejani, por sua vez, começou um inspirador depoimento sobre sua história com o ballet e de seu trabalho no Theatro Municipal e reconheceu o grande peso que é levar o nome da Escola de Dança no currículo.
“A escola possui questões técnicas super importantes” e completa: “A escola prepara o aluno não só tecnicamente, mas o amadurecimento adquirido nela bota o aluno à frente das demais escolas. Ser da Escola Estadual de Dança é um diferencial.”
Maria Luísa finaliza essa maravilhosa palestra com agradecimentos especiais à Dalal Achcar, Marisa Estrella, aos ex alunos e convidados, que retribuíram com calorosos aplausos.



Um momento, 85 anos de historias
O evento continuou com o coquetel na própria escola e com a presença de grandes nomes da dança, dentre eles a primeira aluna da escola, Renné Groisman, que acendeu o primeiro dos 85 minibolos que foram distribuídos entre os ali presentes.
Houve a  presença maravilhosa de Eva Todor, que apesar de ser reconhecida por seus papeis como atriz, também teve papeis no mundo da dança, já que fez ballet com Maria Olenewa aos 10 anos no Theatro Municipal assim que chegou da Hungria.
Contou-se também com a presença de Carla Camurati, presidente da fundação do Teatro Municipal, que mostrou a importância do ballet clássico para o Theatro e consequentemente da escola para ele. Um discurso que deixou todos muito admirados e com orgulho de fazer parte dessa escola.
  


Do palco para a escadaria
            A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa completa seus 85 anos em 2012. Para comemorar esse dia, foi realizada um apresentação no dia 28 de abril, mas como nunca feito antes, ocorreu na escadaria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como o espetáculo foi público, todos puderam assistir a apresentação, o que deixou a plateia lotada.
            A diretora Maria Luísa Noronha abriu o evento relatando a importância que a Escola de Dança tem para o Theatro Municipal, formando novos bailarinos tanto para o corpo de baile, quanto para as grandes companhias existentes. Com enorme alegria e emoção, homenageou grandes bailarinas que fizeram história no Theatro: Cecília Wainstock, primeira bailarina; Wanda Garcia, solista; Tamar Cappeler, primeira bailarina e Lydia Costallat, ex-diretora da escola, levadas ao palco por alunos da EEDMO. Maria Luísa, com satisfação, reverenciou tanto essas bailarinas quanto Carla Camurati pelo apoio que dá à escola, sendo presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
            O espetáculo abriu com o ballet “Fantasia Brasileira”, coreografado por Eric Frederic. Seguiu com pequenos ballets como polca e tarantela dançado pelas alunas mais novas da escola, e para finalizar, dançou-se trechos do ballet Dom Quixote. Os ballets foram recebidos com muitos aplausos e excelentes críticas.
            Um dia extremamente especial e importante para a vida daqueles que fizeram e fazem parte da principal escola de ballet do país, e que com a dança e a arte, levará essa paixão para muitas gerações. 


Camila Schäefer