Mais um mês é inaugurado em nossos calendários e esse mês em especial traz consigo além de uma renovada energia, a realização de um sonho, a pré-estréia do Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BEMO-TMRJ), companhia jovem recém criada da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa sob direção geral de Hélio Bejani e direção artística de Jorge Teixeira. Nos últimos dias 1,2 e 3 de junho o teatro João Caetano foi o palco onde um novo capítulo na história do ballet no Brasil está sendo escrita, ou melhor, dançada.
Foi apresentado “Giselle”, um dos mais influentes e ovacionados de todos os balés românticos, além de uma das maiores e mais populares obras de balé de repertório. A obra, com coreografia de Jules Perrot e Jean Coralli e música de Adolphe Adam, se desenrola em dois atos e conta a história de uma camponesa chamada Giselle, que padece de uma desilusão amorosa após descobrir que seu amor a traiu e tem como destaque as Wilis, espíritos de virgens que morreram antes de casarem, que levam os homens à morte pela dança.
2° ato de "Giselle" |
O papel-título apresenta o poder do amor da mulher face à traição, sendo em cada um dos três espetáculos linda e tocantemente interpretado, trazendo à tona a sensibilidade e a verdade cênica ímpar de cada bailarina, sendo este papel um dos mais tecnicamente exigentes e emocionalmente desafiadores da dança clássica.
O grupo de dança pré-profissional composto por alunos dos últimos anos de formação e alunos formados da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (EEDMO) arrancou sorrisos, lágrimas de profunda emoção, inúmeros elogios e genuínos e calorosos aplausos ao longo de todos os espetáculos.
Enfim no domingo, encerrando com chave de ouro a pequena porém tão vibrante temporada do balé Giselle contamos com o privilégio de poder contemplar dando vida à Giselle a Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, mais uma vez tocando e emocionando o público de maneira singular. Além disso, tivemos a honra de contar com as presenças ilustres na platéia de Ana Botafogo e Cecilia Kerche, diretoras do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ao término do espetáculo, os diretores Hélio Bejani e Jorge Teixeira, a Primeira Bailarina Claudia Mota e todo o elenco. |
Este balé, que contrasta e expõem as mazelas e fragilidades humanas, que dialoga entre o humano e o sobrenatural foi brilhantemente dançado e interpretado pela BEMO. Parabéns a todos os envolvidos, que tanto se comprometeram e se doaram para isso fosse possível. Ao final desta primeira estréia se confirma que estimulados, norteados e aconselhados por uma equipe de peso, composta por grandes nomes da dança, nasce então uma nova leva não somente de bailarinos, mas de artistas !
Contamos com a presença de todos vocês no dia 10 de junho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para estréia oficial do Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BEMO).
Clara Judithe - 3° Técnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário