quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma visita para poucos: Cecília Wainstock na EEDMO

  Na última segunda-feira dia 12/09/2011, a turma do Terceiro Ano Técnico teve o prazer da ilustre visita de Cecília Wainstok durante uma aula de História da Dança.
  No decorrer do ano letivo, foram citados e estudados os brilhantes nomes de Bertha Rosanova, Tamara Capeller, Cecília Wainstok, entre outros, que exemplificam não só sucessos e conquistas, mas também determinação e superação numa época em que o ballet, no Brasil, era tão mal visto e julgado por todos.
  O convite surgiu de uma forma inesperada e sem nenhuma pretensão de sucesso. Na verdade, o objetivo era ouvir da própria autora da história o relato de quem realmente viveu e sentiu todas as emoções na pele, dando mais realidade e veracidade à seqüência dos acontecimentos. No entanto, a visita da D. Cecília alcançou muito mais do que o objetivo previsto, com seu jeito meigo, doce e bailarina de ser, conseguiu nos transportar daquela salinha pequenininha para um universo de magia, amor, duvidas, prazer e sofrimento que sempre a impulsionaram a conquistar um desejo, um sonho: DANÇAR.
  Tenho certeza que muitos, senão todos, ali presentes, conseguiram embarcar na delicadeza de suas palavras e sentir como se fossem deles as histórias por ela relatadas. Foi uma segunda-feira atípica, não se deu somente início a uma nova semana, mas também a novos pensamentos, metas e sonhos.
Obrigada Dona Cecília Wainstok pelo exemplo de vida e por enriquecer nossos corações com a sua presença e história! Uma visita inesquecível, uma visita para poucos.

                                                                                           
   Sobre Cecilia Wainstock: Estudou com Carlos Leite e Maryla Gremmo no Ballet da Juventude. Ingressou no corpo de baile do Theatro Municipal na década de 1970, alcançando o posto de Primeira Bailarina em 1959. Dançou grandes ballets do repertorio clássico.
Após brilhante carreira como bailarina ingressou na Escola de Danças do Theatro Municipal- atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, onde se destacou como uma das melhores professoras da gestão de Lydia Costallat.Sua Dora Lipka seguiu seus passos: se formou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e hoje é professora e coreografa nos Estados Unidos.



  Marcella Rosenblatt

Nenhum comentário:

Postar um comentário