quarta-feira, 30 de maio de 2018

"Corpo de Baile"


"Corpo de Baile"


"É uma emoção muito grande pra mim, pois foi aqui que eu aprendi a amar e a reverenciar todas as pessoas que trabalharam no TMRJ" Enamar Ramos.
Na ultima sexta (18), a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa assistiu, em sua 1° exibição, o documentário "Corpo de Baile" que conta a história da trajetória do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 
O documentário, produzido por Enamar Ramos (professora da UniRio e formada pela Escola de Danças em 1959) e Élid Bittencourt (professora aposentada da UniRio e formada pela Escola de Dança em 1973) , traz entrevistas com diversos nomes importantes do Ballet Brasileiro como Tatiana Leskova, Nora Esteves, Paulo Rodrigues (professor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa), Hélio Bejani (atual diretor da EEDMO) e muitos, que nos contam sobre a formação do TMRJ. Sendo muitos os nomes que passaram por aqui, o documentário recorta somente a participação de alguns bailarinos de forma que instiga ao conhecimento e aumenta o interesse dos alunos.
Com o passar do tempo a memória desses ícones vai se perdendo e com o objetivo de preservar tanta história, Enamar e Élid elaboraram o documentário para que as novas gerações conheçam um pouco mais e respeitem os mestres que com muita garra e ballet conseguiram tornar o Teatro Municipal no que ele é hoje.

O trabalho é de uma iniciativa muito bonita, visto que o registrar e o contar da história é que preservam os acontecimentos, e o documentário conta, de forma belíssima preservando e eternizando a memória de cada um, deixando de legado ás gerações seguintes que grande história existe por traz do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
É relevante destacar que o documentário  apresenta o depoimento de Eric Waldo em uma de suas últimas entrevistas registrada.
 Eric Waldo e Márcia Faggioni

As pesquisadoras o nosso muito obrigado, aos nossos leitores o convite para que assistam ao documentário.

Sabrina Robert – 3° Técnico

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Uma vez mais brilha nossa Escola !


Neste último domingo, dia 27 de maio a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa apresentou mais uma vez o espetáculo “Hoje tem Marmelada!!! & Suíte de Don Quixote”. Marca registrada da EEDMO, a emoção, expressividade, vivacidade artística e rigor técnico mais uma vez tiveram presença confirmadas em mais uma apresentação.

 
Coreografia de contemporâneo, "Os trapezistas"


O espetáculo teve início com a criatividade, inventividade, magia e interdisciplinariedade artística de ‘Hoje tem Marmelada!!!”, parte do espetáculo que mais uma vez contou com a participação especial de Bruno Fernandes (no papel de Palhaço) e Saulo Finelon (no papel de Mestre de Cerimônias), ex-alunos EEDMO e atuais bailarinos do BTMRJ que com irreverência conduziram o público ao fantástico mundo do circo. Composto pelas turmas de Preliminar, 1° Básico, 2° Básico, 1° Médio e 2° Médio esse trecho do espetáculo foi também abrilhantado com a participação das bailarinas da cia LaCrista Teatro de Movimento (que tem como uma das diretoras Laura Azulay, formada na EEDMO) que paralelamente a todo desenrolar coreográfico apresentavam uma técnica de dança aérea contemporânea mesclado a elementos do tecido acrobático, emoldurando e avivando ainda mais os tons de magia que coloriam o espetáculo.

 
"Hoje tem marmelada!!!", final da 1° parte do espetáculo.


Após o intervalo o público foi submergido em uma atmosfera utópica, de encantamento e fantasia. Entra em cena o ballet Don Quixote, com coreografia de Marius Petipa e música de L. Minkus, inspirado na obra de Miguel de Cervantes, onde são narradas as aventuras de Kitri e Basílio. Na suíte apresentada pela EEDMO foram encenados o 1° e 2° atos do ballet que contou com a participação especial da tão querida Deborah Ribeiro, Primeira Solista do BTMRJ formada pela EEDMO, no papel de Kitri dividindo a cena com Alef Albert, Bailarino do BTM que gentilmente abrilhantou o espetáculo. Para os alunos da EEDMO que compuseram o elenco de Don Quixote o privilégio de uma engrandecedora experiência de poder ter o convívio e dividir o palco mais uma vez com bailarinos da companhia do TMRJ.

 
2° ato da suíte de Don Quixote


A atmosfera que permeou todo o espetáculo revelou mais uma vez todo o engajamento na formação não apenas de bailarinos, mas de artistas através do trabalho ardúo de toda a direção em conjunto com todo o corpo docente e discente, mesmo em meio ao atual estado de crise, precariedade e descaso com a arte. Mesmo em meio a tantas adversidades, mais uma vez nossa Escola de Dança deu um show, conquistando aplausos e sorrisos com a arte de dançar. Parabéns a direção, cada professor, funcionário, alunos e a todos em geral que contribuíram mais uma vez para a realização deste lindo espetáculo.

Que venha a estréia de uma das grandes jóias do bailado romântico, Giselle, pelo Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BEMO-TMRJ) !!!


Clara Judithe - 3° Técnico



domingo, 20 de maio de 2018

A EEDMO se despede de Eric Waldo


É com um imenso pesar que comunicamos o falecimento do professor e bailarino Eric Waldo. Eric Waldo se formou na Escola de Dança, integrou o corpo de baile do Theatro Municipal se tornando solista e retornou à Escola como professor. Formou diversos alunos, e alguns dos atuais professores da EEDMO, onde entre suas alunas estava Marcia Faggioni, que como uma boa discípula seguiu os passos de seu mestre e hoje atua também como professora da Escola de Dança.


Eric Waldo em visita à EEDMO, ao lado de sua ex-aluna e atual professora na Escola de Dança, Márcia Faggioni.


Na últma sexta feira (18/05), tivemos o prazer de vê-lo no lançamento do documentário produzido pela UNIRIO,“ Corpo de Baile”, exibido em nossa Escola de Dança, onde através de depoimentos compartilhou com o público um pouco de suas experiências artísticas ao longo de sua carreira, junto a grandes nomes do ballet brasileiro.

É inegável que seu legado no mundo da dança contribuiu significativamente para manutenção da tradição em nossa Escola de Dança, perpetrando através das gerações de alunos toda sua entrega, conhecimento e paixão. Hoje se vai um artista e grande mestre nos deixando a saudade mas também a certeza de que tudo que é bom dura tempo suficiente para se tornar inesquecível.




Deixamos aqui nossa singela e pequena homenagem, e acima de tudo o nosso muito obrigado.

Descanse em paz Eric Waldo !




Clara Judithe - 3° Técnico