De “Quebra-Nozes” para “O Messias”
Para fechar com chave de ouro a temporada 2015 do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), este ano não teremos o famoso e tradicional ballet “O Quebra-Nozes”, que conta a história da noite de Natal na casa de Clara e seus famíliares e teremos a união de todos os corpos da casa, Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal para apresentar o ballet “O Messias”, que terá nove récitas nos dias 17, 18, 19, 20, 22, 23, 27, 29 e 30 de dezembro. O espetáculo foi criado sobre 32 temas do famoso oratório homônimo de George Friedrich Händel (1685-1759), com libreto de Charles Jennens (1700-1773) e coreografia do argentino Mauricio Wainrot – que trouxe ao TMRJ o ballet Carmina Burana, em 2013, também de sua autoria.
Fotos Feitas na Estréia de " O Messias", nesta quinta-feira dia 17/12/2015.
|
Bailarinas do Theatro Municipal. |
|
Ex-alunas da EEDMO que hoje integram o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. |
|
Ao centro Renata Tubarão e Filipe Moreira, ambos primeiros solistas do BTMRJ. |
Nós, do Tour en L'air, tivemos a oportunidade de conversar com duas ex-alunas de nossa escola, EEDMO que irão participar da temporada e fizemos as seguintes perguntas: Como está sendo dançar este ballet? Como é rotina de trabalho para estrear “O Messias”? Quem são os ensaiadores? Qual o enredo do ballet? E qual a falta que O Quebra-Nozes está fazendo?
“O Messias é composto de muitos trechos de dança, como trios, pas de deux, solos, duos e partes de conjunto. Então nos dividimos em vários ensaios durante o dia. É uma linguagem diferente da habitual do ballet clássico (mas sem abandoná-la ), com muitas movimentações executadas no chão e nos joelhos. Para mim será um momento muito especial da minha carreira, pois terei o prazer de dividir a cena em um duo feminino, que considero uma das partes mais bonitas deste ballet, com minha irmã, a segunda solista do BTM, Rachel Ribeiro. Tenho certeza que será uma emoção indescritível dançar este duo com ela! Além do staff de ensaiadores fixos do BTM, temos Eric Frederic e Miguel Elias responsáveis pela assistência e remontagem de O Messias. Eu estou tendo a honra de ser ensaiada pela Primeira bailarina do BTM Áurea Hammerli responsável pelo ensaio de alguns solistas deste ballet, que muito tem contribuído para nosso desenvolvimento técnico e artístico. O Messias tem um tema que nos remete ao nosso lado espiritual e religioso, como o próprio nome nos sugere, com partes muito "densas" e figuras que nos lembram as imagens bíblicas, mas ao mesmo tempo é um ballet também festivo com um final empolgante. A música é linda e inspiradora, e dançar obras com a presença não só de nossa Orquestra, mas também com o Coro do TMRJ, é sempre uma felicidade muito grande para nós bailarinos do BTM. E sim, O Quebra-Nozes é uma tradição Natalina em quase todas as grandes companhias do mundo e já se tornou um evento que nosso público espera a cada fim de ano, com a garantia de sucesso. Como já tive o prazer de interpretar quase todas as personagens desta obra, e guardo com muito carinho alguns, que sempre serão especiais na minha carreira. Já interpretei como a solista de Dança Árabe, o pas de deux de Valsa das Flores e a Rainha das Neves. Sempre sentirei falta de dançar este ballet, mas ano que vem O Quebra-Nozes voltará ao nosso palco, como já foi anunciado na programação de 2016” . - Debora Ribeiro, Primeira Solista do TMRJ e ex-aluna da EEDMO.
|
Deborah Ribeiro, Primeira Solista e ex-aluna EEDMO. |
“A rotina de trabalho está sendo bastante intensa e bastante proveitosa, estamos todos trabalhando bastante, principalmente, por conta do número de coreografias que compõem "O Messias". Eu, particularmente, estou gostando muito, pois me sinto, de uma certa forma, familiarizada com este tipo de movimentação que é um pouco similar ao repertório utilizado pela Companhia Jovem, da qual sinto muito orgulho e gratidão por toda a experiência adquirida. "O Messias" está sendo uma experiência muito diferente e interessante na programação de fim de ano do TM, mas é inegável admitir que a alegria, as cores e o espírito natalino de "O Quebra-Nozes" está me fazendo bastante falta!”. - Andressa Viana, ex-aluna da EEDMO, é bailarina contratada para a temporada de “O Messias”.
|
Andressa Viana, Bailarina contratada para a temporada, ex-aluna EEDMO. |
No dia 17 de dezembro nesta quinta-feira o Theatro Municipal estreou “O Messias”, nos encantando com um espetáculo cheio de luz, que trás aos espectadores um sentimento de paz, alegria e tranquilidade, m ótimo espetáculo para encerrar o ano das famílias. A junção de todos os corpos artísticos nos faz voar mais alto e sentir que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a casa de espetáculo, mais encantadora e mágica do Brasil.
|
Priscila Albuquerque, ex-aluna EEDMO e atual primeira solista do BTMRJ. |
|
Liana Vasconcelos formada em 2008, atua como bailarina contratada para a temporada de " O Messias". |
|
Paulo Muniz e Edfranc Alves, Solistas do ballet " O Messias". |
|
Claudia Mota, primeira bailarina da casa e Priscilla Mota, primeira solista. |
|
Rodrigo Negri e Priscilla Mota, Primeiros solistas do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. |
Felipe Viana 1º Técnico, Tabata Salles 1º Técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário