Celebrando um ano de "Conversando Com".
Nesse início de ano e volta as aulas comemoramos um ano do “Conversando com...”, evento periódico organizado pelos Professores Elizabeth Oliosi e Paulo Melgaço, o vice diretor Hélio Bejani e a Equipe Tour en L'air. É com enorme felicidade que relembramos esses encontros tão produtivos e emocionantes que ocorreram durante o ano de 2015. Sempre às quintas-feiras, essas rodas de conversa ampliam os horizontes dos alunos da EEDMO, pois trazem diversas personalidades dos mais variados ramos da dança. Além disso, servem como incentivo nessa dura caminhada que é a de se formar um bailarino no Brasil. O evento é aberto ao público externo e sua platéia inclui grandes personalidades, além da presença constante do Jornal da Dança e seu diretor Edézio Paz.
O primeiro aconteceu no dia 26 de março de 2014 e fez parte das comemorações de 10 anos do Boletim Informativo Tour en L'air. Foi uma homenagem e um bate-papo com Eleonora Oliosi, primeira bailarina brasileira a receber premiação em concursos internacionais.
|
Homenagem a Eleonora Oliosi, Ex Primeira Bailarina do Theatro Municipal. |
|
10 Anos de nosso boletim informativo "Tour En L'air". |
No dia 7 de maio, o Theatro B recebeu a incrível Ingrid Silva, bailarina do Dance Theatre of Harlem. Ela nos emocionou com sua trajetória e personalidade forte. Sua fala foi inspiradora e motivou os alunos da Escola.
|
Conversando com Ingrid Silva. |
Na outra semana foi a vez da célebre Angel Vianna e de Millicent Hodson e Kenneth Archer, remontadores e pesquisadores oficiais da obra “A Sagração da Primavera”, que estavam no Rio de Janeiro para remontar o famoso Ballet no Theatro Municipal. O encontro dessas três mentes brilhantes iniciou com a exibição de dois vídeos. O primeiro sobre a trajetória de Angel e o segundo um trecho do documentário produzido por Millicent e Kenneth sobre o processo de pesquisa e remontagem da obra de Nijinski. Logo depois, como tradicionalmente se estrutura o “Conversando com...”, os convidados foram ao palco para realizar um pequena palestra e responder perguntas da plateia. Foi um noite memorável!
|
Angel Vianna, Millicent Hodson e Kenneth Archer. |
Seguiram-se os trabalhos com a presença do coreógrafo Renato Vieira no dia 18/06. Além de contar sua trajetória, Renato apresentou uma parte do seu espetáculo “Poeira e Água” com os bailarinos Tiago Oliveira e José Leandro, de sua companhia. Os alunos da EEDMO sanaram suas dúvidas sobre o processo coreográfico. Essa semana foi intensa, pois no dia seguinte, modificando a tradição das quintas feiras, aconteceu um “Conversando com...”.
Os convidados foram Mariana Gomes, Bruna Gaglianone e Eric Swolkin, três brasileiros que integram a companhia russa que viera apresentar dois balés no Rio de Janeiro: o Ballet do Teatro Bolshoi. Foi o instituto Dell’Arte que proporcionou esse encontro no qual os três contaram suas trajetórias, destacando a importância de uma formação sólida numa Escola como a a do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville.
|
Conversando com Renato Vieira. |
|
Conversando com Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes. |
No dia 24/09 foi a primeira bailarina Claudia Motta a convidada para a roda de conversa. Falou sobre seu caminho na dança até alcançar seu cargo no Theatro Municipal. Foi uma lição de determinação e uma injeção de coragem e motivação para os alunos da escola.
Em outubro , no dia 22, foi a vez de Eliana Caminada, bailarina, professora e pesquisadora. Ela contou sobre sua formação e contato com a história da dança e trabalho no Corpo de Baile do Theatro. A plateia participou bastante com perguntas. Foi uma noite bem produtiva!
|
Conversando com Nossa Primeira Bailarina Claudia Motta. |
|
Eliana Caminada, Conversando com uma Grande Bailarina. |
O último encontro do ano ocorreu no dia 22 de novembro e contou com a presença de Adriana Salomão e Steven Harper. Os dois contaram suas histórias e realizaram uma pequena demonstração de sapateado. Encerramos um ano de encontros com uma palestra inesquecível que acendeu a chama do interesse por diferentes modalidades de dança além do balé clássico.
|
Adriana Salomão e Steven Harper. |
O projeto “Conversando com”, idealizado por professores da escola, integra os alunos ao mundo da dança, informando sobre as diversas possibilidades de trabalho que nele existem. Que 2016 conte com mais encontros como esses, abrindo o leque de opções para os futuros bailarinos que se formarão pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e impulsionando-os em suas trajetórias, para que possam fazer suas próprias histórias que, futuramente, também serão contadas.
Giulia Rossi - 2° Técnico.