terça-feira, 27 de setembro de 2011

São Paulo Companhia de Dança

   Após tournée na Europa , a São Paulo Companhia de Dança estréia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No mês de julho de 2011, a São Paulo Companhia de Dança fez a sua primeira tournée internacional. Fomos para Baden- Baden, na Alemanha e nos apresentamos para um público que ficou surpreso com a vitalidade e a força da dança brasileira . Fomos aplaudidos durante 10 minutos e o repertório era composto por : Serenade de George Balanchine, Os Duplos de Maurício de Oliveira, Sechs Tänze de Jirì Kyliàn e Polígono de Alessio Silvestrin.
  Ter feito parte desse grande momento foi muito gratificante! Os espetáculos, a sessão de autógrafos, os coquetéis, o contato com o público, ver nossos cartazes em alemão espalhados pela cidade...tudo isso ficou registrado na memória de todos os bailarinos e demais componentes da companhia.
  Saber que o povo europeu, que tem uma vivência em arte muito mais avançada, reconheceu, valorizou e aplaudiu o nosso trabalho, nos dá força para seguir em frente e tentar alçar voos maiores, e quem sabe, outros continentes num futuro breve.
  Viajar é muito bom, mas nada melhor do que estar de volta a nossa terra. Em novembro, a São Paulo Companhia de Dança fará sua estréia no Rio de Janeiro. No Theatro Municipal, templo carioca das artes. Serão apresentadas as seguintes obras:
- Theme and Variations
É uma das grandes obras do russo George Balanchine sobre o Movimento Final da Suíte número 3 para Orquestra em Sol Maior Op. 55 r, de Tchaikovsky. A peça criada em 1947, consiste em 12 variações, nas quais os bailarinos apresentam os temas que serão retomados ao longo da coreografia.

- Inquieto
Em Inquieto (criada em 2011) , o coreógrafo Henrique Rodovalho apresenta três faces do desassossego. As personagens, pouco a pouco revelam diferentes inquietudes diante do mundo. Imobilidade e movimento, sombra e luz, linhas retas e sinuosas. As polaridades vistas na cena nos instigam a interrogações em torno do espaço e suas possibilidades e invenções revelam um pouco da apreensão cotidiana.

- Tchaikovsky Pas de Deux
A coreografia criada por George Balanchine em 1960, é uma obra de oito minutos que exige grande virtuosismo técnico dos bailarinos ao mesclar técnicas clássicas e neoclássicas, num tributo ao ballet romântico.

- Sechs Tänze
Criado por Jirì Kylián em 1986, é um trabalho que une dança e humor. O coreógrafo compôs seis peças aparentemente sem sentido que dialogam para protestar e fazer uma crítica aos valores vigentes à época em que as Sechs Deutsche Tänze KV 571, de Wolfgang Amadeus Mozart, foram compostas.


São Paulo Companhia de Dança/ Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Dias 17 e 19 de novembro/ quinta-feira e sábado, às 21 h
Dia 20 de novembro/domingo, às 11 h (ingressos a 1 real) e 17 h
Espetáculo Aberto para Estudantes
Dia 17 de novembro/ quinta-feira ,às 15 horas – Atividade gratuita Inscrições pelo site: www.saopaulocompanhiadedanca.art.br


Contamos com a presença de todos em mais um momento de grande importância na história da São Paulo Companhia de Dança. Espero encontrar com vocês por aí, na minha cidade. Bom espetáculo para todos!



Liana Vasconcelos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma visita para poucos: Cecília Wainstock na EEDMO

  Na última segunda-feira dia 12/09/2011, a turma do Terceiro Ano Técnico teve o prazer da ilustre visita de Cecília Wainstok durante uma aula de História da Dança.
  No decorrer do ano letivo, foram citados e estudados os brilhantes nomes de Bertha Rosanova, Tamara Capeller, Cecília Wainstok, entre outros, que exemplificam não só sucessos e conquistas, mas também determinação e superação numa época em que o ballet, no Brasil, era tão mal visto e julgado por todos.
  O convite surgiu de uma forma inesperada e sem nenhuma pretensão de sucesso. Na verdade, o objetivo era ouvir da própria autora da história o relato de quem realmente viveu e sentiu todas as emoções na pele, dando mais realidade e veracidade à seqüência dos acontecimentos. No entanto, a visita da D. Cecília alcançou muito mais do que o objetivo previsto, com seu jeito meigo, doce e bailarina de ser, conseguiu nos transportar daquela salinha pequenininha para um universo de magia, amor, duvidas, prazer e sofrimento que sempre a impulsionaram a conquistar um desejo, um sonho: DANÇAR.
  Tenho certeza que muitos, senão todos, ali presentes, conseguiram embarcar na delicadeza de suas palavras e sentir como se fossem deles as histórias por ela relatadas. Foi uma segunda-feira atípica, não se deu somente início a uma nova semana, mas também a novos pensamentos, metas e sonhos.
Obrigada Dona Cecília Wainstok pelo exemplo de vida e por enriquecer nossos corações com a sua presença e história! Uma visita inesquecível, uma visita para poucos.

                                                                                           
   Sobre Cecilia Wainstock: Estudou com Carlos Leite e Maryla Gremmo no Ballet da Juventude. Ingressou no corpo de baile do Theatro Municipal na década de 1970, alcançando o posto de Primeira Bailarina em 1959. Dançou grandes ballets do repertorio clássico.
Após brilhante carreira como bailarina ingressou na Escola de Danças do Theatro Municipal- atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, onde se destacou como uma das melhores professoras da gestão de Lydia Costallat.Sua Dora Lipka seguiu seus passos: se formou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e hoje é professora e coreografa nos Estados Unidos.



  Marcella Rosenblatt

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

XIV New Fest Dance

A Escola de danças participou nos dias 27 e 28 de agosto do XIV New Fest Dance, festival ocorrido na cidade de Campos do Jordão. O festival deu à EEDMO os seguintes prêmios:
Maria Eduarda Gomes
Mayumi Enokibara ganhou primeiro lugar na categoria Variação de repertório feminina júnior II com a variação Talismã. Mariana Pimenta, com Paquita, e Isabelle Machado, também com Paquita, ganharam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Variação de repertório feminina sênior e Maria Eduarda Gomes ganhou com Corsário a terceira colocação na categoria Variação de repertório feminina avançado.
Yuri Loureiro, Caroline Gil e Ruan Galdino ganharam segundo lugar com Trio de Fairydoll na categoria Trio repertório sênior.
Na categoria de Grand Pas de deux senior, Alice Celente e Bruno Fernandes, bailarino convidado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ganharam o primeiro lugar com O Corsário.
Quanto aos grupos, Suíte Czerny alcançou em segundo lugar na categoria Conjunto livre júnior II e Valsa das Horas em segundo lugar na categoria Conjunto de repertório sênior.
Alice Celente ganhou o prêmio de de mellhor bailarina do festival e a EEDMO como melhor escola.
Mais uma vez a escola de danças está de parabéns pelo árduo trabalho realizado tanto por professores como alunos.




Raquel Souza