terça-feira, 11 de julho de 2017

Escola Estadual de Dança Maria Olenewa - 90 Anos

90 Anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa


No dia 2 de julho foram comemorados os 90 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, fundada em 11 de abril de 1927. A “festa” que encheu a casa, contou também com convidados especialíssimos e um programa repleto de significado na trajetória da Escola e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Assim que se abriram as cortinas, o diretor da Escola, Hélio Bejani, agradeceu a presença de todos e convidou ao palco figuras que construíram sua trajetória a partir da Escola de Dança Maria Olenewa, e que são peça essencial para o seu reconhecimento atual e ao longo do tempo. Ex-alunas; hoje professoras da Escola, integrantes do CBTMRJ e profissionais respeitadas se misturaram no palco com alunas da Escola, recebendo as devidas homenagens. Esse primeiro momento foi selado com o discurso de Eleonora Oliosi, formada pela Escola, tendo sido primeira bailarina do Corpo de Baile e a primeira brasileira a participar e receber premiação em um Concurso Internacional de Dança (Realizado em Varna-Bulgária). Em sua fala, destacou a relevância da instituição na sua formação como profissional.
Nosso 1° Ato prosseguiu com a apresentação de “Alegria Russa”, com coreografia de Silvana Andrade; e “Estudos de Dança”, coreografia de Dalal Achar composta especialmente para a Escola em 2012. As obras foram representadas por alunos dos níveis básicos até o primeiro técnico.
O 2° Ato teve um teor especial. Os últimos anos da Escola dançaram o ballet Les Sylphides, de Fokine, ensaiado por Teresa Augusta (ex-primeira BTMRJ), Márcia Fagionne (ex-solista do BTMRJ) e Paulo Rodrigues (ex-primeiro bailarino do BTMRJ). Ambos os ensaiadores e atuais professores da Escola já se apresentaram com esse ballet e estiveram bem próximos da última montagem feita pelo BTMRJ em 2015, realizada por Tatiana Leskova – Márcia, inclusive tendo sido assistente direta da mesma. A montagem da Escola ainda contou com a participação da primeira-bailarina Márcia Jaqueline e o solista Murilo Gabriel nos primeiros papéis (Pax de Deux). Em sua provável última apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, partindo para o ballet de Salzburg na Áustria, Márcia Jaqueline que além primeira-bailarina é ex-aluna da EEDMO, deixou um depoimento em sua rede social:
“Estive em cena mais uma vez com minha escola do coração, foi emocionante para mim! (...). Vou levar para sempre o que a escola me ensinou de mais importante...Disciplina e respeito aos nossos mestres! Já estou com saudades”
Não foi a primeira vez que este ballet foi representado por alunas da Escola, mas como já dito, a relação existente é muito estreita, o que tornou a comemoração ainda mais emocionante e simbólica.  Na realidade, Les Sylphides tem um espaço muito importante dentro da história da Instituição: o ballet foi o primeiro a ser encenado pela antiga Escola de Bailados, em 19 de novembro de 1927 e fez parte também da primeira temporada de bailados (1937) da companhia profissional, oficializada em 1936. As duas montagens foram dirigidas pela própria Maria Olenewa. Mais atualmente outras montagens foram feitas para a Escola: Cleria Serrano (1960), Consuelo Rios (1978/79), Maria Luisa Noronha (1996) e Maria Vakrusheva (2011)
Como não é novidade, o período que atravessa o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Estado como um todo não é dos mais fáceis. As dificuldades são constantes, mas, mesmo assim, optou-se por oferecer a festa que a aniversariante merecia. Segundo Hélio Bejani, “barreiras estão sendo transpostas única e exclusivamente devido ao trabalho de uma equipe completamente dedicada e comprometida. ” A mobilização dos alunos, ex-alunos, docentes e todos os envolvidos tem sido extrema para tentar manter vivo o legado deixado por Maria Olenewa e o espetáculo do dia 2 é claramente resultado desse empenho.

O ballet que inaugurou um sonho em 1927 e depois em 1937, reinaugura agora uma nova fase que anseia por tempos melhores, sem perder a vontade de seguir adiante e a crença no poder transformador da arte. A Nonagenária ainda está cheia de vitalidade e ansiosa por mais aniversários...

Maria Luiza Patury ( 2° Tecnico )

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