segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Curso de férias da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

A chegada das férias, momento tão esperado, para muitos é a época de relaxar, curtir a família, viajar e se divertir, e para os bailarinos, não é muito diferente. O que difere na verdade é que férias, para nós bailarinos, também é época de entrar em forma, trabalhar com calma, sem a correria da rotina e equilibrar corpo e mente.
Pensando nisso é que a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa preparou para as férias de 2015 um programa de cursos, para atender a todos os interessados em usar esse período para adquirir ainda mais conhecimentos. Para os bailarinos que visam prestar prova para nossa escola, o curso é uma oportunidade de entrar em contato com os professores da EEDMO conhecendo previamente seus trabalhos, tendo a garantia do trabalho de qualidade que é realizado todo ano na Escola.
Os cursos serão administrados nas dependências do prédio anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Rua Almirante Barroso 14/16 – 3° andar

Segue abaixo as datas e os horários de cada curso:


Nível preparatório

Professora : Rosinha Pulitini
12 de janeiro à 06 de fevereiro – diariamente
09:00 às 10:00 horas

Professora: Paula Albuquerque
12 de janeiro à 30 de janeiro – diariamente
15:15 às 16:15 horas

Nível Básico

Professora : Rosinha Pulitini
12 de janeiro à 06 de fevereiro – diariamente
10:00 às 11:00 horas

Professora: Paula Albuquerque
12 de janeiro à 06 de fevereiro – diariamente
14:00 às 15:00h

Nível Intermediário

Professora Amanda Peçanha
12 de janeiro à 06 de fevereiro – diariamente
14:00 às 15:30 horas

Professor: Victor Ciattei
12 de janeiro à 23 de janeiro – diariamente
15:00 às 16:30 horas

Nível Adiantado

Professora Silvana Andrade
12 de janeiro à 06 de fevereiro – diariamente
10:00 às 11:30 horas

Professora: Rosinha Pulitini
02 de fevereiro à 06 de fevereiro – diariamente
10:00 às 11:00 horas

As informações sobre valores de cada curso poderão ser fornecidas pela secretaria da Escola a partir do dia 05 de janeiro.
Ou pelo telefone: 23329129


Por Luan Limoeiro




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tradição Natalina - O Quebra Nozes

Como manda a tradição, dezembro não só é o mês das festas natalinas, como também o mês da tão esperada estréia do ballet O Quebra Nozes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e apesar de não ser nenhuma novidade para os alunos da EEDMO, muita gente desconhece que este lindo espetáculo conta com uma participação imprescindível da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e seus alunos.
Bombons
Nossa atual diretora Maria Luisa Noronha é a remontadora oficial deste lindo ballet de Dalal Achcar e, portanto facilita em muito o trabalho de seleção e preparação de nossos alunos que são ensaiados pela Mestra Paula Albuquerque mais conhecida na EEDMO como Tia Paula. Esse convênio de sucesso entre a EEDMO e o TMRJ tem sido de grande importância não só para a perpetuação desse tradicional ballet no palco do mesmo Teatro, como também para o enriquecimento de experiências dos alunos que podem desde cedo aprender a dinâmica de estar em cena numa companhia profissional de alto nível.

Quem já assistiu o ballet que todo ano é encenado já deve ter se divertido com as cenas da grande festa ou caído na gargalha com a cena do primeiro ratinho que é atingido e cai com grito cômico no chão, ou ainda suspirado com a cena encantadora dos bombons no 2° ato. A verdade é que a EEDMO e seus alunos são responsáveis por boa parte do sucesso desta linda produção.
Os Ratinhos no camarim - por Liana Vasconcelos
Arautos do 2° ato - Por Luan Limoeiro
A Escola foi criado em 1927 por Maria Olenewa justamente com esse objetivo, o de ser um celeiro para a companhia já existente. 
Uma parceria tão antiga que alguns dos primeiros alunos a participarem dos primeiros espetáculos deste ballet hoje fazem parte do corpo de baile do TMRJ e muitos são solistas ou Primeiras Bailarinas.
Hoje com essa pequena exposição de fotografias, algumas de bastidores e a maioria amadoras, vamos mostrar o valioso trabalho de Tia Paula e seus alunos , além de muitos outro alunos e ex alunos da EEDMO que são também usados nas coreografias de Amigas de Clara, Soldados, Floco de Neves, Dança Espanhola, Dança Árabe, Dança Russa, Valsa das Flores entre outras.
Formanda 2014 EEDMO Giovanna Lamboglia à esquerda em "amiga de Clara" e Ex aluna EEDMO e atual solista do Corpo de Baile do TMRJ Rachel Ribeiro (quando aluna) no mesmo papel à direita (na temporada 2014 Rachel Ribeiro faz solista de Dança Russa) - Acervo pessoal de Giovanna Lamboglia
Alunos Felipe Viana e Luan Limoeiro em "Soldados" (bastidores) - por Felipe Viana
Ex Aluna Andressa Viana em "Flores" (bastidores)
Pajem e abanadores de Dança Árabe (bastidores ) - Por Luan Limoeiro
Aluno Luan Limoeiro e ex- aluna Martha Batista em Dança Espanhola (bastidores) 
Ao centro Carlos Cavalcante como o cozinheiro acompanhado das gelatinas (bastidores) - por Luan Limoeiro
Ex Aluna Liana Vasconcelos em "Flocos" (bastidores)
Com isso temos a certeza que o desejo de Maria Olenewa, fundadora de nossa querida escola, está sendo realizado ao integrar a sua escola ao Theatro Municipal proporcionando aos seus alunos oportunidades valiosas de aprendizado e um futuro local de trabalho onde já preparados poderão brilhar e encantar o público. São 87 nos de parceria.

Portanto é com muito orgulho e carinho que convidamos a todos para assistir a temporada de 2014 de O Quebra Nozes no Theatro Municipal  nos dias 17, 18, 19, 20, 21, 26, 27, 28 e 29 de dezembro. Lembrando que 1hora antes do espetáculo o Professor da EEDMO e palestrante do TMRJ Paulo Melgaço oferecerá a todos os portadores do convite para o dia uma instrutiva palestra sobre o ballet.



                                                                                     Por Luan Limoeiro




quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Maria Angélica Faccini



A dança se despede de uma de suas grandes estrelas: Maria Angélica Faccini. Sua Missa de Sétimo Dia será rezada às 18h30m do dia 12/12, sexta-feira, na Igreja de Santa Mônica, à Avenida Ataulfo de Paiva, 527, esquina com Rua José Linhares, Leblon.



Para relembrar um pouco de sua carreira:



Maria Angélica Faccini Tavares Bastos nasceu em 5 de maio de 1933, e já menina mostrava-se interessada na dança. Após uma apresentação na escola, a irmã de uma colega parabenizou o talento da menina e aconselhou seus pais a matricularem-na na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal, onde ela aprenderia Ballet.


Maria, então, iniciou seus estudos com Yuco Lindberg na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal (hoje EEDMO) em 1945, fazendo sua estreia no Ballet da Juventude em 1947. Em 1948 foi para os Estados Unidos estudar com Igor Schwezoff e na escola do American Ballet Theatre (ABT).


De volta ao Rio em 1949, dançou com o Ballet Society e , a partir de 1959, foi nomeada primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou de várias viagens ao exterior com a tournée pelo oriente em 1954, com a “Companhia de Paul Szilard”. Em 1955 retorna ao American Ballet Theatre convidada a atuar como solista. Entre seus principais papeis estão: Valsas de Esquina, Dança das Horas (ambas coreografias de Igor Schwezoff, Ballet da Juventude – 1947) e Mancenilha (coreografia de Madeleine Rosay, Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 1953). Ainda dançou com a Fundação Brasileira de Ballet e a Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Nas palavras de Eliana Caminada: “Além do físico privilegiado, mesmo para os padrões atuais, era belíssima como mulher e como pessoa”. Tatiana Leskova, que acompanhou toda sua carreira e dividiu diversas cenas com ela afirmou na sua pagina nas redes sociais que ela “ foi um exemplo de Bailarina, com B maiúsculo mesmo”.


Maria Angélica, apesar de não ter tido uma carreira longa, foi uma bailarina cujo repertório inclui todos os grandes Ballets clássicos. Nós alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em muito nos orgulhamos em estudar nesta escola que formou ao longo de sua trajetória grandes nomes do Ballet brasileiro.


À Maria Angélica as nossas reverences e agradecimentos por ser uma de nossas fontes de inspiração.

“No Lago dos Cisnes todas as atenções se voltaram para Maria Angélica, que tem um largo futuro diante de si. Dança, aparentemente sem esforço, como se obedecesse a um impulso interior e são belas suas atitudes e movimentos, e limpas as suas piruetas, sem apoio. Não foge, nos solos, a dificuldades, e é sempre precisa e correta com o apoio do encanto de sua figura.”
                                                                - "Mario Nunes, Jornal do Brasil, 1 de julho de 1950.



 Giullia Rossi