terça-feira, 24 de maio de 2011

Giselle


Criado em 1841, Giselle foi a segunda obra a ser criada dentro do estilo romântico. Trata-se de uma tragédia em volta numa atmosfera misteriosa e sobrenatural que esta ligada diretamente a origem do movimento romântico.
É uma obra que vem encantando o público por mais de 1 século e meio, e constitui-se de um ponto de vista de referência histórica na dança. E em virtude de seu sucesso, a importância e em comemoração ao seu 170º ano de criação, foi escolhida para abrir a temporada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro 2011.
Com coreografia de Sir Peter Wright ( segundo Perrot e Coralli ) e música de Adolphe Adam terá sua temporada dos dias 15 a 24 de abril. E para dar vida a seus personagens contará com a participação de: Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Filipe Moreira e Robert Tewsley ( convidado e ex- primeiro bailarino do: Ballet Nacional de Canadá, Stuttgart, New York City Ballet e diretor do Royal Ballet ). E como um ballet não é composto só por personagens principais terá também junto com o corpo de baile do TMRJ alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa que não escondem sua alegria de poder estar fazendo parte da remontagem feita por Maria Luiza Noronha de um dos ballets mais importante do cenário romântico.
Se for pensar em futuro, essa oportunidade oferecida às alunas da EEDMO pode ser considerada o inicio de uma carreira muito promissora dentro da companhia.
Podemos ter como exemplo a atual primeira bailarina do TMRJ Marcia Jaqueline e a bailarina principal e a única Gaynor Minden Artist da América Latina Claudia Mota, ambas ex-alunas da EDDMO.
Segundo Hélio Bejane ( Diretor Artístico do TMRJ ), o Ballet Giselle mostra a companhia dentro de uma de suas características principais; as emoções através da técnica mostrando não apenas o virtuosismo e a beleza das formas, mais principalmente a fluidez da dança e a poesia do corpo.

por Marianna Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário