Uma das intérpretes da Velha de 300 anos na montagem atual do TMRJ é a bailarina Paula Passos, que na última montagem do mesmo ballet (1997), teve a oportunidade de viver outra personagem destaque, a Eleita. Por isso, a equipe do Tour en L’air procurou-a para uma entrevista, para que ela nos contasse sua experiência na interpretação desses dois papéis tão marcantes e como está sendo sua nova fase dentro da companhia, onde ocupa atualmente o cargo de ensaiadora.
Paula, na ultima montagem de "A Sagração da Primavera" no TMRJ, em 1997, você representou o papel da Eleita, um papel muito intenso. Como foi, na época, viver essa experiência? Que importância esse ballet teve em sua carreira?
Karen Mesquita no papel de Eleita (2013). |
A Eleita é um papel muito difícil que requer muita entrega e, porque não, um sacrifício físico e interpretativo imenso. Você fez algum tipo de preparação especial para viver esse papel em 1997?
Na minha preparação entrou fortemente a cinesiologia especializada e balanceamento muscular – técnica de equilíbrio energético e desativação de estresse emocional. Me dava muita energia e me mantinha equilibrada emocional e mentalmente. Meus músculos ganharam vigor, Isso ajudou demasiadamente. Trabalhava com pesinhos na cintura para treinar os saltos e pulava corda. A parte espiritual foi trabalhada com meditação, mantras e leitura sobre “ A Sagração”. Estudei muito bem a música, sabia cada tempo, cada respiração em cada parte do solo. E na hora, a pura entrega de deixar fluir... e acontecia.
Você vive, nesse momento, a oportunidade de voltar aos palcos em "A Sagração da Primavera" no papel de Velha de 300 anos, um papel que tem um significado importantíssimo na história e requer também um trabalho interpretativo muito elaborado. Como você encara essa oportunidade de vivenciar esse outro personagem tão marcante no ballet?
Paula Passos como a Velha de 300 anos (2013). |
Hoje você também tem a oportunidade de voltar como ensaiadora dessa remontagem (2013). Como é viver esse papel dentro da companhia, em especial nessa montagem?
Foi uma ótima surpresa terem me convidado. É bom estar podendo contribuir com meus conhecimentos, também pela carinhosa receptividade e respeito dos meus colegas. Isto também reflete meu comportamento na vida, valorizando o ser humano e seus sentimentos. Esse é o meu objetivo: trabalhar com amor e respeito. Tudo isso se reflete no palco, no resultado final.
No início de cada espetáculo, já está virando uma tradição os bailarinos darem-se as mãos e orientados por você procurarem se concentrar através de uma pequena meditação. Como você vê esse comportamento?
Nossa concentração antes de começar o ballet é tudo de bom. Unificando e harmonizando nossa energia. Muito bom, estou feliz!
Paula Passos iniciou seus estudos de ballet em Belo Horizonte e aos 19 anos se mudou para o Rio de Janeiro onde teve aulas com Miriam Guimarães, Maria Luiza Noronha (atual diretora da EEDMO), Tatiana Leskova, Aldo Lotufo e Flávio Sampaio. Ingressa em 1983 no corpo de baile do TMRJ onde permanece até os dias atuais.
Matéria: Luan Limoeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário