segunda-feira, 29 de abril de 2019

Por dentro do Theatro Municipal: uma visita guiada✨


                                                                               


      Na última 5ª feira, dia 25 de abril, a turma de formandos do ano de 2019 foi à visita guiada do Theatro Municipal (TMRJ). Esta foi uma atividade da disciplina de História da Dança. A visitação tinha o intuito de informar e interar os alunos sobre o contexto do surgimento e da criação do teatro.
            Começando pelo Salão Assyrio, passando pela plateia e pelo balcão nobre, até chegar debaixo do palco, o passeio abordou sobre a construção do teatro e das pessoas envolvidas no processo, estabelecendo também uma relação com a história da cidade do Rio de Janeiro. Foi um momento de interação e compartilhamento de informações entre o professor, a guia e as alunas.
            As obras dos artistas Eliseu Visconti, Raoul Verlet, Rodolfo Amoedo e de Henrique e Rodolfo Bernadelli, foram os assuntos mais abordados durante o passeio. As obras da sala de espetáculo, o friso sobre o proscênio e A Dança das Horas no teto, e as do Foyer são os destaques de Visconti, que é o artista mais presente dentro do Theatro. As esculturas no estilo Art Nouveau presentes no hall de entrada, que além de serem belas obras de arte servem para a iluminação de forma inovadora para a época de seu surgimento, são de Verlet. As oito pinturas presentes nas rotundas laterais do Foyer são de Amoedo, e encontram-se em contraste com as pinturas de Henrique Bernadelli presentes nos tetos dos mesmos espaços.
            Além desses tesouros, o maquinário que sustenta todo o TMRJ é de extrema importância, afinal, são equipamentos de mais de cem anos que funcionam com total eficiência graças à constante manutenção dos funcionários.
            A visita, além de ser aberta ao público, é uma excursão de grande importância cultural que vale à pena ser feita.
                                                                               

          
  Horário de visitação: de 3ª a 6ª feira - 12h, 14h30 e 16h*; sábados e feriados - 11h, 12h e 13h
* Horário destinado às visitas em português, Inglês e Espanhol
            A lotação é de 50 pessoas por passeio e a venda de ingressos começa 30 minutos antes de cada visita. Os ingressos só podem ser comprados na bilheteria do Theatro, limitada a um ingresso por pessoa.
            Ingressos: inteira - R$20,00; meia - R$10,00
            Para mais informações sobre as visitas guiadas ligue: 2332-9220 / 2332-9005

Maria Fernanda Teixeira e Ana Clara Lyra - 3º técnico

quarta-feira, 10 de abril de 2019

A delícia de dança com a Casa Cheia ✨


No último domingo, dia 07 de abril, a Escola Estadual de Danças Maria Olenewa ocupou o palco do Theatro do Municipal com os espetáculos “Jardim das Emoções” e “A Flauta Mágica”. Tivemos a honra de ter praticamente todos os lugares da casa preenchidos com nosso público. E à esse nós da EEDMO faremos uma eterna reverência em gratidão ao apoio que vocês dão ao que nos move: a arte!

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro possui uma energia inenarrável e inesquecível. Se apresentar no palco de uma instituição tão tradicional é certamente um enorme privilégio, porém é também uma grande responsabilidade. Ao mesmo tempo em que sentimos a pressão e o nervosismo, somo agraciados com a possibilidade de expor nosso trabalho enquanto artistas e bailarinos em um lugar maravilhoso, que sempre nos proporciona momentos inesquecíveis, como o do último espetáculo.

Apesar de possuírem uma rotina que requer muito esforço, disciplina e abdicações, os alunos da Escola são apaixonados pela dança, de tal forma que o tempo não é uma variável importante quando estamos dentro do Theatro. A atmosfera é tão desconcertante que quando entramos em cena é como se a luz invadisse nossos corpos e nos teletransportasse para um outro mundo. Somada a isso, o som dos aplausos de uma plateia lotada de cima a baixo enche-nos de um orgulho inexplicável, sentimento que tivemos o privilégio de vivenciar neste último domingo (07/04).


Esse tipo de reconhecimento é muito gratificante, não só para nós enquanto alunos, mas também enquanto artista; é a prova de que todo esforço vale a pena por fazer o que amamos. Ao se deparar com u m teatro lotado e um público muito receptivo, é perceptível a confiança e o apresso que as famílias tem com a arte e a própria Escola de Dança, o que nos motiva a realizar apresentações cada vez melhores.

Texto: Juliana kreitlon e Marina Tessarin (3° Técnico)