quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dia Internacional da Dança


O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril. Esse dia foi definido pelo CID ( Comitê Internacional da Dança, na UNESCO) em 1982.
As publicações em redes sociais, feitas principalmente por bailarinos e todos os profissionais da dança,nos ajudam a lembrar dessa data tão especial.
Ao criar essa comemoração, tudo se baseou na data de nascimento do francês Jean Georges Noverre. Ele ultrapassou todas as regras da época, criando uma perspectiva diferente de entendimento da dança, reconhecida até hoje.
A cada ano o Comitê publica uma mensagem no site oficial do Dia da Dança, que tem o objetivo de preservar essa data e trazer incentivo.

Leia a mensagem completa:

Mensagem oficial do Dia Mundial da Dança - 29 de abril de 2015

        Há um século atrás, o famoso empresário artístico russo, Sergei Diaghilev, revolucionou o ballet ao convidar os pintores e os músicos mais talentosos do seu tempo a participar nos seus espetáculos. Eu creio que, na generalidade, os coreógrafos da atualidade tendem a negligenciar as outras artes, não sentindo a necessidade de apresentar as suas criações ao lado de profissionais das outras áreas artísticas .
        Eu tenho a certeza de que o público gostaria de ver outras artes incluídas nos espetáculos de dança, nomeadamente as artes clássicas como a pintura, a escultura, o teatro, a música, a poesia, a arquitetura, assim como formas mais contemporâneas de expressão artística entre as quais a fotografia, o cinema, a multimídia, o design de iluminação e o design de som. Permitam-me ir mais longe propondo ainda aos bailarinos enriquecerem as suas coreografias com as ciências humanas (entre elas a história, a literatura, a filosofia e a linguística. […]
        Esta proposta não é inovadora: já os gregos na antiguidade, nas suas symposia combinavam todos os elementos acima mencionados. Depois de 25 séculos, poderíamos regressar à ideia de que uma espetáculo completo combina tantas artes quanto possível. 
       Este ano, o Conselho Internacional de Dança CID une esforços com uma organização parceira para comemorar o Dia Mundial da Dança. A  Associação Internacional de Arte IAA / AIAP é uma organização não-governamental cujos escritórios se situam ao lado do nosso na UNESCO. A nossa proposta conjunta é combinar a dança com pintura, desenho, escultura ou outras manifestações artísticas no campo das artes visuais.
  […]
 Presidente do Conselho Internacional de Dança CID
Alkis Raftis
UNESCO, Paris
(Adaptado)


Tour En L’air e a EEDMO se unem a essa comemoração, celebrando mais um ano de muita dança: a arte do corpo, a mais bela forma de expressão sem palavras. Viva à Dança!

Lavínia Barcellos

terça-feira, 14 de abril de 2015

O bom filho, a casa torna - Julia Stock

O bom filho, a casa torna - Julia Stock

Julia Stock desde cedo mostrou ser portadora de um grande talento e de uma inteligência incomum. Quando aluna da EEDMO pulou duas turmas e desenvolveu-se de maneira meteórica como bailarina. Grande amante da dança, possuidora de uma bagagem cultural sempre a frente de sua idade, participou da criação do nosso boletim informativo.
Nossos professores lembram com muitas saudades da sua competência, prontidão, acessibilidade aliada à uma capacidade intelectual primorosa.
Nos 10 anos do Tour En L'Air, ela não poderia ficar de fora, portanto, esteve com nossa diretora Maria Luisa Noronha, entrevistando-a a respeito da sua opinião sobre nosso blog.
Vejam a matéria:






Conheça um pouco mais da nossa querida ex-aluna Julia Stock:

Julia entrou na turma do preliminar no ano de 2000 na EEDMO e logo se destacou na escola. Enquanto aluna, ganhou alguns festivais de dança como o CBDD (1° LUGAR) e Joinville (2° lugar). Participou da criação do Tour Em L’Air e era a principal responsável pela coluna “ conversa com a diretora”. Em 2006, quando cursava o 3° técnico foi estudar na escola do Teatro da Ópera de Roma (dirigido na época por Carla Fracci). Na mesma época ganhou os seguintes prêmios: 1o lugar no festival de internacional de dança de Spoleto e melhor bailarina do mesmo festival, além de uma bolsa integral na Royal Ballet School de Londres. Foi também convidada para participar das seguintes galas:
Gala "Esperança e Realidade" em Spoleto - gala com os bailarinos jovens e experientes que se destacaram no cenário italiano
Aniversário do teatro de Gubbio (com a presença de Irina Kolesnikova)

