quinta-feira, 28 de maio de 2015

NOSSOS MESTRES

Nossos Mestres


Inaugurando esta seção Tour En L'Air entrevista LUCIANA Bogdanich


“Fico muito emocionada ao ver minhas alunas bem sucedidas em suas carreiras como bailarinas, pois elas trabalharam muito e tem por merecer esse reconhecimento”.

Nossa mestra Luciana Bogdanich

“Os meus primeiros passos de ballet eu aprendi com a Luciana”. (Ana Botafogo)

Falar da Luciana é lembrar dos passos daquela que nos orgulha, como uma grande professora que contribuiu para a formação  da primeira bailarina mais famosa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nascida no Egito, Luciana Bogdanish começou a sua carreira com 14 anos, ainda na sua terra natal, na qual fazia aulas de ballet duas vezes na semana. Mudou-se em 1957, para o Brasil “país do futuro” devido a guerra. No Brasil esta jovem sonhadora, já havia tido notícias da Escola do Teatro Municipal ainda no seu país, mas para poder preparar-se para a entrada na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje (Escola Estadual de Dança Maria Olenewa)  ela procurou a Academia de Tatiana Leskova,  com a qual teria tido aulas.
 Na Escola de Dança teve aula com grandes personalidades como Davi  Dupré,  Marília Gremo, Berta Rosanova, Dennis Gray. Consuelo Rios, foi preponderante no aprendizado de Luciana, tornando–a realizada naquilo que ama ser bailarina e professora.  Cursou dois anos de Escola de Dança e logo após fez prova para  o Corpo de Baile do Teatro Municipal, ingressando em  1959. Foi efetivada em 1961, por 22 anos, como bailarina do Teatro Municipal, em que trabalhou com professores e coreógrafos, como, Hector Zaraspe, William Dollar, Tatiana Leskosva.  Entre tantas colegas, construiu uma amizade com Jacy Jambay, frequentaram a escola de dança, o corpo de baile juntas e atualmente são professoras da EEDMO.
Em 1985 Luciana recebeu um convite de Dalal Achcar para fazer parte do corpo docente da Escola de Dança (atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). Trabalhou arduamente em busca do aprimoramento técnico e do auto conhecimento das possibilidades do seu corpo, atingindo a plena consciência corporal. Empenho que ajudou – a como bailarina e posteriormente como professora. Uniu esses conhecimentos e os aplicou em sua aula, marco diferencial na sua metodologia de ensino da dança clássica, proporcionando o desenvolvimento do trabalho técnico, trazendo resultados maravilhosos.
Hoje, Luciana ainda é professora da EEDMO, proporcionando para as jovens alunas, a oportunidade e o privilégio de poder frequentar as suas aulas.


Para aquelas jovens bailarinas que desejam um conselho da nossa querida e amada professora:

"O medo é inimigo da dança, a tensão é inimiga do movimento, buscar se comunicar através do corpo, tenham muito amor por aquilo que vocês fazem, dediquem-se, trabalhem com consciência."



Carla de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário