quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Provas de admissão da EEDMO

Provas de admissão da EEDMO


As provas para admissão de novos alunos na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa ocorreram nos dia 15, 16, 17, 18 e 19 de fevereiro. As audições acontecem do nível preliminar até o primeiro ano do nível técnico e, com exceção do preliminar, as vagas são poucas. A ansiedade dos bailarinos antes da realização das provas pode ser grande, mas a alegria de fazer parte dessa escola é ainda maior.


Bailarinas prontas para audição.



A Escola de Dança oferece à seus alunos uma formação completa e de qualidade, pois além das aulas práticas também há aulas teóricas, sempre com professores muito bem preparados e conceituados.

As aulas de terminologia, história da dança, comportamento e atitude profissional na dança e teoria musical são essenciais para uma carreira de sucesso, pois dançar envolve muito mais que a técnica adquirida nas aulas práticas.


Pais e bailarinas aguardando o resultado da audição.

Ao nos tornarmos alunos da EEDMO, uma grande responsabilidade recai sob nossos ombros, pois passamos a fazer parte da Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por onde já passaram grandes nomes da dança e por onde muitos construíram suas histórias.

Além da oportunidade que temos de conviver com grandes bailarinos, professores, coreógrafos e todos que fazem parte dessa grande equipe, temos a honra e o prazer de nos apresentar no palco do Theatro Municipal, que sem dúvida alguma é um m
arco na vida de qualquer artista.



Fim da Prova da EEDMO.

Aos novos alunos da EEDMO, -Nós da equipe Tour en L'Air - desejamos que aproveitem ao máximo a oportunidade de estar na EEDMO. Tendo certeza que será um grande passo na carreira de todos e que com muito amor à dança todos conseguirão alcançar seus sonhos.



Jéssica Ramos 1º Técnico.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Celebrando um ano de "Conversando Com".

Celebrando um ano de "Conversando Com".



Nesse início de ano e volta as aulas comemoramos um ano do “Conversando com...”, evento periódico organizado pelos Professores Elizabeth Oliosi e Paulo Melgaço, o vice diretor Hélio Bejani e a Equipe Tour en L'air. É com enorme felicidade que relembramos esses encontros tão produtivos e emocionantes que ocorreram durante o ano de 2015. Sempre às quintas-feiras, essas rodas de conversa ampliam os horizontes dos alunos da EEDMO, pois trazem diversas personalidades dos mais variados ramos da dança. Além disso, servem como incentivo nessa dura caminhada que é a de se formar um bailarino no Brasil. O evento é aberto ao público externo e sua platéia inclui grandes personalidades, além da presença constante do Jornal da Dança e seu diretor Edézio Paz.

O primeiro aconteceu no dia 26 de março de 2014 e fez parte das comemorações de 10 anos do Boletim Informativo Tour en L'air. Foi uma homenagem e um bate-papo com Eleonora Oliosi, primeira bailarina brasileira a receber premiação em concursos internacionais.


Homenagem a Eleonora Oliosi, Ex Primeira Bailarina do Theatro Municipal.


10 Anos de nosso boletim informativo "Tour En L'air".

No dia 7 de maio, o Theatro B recebeu a incrível Ingrid Silva, bailarina do Dance Theatre of Harlem. Ela nos emocionou com sua trajetória e personalidade forte. Sua fala foi inspiradora e motivou os alunos da Escola.

Conversando com Ingrid Silva.

Na outra semana foi a vez da célebre Angel Vianna e de Millicent Hodson e Kenneth Archer, remontadores e pesquisadores oficiais da obra “A Sagração da Primavera”, que estavam no Rio de Janeiro para remontar o famoso Ballet no Theatro Municipal. O encontro dessas três mentes brilhantes iniciou com a exibição de dois vídeos. O primeiro sobre a trajetória de Angel e o segundo um trecho do documentário produzido por Millicent e Kenneth sobre o processo de pesquisa e remontagem da obra de Nijinski. Logo depois, como tradicionalmente se estrutura o “Conversando com...”, os convidados foram ao palco para realizar um pequena palestra e responder perguntas da plateia. Foi um noite memorável!


Angel Vianna, Millicent Hodson e Kenneth Archer. 

Seguiram-se os trabalhos com a presença do coreógrafo Renato Vieira no dia 18/06. Além de contar sua trajetória, Renato apresentou uma parte do seu espetáculo “Poeira e Água” com os bailarinos Tiago Oliveira e José Leandro, de sua companhia. Os alunos da EEDMO sanaram suas dúvidas sobre o processo coreográfico. Essa semana foi intensa, pois no dia seguinte, modificando a tradição das quintas feiras, aconteceu um “Conversando com...”. 

Os convidados foram Mariana Gomes, Bruna Gaglianone e Eric Swolkin, três brasileiros que integram a companhia russa que viera apresentar dois balés no Rio de Janeiro: o Ballet do Teatro Bolshoi. Foi o instituto Dell’Arte que proporcionou esse encontro no qual os três contaram suas trajetórias, destacando a importância de uma formação sólida numa Escola como a a do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville.


Conversando com Renato Vieira.

Conversando com Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes.



No dia 24/09 foi a primeira bailarina Claudia Motta a convidada para a roda de conversa. Falou sobre seu caminho na dança até alcançar seu cargo no Theatro Municipal. Foi uma lição de determinação e uma injeção de coragem e motivação para os alunos da escola.
Em outubro , no dia 22, foi a vez de Eliana Caminada, bailarina, professora e pesquisadora. Ela contou sobre sua formação e contato com a história da dança e trabalho no Corpo de Baile do Theatro. A plateia participou bastante com perguntas. Foi uma noite bem produtiva!



Conversando com Nossa Primeira Bailarina Claudia Motta.

Eliana Caminada, Conversando com uma Grande Bailarina.


O último encontro do ano ocorreu no dia 22 de novembro e contou com a presença de Adriana Salomão e Steven Harper. Os dois contaram suas histórias e realizaram uma pequena demonstração de sapateado. Encerramos um ano de encontros com uma palestra inesquecível que acendeu a chama do interesse por diferentes modalidades de dança além do balé clássico.


Adriana Salomão e Steven Harper.

O projeto “Conversando com”, idealizado por professores da escola, integra os alunos ao mundo da dança, informando sobre as diversas possibilidades de trabalho que nele existem. Que 2016 conte com mais encontros como esses, abrindo o leque de opções para os futuros bailarinos que se formarão pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e impulsionando-os em suas trajetórias, para que possam fazer suas próprias histórias que, futuramente, também serão contadas.


Giulia Rossi - 2° Técnico.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cursos de Férias na EEDMO

Cursos de Férias na EEDMO

Janeiro é mês das férias de verão, porém nossos corredores permaneceram lotados. E, nada como nossos cursos para dar uma esquentada neste inicio do ano na EEDMO. O curso foi um sucesso!



Curso - Paula Albuqueque

Curso Amanda Peçanha































Muitos alunos aproveitaram esse período para colocar o corpo em forma e enriquecer seus conhecimentos na técnica de ballet clássico. 
Grandes nomes do Theatro Municipal ministraram as aulas, tais como: 
-Nora Esteves, Rosinha Pulitini, Eric Fréderic, Sérgio Lobato. Da EEDMO as professoras Paula Albuquerque e Amanda Peçanha completaram o seleto grupo com aulas que foram de estrema importância para todos os bailarinos e alunos.



Curso Amanda Peçanha - Professora EEDMO.

Curso Nora Esteves - Primeira Bailarina do Theatro Municipal.

Curso Paula Albuquerque - Mestra EEDMO.

Curso Rosinha Pulitini - Bailarina Theatro Municipal e Professora EEDMO.


Mais uma vez a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi fundamental para o crescimento de todos participantes. Dando a eles a oportunidade de desfrutarem da atmosfera artística existente no principal teatro do país e da sua escola, a nossa EEDMO.


Vejam algumas fotos de alguns dos nossos cursos:

Aluna Giulia Rossi - 2° Técnico.

Rosinha Pulitini.

Luiza Turíbio - 2° Médio.

Caroline Gil Formanda 2015 - Bailarina Contratada do Theatro Municipal.

Felipe Viana - 1° Técnico.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

De volta a rotina: Sejam Bem-vindos!

De volta a rotina: Sejam Bem-vindos!


No final desse mês, no dia 22 de fevereiro, as aulas da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa voltam a todo vapor! É verdade que em função dos cursos de férias os corredores não estavam desertos, pelo contrário. Afinal, bailarinos não podem se dar ao luxo de férias prolongadas e os candidatos as vagas do próximo ano querem se familiarizar com os professores, com o ambiente, o método da Escola.... No entanto, a partir do dia 22, os coques se colorem com as fitinhas (cada cor de fita, que é colocada no coque, corresponde ao ano de cada turma), os amigos se reencontram e a rotina de aulas se torna mais intensa. É um período não só de reencontros, como de encontros com os alunos novos que foram selecionados nas provas. Também não podemos esquecer que com um novo ano vem uma nova turma de formandos (as) ansiosos (as) pelo grande momento da formatura e de “La Barre”.
Mais que isso, o início de um novo ano, traz novas promessas e novas possibilidades de maior amadurecimento e desenvolvimento da técnica. Sempre é um momento para recomeçar, mas nada melhor do que começar o ano com o pé direito! Por isso, agora, com as baterias recarregadas, voltemos dispostos a crescer ainda mais esse ano. 

Sejam bem-vindos: os alunos antigos, os formandos, os novos integrantes da escola, os professores e funcionários. Que façamos um ano tão bom ou melhor que o passado! Chega de Saudade.



Cada cor representa uma etapa a ser cumprida, até chegar
na tão sonhada faixa preta. Que venha o primeiro dia de aula.


Maria Luiza Patury

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tradição Natalina - O Quebra Nozes

Tradição Natalina - O Quebra Nozes


Como manda a tradição, dezembro não só é o mês das festas natalinas, como também o mês da tão esperada estréia do ballet O Quebra Nozes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e apesar de não ser nenhuma novidade para os alunos da EEDMO, muita gente desconhece que este lindo espetáculo conta com uma participação imprescindível da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e seus alunos.


Bombons - Ensaiadora Profª Paula Albuquerque.




Nossa atual diretora Maria Luisa Noronha é a remontadora oficial deste lindo ballet de Dalal Achcar e, portanto facilita em muito o trabalho de seleção e preparação de nossos alunos que são ensaiados pela Mestra Paula Albuquerque mais conhecida na EEDMO como Tia Paula. Esse convênio de sucesso entre a EEDMO e o TMRJ tem sido de grande importância não só para a perpetuação desse tradicional ballet no palco do mesmo Teatro, como também para o enriquecimento de experiências dos alunos que podem desde cedo aprender a dinâmica de estar em cena numa companhia profissional de alto nível.

Quem já assistiu o ballet que todo ano é encenado já deve ter se divertido com as cenas da grande festa ou caído na gargalha com a cena do primeiro ratinho que é atingido e cai com grito cômico no chão, ou ainda suspirado com a cena encantadora dos bombons no 2° ato. A verdade é que a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e seus alunos são responsáveis por boa parte do sucesso desta linda Obra.



Giovana Lamboglia formanda 2014, ( Amigas de Clara). Rachel Ribeiro - Segunda solista TMRJ, ( Amigas de Clara).


Nos bastidores - Alunas da EEDMO, os famosos ratinhos de O Quebra-Nozes.


O confeiteiro e suas lindas ajudantes, personagens do 2° Ato de O Quebra-Nozes.


No Camarim - Liana Vasconcelos formanda 2008, flocos de neve.


A Escola foi criado em 1927 por Maria Olenewa justamente com esse objetivo, o de ser um celeiro para a companhia já existente. Uma parceria tão antiga que alguns dos primeiros alunos a participarem dos primeiros espetáculos deste ballet hoje fazem parte do corpo de baile do TMRJ e muitos são solistas ou Primeiras Bailarinas.

Hoje com essa pequena exposição de fotografias, algumas de bastidores e a maioria amadoras, vamos mostrar o valioso trabalho de Tia Paula e seus alunos , além de muitos outro alunos e ex alunos da EEDMO que são também usados nas coreografias de Amigas de Clara, Soldados, Floco de Neves, Dança Espanhola, Dança Árabe, Dança Russa, Valsa das Flores entre outras.

Luan Limoeiro - Formando 2016 e Marta Batista - Formada em 2013. (Dança Espanhola).



Andressa Viana, formanda 2008 - Valsa da flores nos bastidores.


Com isso temos a certeza que o desejo de Maria Olenewa, fundadora de nossa querida escola, está sendo realizado ao integrar a sua escola ao Theatro Municipal proporcionando aos seus alunos oportunidades valiosas de aprendizado e um futuro local de trabalho onde já preparados poderão brilhar e encantar o público. São 88 anos de parceria.




Luan Limoeiro - 3° Técnico, adaptações e repostamento Felipe Viana 1° Técnico.