Em 2007, foi estudar no segundo ano da Upper School do Royal Ballet, quando teve que interromper sua carreira na dança por conta de uma lesão no joelho.
Em 2009 passou no vestibular para o curso de Engenharia de Petróleo na UFRJ. Fundou o jornal oficial do curso de Engenharia de Petróleo na UFRJ (inspirada pelo Tour En L'Air). Fez intercâmbio acadêmico em 2012 (fazendo o último ano do Mestrado em engenharia de materiais na Universidade de Lille - França). Trabalhou no laboratório de engenharia submarina da UFRJ, na empresa SBM offshore em Rotterdam – Holanda e atualmente, está trabalhando na empresa McKinsey & Co ajudando diretores de grandes empresas a tomarem decisões estratégicas. Como hobby, é professora, ensaiadora e coreógrafa para a escola de ballet de sua primeira professora (ainda no colégio).

Luan Limoeiro

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O bom filho, a casa torna - Fábio Mariano e o Tour En L'Air

O bom filho, a casa torna - Fábio Mariano e o Tour En L'Air


Fábio Mariano sempre foi um aluno dedicado e muito responsável. Inteligência evidente, foi desde cedo um aluno de confiança do professor Paulo Melgaço, que o utilizou várias vezes como seu estagiário. Em 2013 quando nosso Boletim estava com uma equipe um pouco desorganizada, encarou a tarefa e manteve nosso blog com a qualidade de sempre. Tarefa árdua que levou por muito tempo quase que sozinho, mas que executou diligentemente. Formou-se na EEDMO em 2014 mas no mesmo ano já trabalhava no corpo de baile de Campos de Goytacazes.
Figura importante para o nosso blog, não poderia ficar de fora da nossa comemoração. Escreveu-nos uma matéria apresentado-nos o Tou En L'Air, contando um pouco de sua história.
Vejam a matéria:



Conheça um pouco mais do nosso querido Ex-aluno Fábio Mariano:

Começou seus estudos de dança em Niterói, onde foi aluno de Helfany Peçanha e Natalia Valdanini. Formou-se na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em 2014. Participou do II Workshop de Técnica de Martha Graham ministrado por Andrea Raw Iracema e Tadej Brdnik (1º bailarino da Martha Graham Dance Company) e da Perfo 16, projeto idealizado e trazido da Suiça por Jânia Batista com aulas de ballet, contemporâneo e pas de deux. Integrou a Caetano Cia. de Dança, dirigida por Thiago Caetano. Participou do ballet Marguerite & Armand com Ana Botafogo no Teatro Guaíra (Curitiba-PR). Como aluno da EEDMO participou de montagens feitas pelo TMRJ. Integrou a Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, dirigida por Dalal Achcar e Mariza Estrella. Atualmente é bailarino do Corpo de Baile de Campos dos Goytacazes, dirigido por Clélia Serrano (ex-professora da EEDMO) e ministra aulas de ballet no Centro de Artes Madeleine Rosay. Entre seus professores estão Helfany Peçanha, Natalia Valdanini, Thiago Caetano, Paulo Rodrigues, Renata Versiani, Victor Ciattei, Maria Angélica Fiorani, Anna Elizabeth Alexandre e Sahyli Presmanes.

Luan Limoeiro

domingo, 12 de abril de 2015

O bom filho, a casa torna - Clarissa Braga e o Tour En L'Air

O bom filho, a casa torna - Clarissa Braga e o Tour En L'Air


Clarissa Braga sempre foi uma aluna promissora, quando estava na EEDMO. Inteligência evidente, proativa, dedicada e talentosa, foi uma das nossas principais editoras, nos primeiros anos de vida de nosso Boletim, formando-se na nossa escola na turma de 2008.
Clarissa trabalhou no nosso prestimoso blog, Tour En L'Air, durante muitos anos, mesmo após sua formatura, e portanto, na comemoração dos 10 anos do Tour En L'Air, não poderia ficar de fora. Escreveu-nos uma matéria interessantíssima fazendo um "tour" por esses 10 anos de Tou En L'Air.
Vejam a matéria:






Conheça um pouco mais da nossa querida ex-aluna Clarissa Braga:



"Clarissa ao se formar foi selecionada para o Youth American Grand Prix em New York onde foi finalista junto com apenas 11 bailarinas. Depois fez o curso de verão do San Francisco Ballet e também o Maximum Dance Course, que é o curso de verão da Nederlands Dans Theater. Entrou na universidade Codarts, em Rotterdam - Holanda, onde estudou dança contemporânea por um ano e teve contato com grandes coreógrafos, inclusive participando de um projeto com o Jîri Kylián, formou-se na mesma em 2011 dançando em diversos festivais na Holanda com coreografia de Éderson Xavier e Pauline Weijs. Na Holanda, participou da criação e apresentação de uma nova coreografia da companhia Nina Boas. 

De volta ao Brasil, entrou para a “Os Dois Cia de Dança” da Giselda Fernandes - ex-professora de dança contemporânea da EEDMO - e Hilton Berredo - artista plástico. Durante o final de 2011 e o ano de 2012, onde dançou espetáculos inéditos. Formou-se em jornalismo pela PUC-Rio no final de 2013. Trabalhou como assistente de produção da série "Entre Fronteiras", do jornalista Luís Nachbin, que passa no Canal Futura. É, hoje, diretora de produção e assistente de direção do canal do YouTube: Toda Poesia.

Retornou a dançar no meio de 2014, participou e ainda participa do processo de pesquisa do novo espetáculo da Os Dois Cia. de Dança e está atualmente trabalhando como bailarina na Cisne Negro Cia. de Dança em SP."

Luan Limoeiro

sábado, 11 de abril de 2015

PARABÉNS ao Tour En L’Air - Uma noite inesquecível



PARABÉNS ao Tour En L’Air
E quando menos esperávamos, surge o parabéns para nosso aniversariante, isso mesmo, nosso blog querido, Tour En L’Air, que comemorou seus 10 anos de existência. A festa estava completa.



Agradecimentos
Gostaríamos de agradecer a presença de todos nessa agradável noite e ressaltar a importância de eventos como este para a Escola, para os alunos, para o Tour en L’air e, para todos aqueles que valorizam a tradição e a história da dança no nosso país. Somos gratos também a todos que ajudaram nosso boletim informativo Tour em L’air a crescer cada vez mais. Aos nossos alunos e a nossas ex-alunas e bailarinas Liana Vasconcellos e Clarice Braga, que tiveram extrema importância nesses 10 anos de jornada. Obrigado principalmente aos idealizadores do Blog e organizadores do evento, Paulo Melgaço e Beth Oliosi, que não medem esforços quando o assunto é promover e divulgar a dança e a cultura de um modo geral. Ambos são sem dúvida professores de importância vital para o progresso da nossa querida EEDMO.




Que venham mais 10 anos, mais encontros, mais amor, mais dança, mais conquistas, mais, mais, mais... Porque nossa sede de crescer não aceita menos do que o melhor. EEDMO, formando grandes seres humanos. 




Por Hélio Bejani
Nestes dois anos em que estou fazendo parte do quadro de Professores da Escola de Danças Maria Olenewa, além de auxiliar nossa Diretora Maria Luiza Noronha contribuindo com um pouco da experiência que adquiri nestes meus 30 anos de Theatro Municipal, tenho tido a oportunidade e o privilégio de participar dos encontros realizados pelos professores Beth Oliosi e Paulo Melgaço que consiste em trazer grandes nomes do nosso passado e presente, tanto da dança clássica, nosso foco principal, quanto outros estilos sempre com o objetivo de transmitir para nossos alunos suas experiências profissionais e também de vida. Considero este projeto de extrema importância pois, antes de tudo, vem ao encontro dos propósitos da EDMO que além da formação técnica e artística do Ballet clássico, tem o importante compromisso de educar, informar e acima de tudo formar cidadãos com competência e capacidade de contribuir com o progresso de nossa sociedade.
Os palestrantes e as palestras são sempre de altíssimo nível contando com a presença de convidados ilustres da dança carioca na plateia e sempre uma participação entusiasmada dos alunos.
Enfim, em minha opinião, estes encontros tem uma importância ímpar para o futuro de nossos alunos, pois mostra que apesar de a dança ser uma carreira difícil, não é impossível desde que o caminho de estudos seja baseado na dedicação, disciplina e uma pitada de alegria. Um outro ponto importante é mostrar novas possibilidades e caminhos para se tornar um profissional da dança e não se ter apenas o Ballet clássico como única opção.
Agradeço a oportunidade de poder participar destes momentos e no que estiver dentro da minha competência ajudarei com muito prazer e carinho.




