quinta-feira, 22 de maio de 2014

Uma lembrança ... Uma homenagem...

Gilberto Motta (1933 - 2014)


A DANÇA PERDEU NESTE MÊS DE MAIO UM DOS SEUS MAIS IMPORTANTES PERSONAGENS. GILBERTO MOTTA FALECEU NO DIA 15, DEIXANDO UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA RARA PARA AQUELES QUE COM ELE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER E TRABALHAR.

HOMEM DE TELEVISÃO E TEATRO, COREÓGRAFO ATUANTE NA INTRODUÇÃO DA DANÇA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, GILBERTO TRANSITAVA COM GRANDE FACILIDADE NO MEIO ARTÍSTICO. TEVE COMO MESTRES NOMES COMO EDUARDO SUCENA, MARILA GREMO, MARIA RUANOVA, LUBOV IGOROVA, AUREL MILLOSS.

INTERESSADO PELA DANÇA MODERNA, SEGUIU PARA OS ESTADOS UNIDOS ONDE ESTUDOU COM JOSÉ LIMÓN E DORIS HUMPHREY. ESTA DESCOBERTA FOI IMPORTANTE NA DEFINIÇÃO DE UM ESTILO PRÓPRIO RESULTANDO, EM 1958, NA CRIAÇÃO DO SEU PRÓPRIO GRUPO – BALLET CONTEMPORÂNEO.


PERSONALIDADE INVESTIGATIVA, GILBERTO ESTUDOU MÍMICA COM MARCEL MARCEAU EM PARIS E SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO TELEVISIVA, CENOGRAFIA E FIGURINOS PARA TV EM ROMA, O QUE O DISTINGUIRIA, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COMO UM COREÓGRAFO SÓLIDO E PREPARADO PARA EXERCER A PROFISSÃO ESCOLHIDA.

ATUANTE NA CRIAÇÃO PARA AS MAIS IMPORTANTES COMPANHIAS, ENTRE ELAS O BALLET DO RIO DE JANEIRO E O BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. PARA ESTE ÚLTIMO, A SUA VISÃO DOS ROMANCES DE JORGE AMADO “GABRIELA” E “QUINCAS BERRO D’AGUA  E TAMBÉM “O PADRE E A MOÇA” DA ANTOLOGIA POÉTICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE REVELAVA A SUA INTIMIDADE COM TEMAS BRASILEIROS; ALÉM DE COMPOSITORES QUE O INSPIRAVAM DE MANEIRA ESPECIAL, TAIS COMO BACH, HAENDEL,  HEKEL TAVARES E MIGNONE.

A SUA VERSATILIDADE E PERSONALIDADE INQUIETA O LEVARAM À TELEVISÃO, QUANDO EM 1963 CRIOU UM CORPO DE BAILE PARA A TV EXCELSIOR NO RIO DE JANEIRO. IDEIA PRECURSORA QUE ENCONTROU ECO EM OUTRAS EMISSORAS. NOS ANOS OITENTA, GILBERTO DIRIGIU TAMBÉM VÁRIOS QUADROS PARA O PROGRAMA FANTÁSTICO – O SHOW DA VIDA, UM DOS MAIORES SUCESSO DA  TV GLOBO NAQUELE PERÍODO.
NOS ANOS NOVENTA, GILBERTO FOI PROFESSOR DA ESCOLA ESTADUAL DE DANÇA MARIA OLENEWA OCUPANDO  AS CADEIRAS DE COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO E DANÇA MODERNA, ORIENTANDO OS ALUNOS QUE ABSORVIAM DELE NÃO SOMENTE AS PARTES PRÁTICA E TEÓRICA, MAS TAMBÉM A SUA VIVÊNCIA ARTÍSTICA.

 MARIA LUISA NORONHA, DIRETORA DA EEDMO, EM NOME DO CORPO DISCENTE, HOMENAGEIA GILBERTO MOTTA, O GRANDE COLABORADOR QUE SOUBE ENGRANDECER A DANÇA BRASILEIRA, DEIXANDO UM IMPORTANTE LEGADO AOS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA.

A ESTE TRIBUTO UNEM-SE COLABORADORES E SEGUIDORES DO TOUR EN L’AIR. 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como tudo começou...

Em 2004, alunos da EEDMO sob orientação dos professores Paulo Melgaço e Beth Oliosi criaram um canal de comunicação e divulgação que atingisse o corpo discente, pais e aqueles interessados pelos acontecimentos da EEDMO. O boletim teria seus textos historiados pelos próprios estudantes, promovendo uma nova expectativa entre eles e o mundo da dança.

Sobre esta proposta, assim se referiu naquela ocasião, Maria Luisa Noronha (diretora da EEDMO) “Eu acho que um informativo é muito importante” concluindo ... “Tem que ser dinâmico e interessante”.




A partir de 2005, após um ano de existência, o Tour En L’Air passou ter seus textos e imagens vinculados nos sites da EEDMO (www.eedmo.rj.gov.br) e da Revista da Dança (www.revistadadança.com.br) além de publicados em papel.

Em 2010 o boletim abandonou o papel ficando apenas na internet. Sendo então criado o atual Blog, hoje também vinculado a uma conta no Facebook.

O Blog e o perfil do Facebook tem visualização constante dos alunos da EEDMO além de vários amigos e admiradores.

Hoje Tour En L´Air está sendo frequentemente visitado por todos aqueles interessados sobre o fascinante mundo da Dança, indo muito além da sua proposta inicial.
 

Fernanda Loppi, uma das alunos que participaram da criação do Boletim Informativo nos conta um pouco como foi:




"Gostaria de dizer que eu estou muito feliz e orgulhosa de ter feito parte da equipe do Tour En L'Air, na qual eu participei da construção e do desenvolvimento. Lembro também o quanto eu batalhei pelo nome Tour En L'Air. Eu dizia que o nome para mim, além de ser um passo de dança, significaria um tour pela dança em sua totalidade porque a EEDMO consiste em todos os tipos de dança. Cada aluna ou aluno que se forma leva um olhar diferente de sua dança porque cada um tem a dança no seu coração de maneira diferente e vai levá-la para sempre. Vivi uma vida na EEDMO que me ensinou muito e com o Tour En L'Air continuo em contato com o que acontece aí apesar das novas carinhas que não conheço, mas que vão continuar mantendo-o vivo por muitos anos Mil beijos!" Fernanda Loppi de Faria Neves.