Felipe Viana, Luan Limoeiro, Paula Caldas


sexta-feira, 10 de abril de 2015

"Comemoração descontraída" - Uma noite inesquecível

No nosso quinto dia da semana comemorativa 10 anos de Tour En L'Air - homenageando Eleonora Oliosi, trazemos os momentos finais dessa noite inesquecível do dia 26/03/2015.
Aqui no Tour En L'Air o parabéns é de todos!


Comemoração descontraída
Depois desse bate papo rico em amor, arte, tradição, emoção, vibração e inspiração, a plateia em êxtase e euforia incontida escutou nossa estrela dizer: “temos que nos dedicar, amar e respeitar profundamente nossa arte, só assim seremos grandes artistas e com certeza o Brasil mudará seu conceito pela dança.”

A grande comemoração, apesar de toda seriedade, tradição e respeito, foi ganhando um tom mais íntimo e descontraído. Além da oportunidade de uma agradável conversa sobre dança. Com as incríveis experiências de Eleonora, os alunos da EEDMO também tiveram a oportunidade de conhecer o lado mais humano e informal dos bailarinos que ali se encontravam. Por baixo de toda a seriedade e rigor, também pôde ser visto o lado divertido, descontraído e festeiro de figuras tão importantes no mundo da dança.

Ao final da palestra, nossos queridos bailarinos, grande parte da geração de Eleonora, subiram ao palco para uma foto que resultou em muita diversão e risadas.


Da esquerda: Paulo Melgaço, Hélio Bejani, Cristiana Campello, Victor Ciattei, Magali Lopi, Eric Valdo, Eliana Caminada,
Eleonora Oliosi, Lourdes Braga, Irene Orazem, Helga Loreida, Jacy Jambai, Luciana Bogdanish e Elizabeth Oliosi
Foto by: Lavínia Barcellos

Em primeiro plano: Lourdes Braga e Eric Valdo, momento de muitas risadas
Foto by: Lavínia Barcellos
Na pose de Atitude: Eric Valdo
Foto by: Lavínia Barcellos


Helga Loreida e Eleonora Oliosi se abraçam emocionadas
Foto by: Edézio Paz


Sentadas na frente temos as alunas formandas de 2015:
Tâmara Dornelas, Maria Clara, Manuela Medeiros, Caroline Gil 

Os alunos da EEDMO também tiveram a oportunidade de subir ao palco, tirar foto e trocar ideias com bailarinos tão importantes. Foi um verdadeiro e bem aproveitado encontro de gerações.


Felipe Viana, Luan Limoeiro, Paula Caldas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Viajando para Bulgária - Uma noite inesquecível

No quarto dia da semana de comemoração 10 anos de Tou En L'Air - homenageando Eleonora Oliosi, fiquem com está matéria instrutiva e inspiradora sobre um dos momentos mais brilhantes do ballet clássico brasileiro: a primeira bailarina a ser premiada internacionalmente, Eleonora Oliosi. Aproveitem!!! Aqui no Tour En L'Air o parabéns é de todos!!!


Viajando para Bulgária
Para Varna, viajou a pedido do Itamarati, sem bailarino (partner), foi apenas com sua coragem, sua grande vontade de ir além e seu imenso amor a arte, alcançando a premiação de menção honrosa. Entretanto, esta não foi sua única premiação em concurso internacional da nossa fantástica bailarina em 1961, Eleonora já havia participado do I Concurso Internacional de Dança - realizado no TMRJ . Concurso no qual foi a bailarina brasileira com maior nota, ganhando assim uma bolsa para estudar uma temporada na Europa, custeada pelo governo e segundo lugar na classificação geral do concurso. Eleonora sempre fora impetuosa, corajosa e graças a sua grande vontade, foi que conseguiu chegar tão longe: “Lamento apenas o fato de que nunca mais tivemos um concurso, realizado aqui em nossa casa, que se comparasse a excelência desse concurso”.
Eleonora Oliosi com sua irmã e professora da EEDMO Elizabeth Oliosi
Foto by: Edézio Paz
Acompanhem nossa sequência comemorativa de publicações: Uma Noite inesquecível (26/03/2015)

Felipe Viana, Luan Limoeiro, Paula Caldas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

“Eleonora toca a música com seu corpo e alma” - Uma noite inesquecível

Dando prosseguimento a nossa semana comemorativa: 10 anos de Tour En L'Air - Homenageando Eleonora Oliosi, hoje, no terceiro dia, trazemos a continuação dos relatos da nossa noite inesquecível do dia 26/03/2015. Aqui no Tour En L'Air o parabéns é de todos!


“Eleonora toca a música com seu corpo e alma”
Musicalidade, disciplina e grande senso artístico são marcas de sua personalidade, que impacta onde passa, tirando elogios, vibrações e comentários como: “Eleonora toca a musica com seu corpo e sua alma” – Mme Tatiana Leskova. Além das citadas características, Eleonora fora conhecida pelo seu brilhante domínio da técnica clássica. Suas qualidades e sua completa e extraordinária dedicação à arte levou nossa primeira bailarina ao I CONCURSO INTERNACIONAL DE VARNA- Bulgária (1964), onde recebeu premiação de menção honrosa. Este concurso mais tarde viria a premiar grandes nomes como Baryshnikov. Ter sido aplaudida de pé por Galina Ulanova, “é uma lembrança que nunca vou esquecer, da emoção de ter sido aplaudida de pé por Galina Ulanova”, disse Eleonora visivelmente emocionada.

Eleonora Oliosi emocionada ao lembrar que foi aplaudida por Galina Ulanova
Foto by: Edézio Paz

A plateia, atenciosamente, ouve nossa convidada contar sua trajetória na dança
Foto by: Edézio Paz

Nosso Vice-Diretor e ex diretor do corpo de baile do TMRJ Hélio Bejani,
presente na palestra
Foto by: Edézio Paz

Eleonora Oliosi, em tom de seriedade, alerta os convidados da necessidade de se amar o que faz.
Foto by: Edézio Paz

Amanhã, quarto dia, traremos um pouco da história da viagem de Eleonora Oliosi à Varna -  Bulgária. NÃO PERCAM!!!

Felipe Viana, Luan Limoeiro, Paula Caldas.

terça-feira, 7 de abril de 2015

“A vida e a arte de Eleonora Oliosi” - Uma noite inesquecível

Dando prosseguimento a nossa semana comemorativa - Tour En L'Air 10 anos e Eleonora Oliosi nossa estrela brasileira - segue nossa matéria do dia, sobre nossa noite inesquecível do dia 26/03/2015.
Aproveitem!!!



“A vida e a arte de Eleonora Oliosi”
Nosso grandioso evento teve inicio com o documentário “A vida e a arte de Eleonora Oliosi”, dirigido pela ex-bailarina do Theatro Municipal, atual professora da EEDMO e, também irmã da homenageada, Beth Oliosi, seguido de uma palestra interativa com nossa Convidada e homenageada da noite. O documentário trouxe grandes nomes da dança como Tatiana Leskova, Aldo Lotufo, Wanda Garcia,Eliana Caminada, Irene Orazem (sua grande amiga), Airton Muller (marido de Eleonora), familiares e amigos que relatam com grande ênfase a carreira brilhante e a vida emocionante de Eleonora Oliosi, nossa estrela convidada da noite.  

Eleonora Oliosi emocionada com os depoimentos de seu documentário,
ao lado Eliana Caminada
Foto by: Edézio Paz

trecho do documentário : A vida e a arte de Eleonora Oliosi
Foto by: Edézio Paz




A plateia assiste ao filme atenciosamente
da esquerda para direita: Airton Muller, Eleonora Oliosi, Eliana Caminada
Eric Valdo, Luciana Bogdanish, Jacy Jambai, Liana Vasconcelos e Eric da Silva
Foto by: Edézio Paz





















Felipe Viana, Luan Limoeiro e Paula Caldas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Uma noite inesquecível

Em comemoração aos 10 anos de nosso boletim informativo, Tour En L'Air, e em homenagem a nossa estrela Eleonora Oliosi, estaremos inaugurando a partir de hoje a semana de comemorações, onde iremos postar uma matéria por dia, relatando a nossa noite inesquecível, com muitas fotos. Os que já são nossos leitores fiéis e assíduos, puderam perceber que na semana anterior já publicamos três matérias com esse delicioso tema : "Comemoração 10 anos Tour En L'Air, homenageando Eleonora Oliosi."; "Uma verdadeira constelação - Nos palcos ou na vida brilham nossos ex-alunos da EEDMO" e "O bom filho, a casa torna - Liana Vasconcelos e Tour En L'Air". 
Aqui no Tour En L'Air, quem faz aniversário somos nós, mas quem ganha presente são os nossos leitores... Parabéns a todos!!
Foto by: Luan Limoeiro

Uma noite inesquecível

A noite de quinta-feira (26/03/2015) foi realmente uma noite inesquecível. Comemoração, homenagens, cultura e tradição, foram os condutores do grande encontro de tradições da dança brasileira.

Nosso blog comemorando seu décimo aniversário realizou uma homenagem mais que merecida a nossa grande estrela brasileira e ex-aluna da EEDMO Eleonora Oliosi e conseguiu reunir nomes como a bailarina do TMRJ Eliana Caminada e seu marido, o nosso querido mestre de ballet, Eric Valdo, as bailarinas Lourdes Braga, Irene Orazem e Magali Lopi. A bailarina e ex-aluna direta de Mme Olenewa na EEDMO Helga Loreida também nos brindou com sua presença. Para completar a festa destacamos os atuais professores da EEDMO e ex-alunos Jacy Jambai, Luciana Bogdanich e Victor Ciattei, Cristiane Campelo, o jornalista Edezio Paz, o atual vice-diretor da EEDMO e ex-diretor do corpo de baile do TMRJ Helio Bejani, nossa ex- aluna e bailarina Liana Vasconcelos que ajudou o Tour En L’air a florir durantes muitos anos, além de, nossos atuais alunos e seus responsáveis.
Maria Luisa Noronha e Eleonora Oliosi
Foto by: Lavínia Barcellos

Luciana Bogdanish e Jacy Jambai
Foto by: Edézio Paz

Elizabeth Oliosi, Paulo Melgaço e Eleonora Oliosi
Foto by: Edézio Paz

Helga Loreida
Foto by: Lavínia Barcellos
Airton Muller, Eleonora Oliosi, Eliana Caminada, Eric Valdo e Luciana Bogdanish
Foto by: Edézio Paz


Lourdes Braga
Foto by: Lavínia Barcellos

Irene Orazem
Foto by: Lavínia Barcellos























Felipe Viana, Luan Limoeiro e Paula Caldas

domingo, 5 de abril de 2015

O bom filho, a casa torna - Liana Vasconcelos e Tour En L'Air

O bom filho, a casa torna -  Liana Vasconcelos e Tour En L'Air 

Liana Vasconcelos é uma bailarina de grande valor artístico e também uma ex-aluna muito querida da EEDMO. Esteve em nossa escola desde seus primeiros anos no ballet, desenvolveu-se com muita dedicação dentro e fora da EEDMO, formando-se na nossa escola na turma de 2008 com 19 anos.
Liana trabalhou no nosso prestimoso blog, Tour En L'Air, durante muitos anos, mesmo após sua formatura, e portanto, na comemoração dos 10 anos do Tour En L'Air, não poderia ficar de fora. Escreveu-nos uma matéria interessantíssima sobre o papel da EEDMO e do do Blog na formação cultural de nossos alunos, confiram abaixo:








Conheça um pouco mais sobre nossa querida ex-aluna, Liana Vasconcelos:

"Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Conta em seu currículo com diversas premiações em concursos nacionais e internacionais. Ganhou, em 2009, o prêmio de melhor bailarina no Seminário de Dança de Brasília e foi agraciada com uma bolsa de estudos para o Conservatório de Dança de Viena. Pertenceu à Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, São Paulo Companhia de Dança e se apresenta como bailarina convidada em diversos festivais de dança no Brasil. É Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a monografia “Memória da Dança: Importância, Registro, Preservação e Legado”. Fez parte do elenco da novela “Gabriela”, da Rede Globo de televisão como bailarina/atriz. Foi contratada pela São Paulo Companhia de Dança, como Pesquisadora, para elaborar duzentos verbetes relativos à dança no Rio de Janeiro, para a enciclopédia online “Dança em Rede”, criada por esta companhia. É também colunista de dança no Blog Radar da Produção É bailarina-intérprete e produtora, junto ao diretor Thiago Saldanha e a coreógrafa Regina Miranda, do projeto “Corpo da Cidade”, uma experimentação em vídeodança que busca dialogar o corpo dançante da bailarina clássica com as transformações urbanas que a cidade do Rio de Janeiro vem sofrendo. Atualmente, é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro É apaixonada pelas artes cênicas, espectadora frequente dos teatros do Rio de Janeiro, ama viajar e vive em eterna dança."


Liana Vasconcelos ao lado do prof. Paulo Melgaço e Elizabeth Oliosi nas comemoração dos 10 anos do Tour En L'Air
(Arquivo pessoal de Liana Vasconcelos)
Luan Limoeiro