sábado, 16 de maio de 2015

Um encontro de gênios para se entrar na história - Angel Vianna, Millicent Hodson e Kenneth Archer

Um encontro para se entrar na história.
Da esquerda para direita: Proessores Paulo Melgaço e Elizabeth Oliosi, Angel Vianna, Millicent Hodson e Kenneth Archer,
Hélio Bejani e Cristina Cabral ( nossa tradutora da noite)

Imaginem o resultado de um encontro (pouco provável) de duas grandes mentes, numa troca amistosa de experiências e projeções. O resultado além de imprevisivelmente magnífico, poderia ser de um valor riquíssimo para todos aqueles que estivessem a presenciar tal evento.  Assim foi nossa noite do dia 14 de maio, onde, nada menos que, Angel Vianna, nossa grande pesquisadora, educadora e coreógrafa brasileira palestrou ao lado de Millicent Hodson e Kenneth Archer, os pesquisadores e remontadores oficiais da obra de Vaslav Nijinski “A Sagração da Primavera”. Três personalidades visionárias que à frente de seu tempo, desenvolveram trabalhos que iriam durar uma vida inteira e culminariam em, cada vez mais, novos e novos trabalhos e pesquisas. O Tour Em L’Air hoje apresenta exclusivamente o relato histórico desta noite memorável.
Plateia atenta, assistindo aos vídeos da noite

No primeiro momento foram mostrados dois vídeos. O primeiro foi sobre a vida e trajetória de Angel Vianna e narrou o começo de suas pesquisas, que mais tarde serviram para fundar a escola e faculdade de dança que leva seu nome. Angel ressalta, em seu vídeo, a necessidade e a importância de se deixar fluir o sentimento para que se encontre a essência da dança. Neste documentário tão belamente produzido pela São Paulo Cia de Dança, Angel é lembrada como a figura que acredita no potencial de cada um e estimula a todos, ajudando a cada um encontrar em si as ferramentas necessárias para a dança livre e de qualidade. Podemos ver o quão importante foi Angel, para o cenário da dança, sobretudo por introduzir no Brasil, o método de pesquisa do corpo e suas possibilidades.
O segundo vídeo foi exibido logo em seguida,  um trecho do documentário produzido por Millicent e Kenneth sobre o processo de pesquisa e remontagem deste ballet incrível que ficou perdido por muitos anos. No documentário aparece a figura de Marie Rambert, uma das principais fontes de informação usada para a remontagem deste ballet, já que a mesma foi assistente direta de Nijinski nesta coreografia. Um trabalho gigantesco, ao qual levou um bom tempo para ser concretizado. Neste processo foi necessário entrega e devoção de nossos pesquisadores que no processo acabaram por se apaixonar e se casar. O documentário encerra com o inicio do ballet reconstruído e encenando em 1990 pelo Jofrey Ballet.

Os convidados vão ao palco

No segundo momento de nossa noite, nossos ilustres convidados foram ao  palco para uma pequena palestra e para abertura da nossa roda de perguntas. A plateia teve uma oportunidade única de tirar suas dúvidas e curiosidades com essas personalidades da dança.

Angel Vianna com seu espírito de educadora, e completamente cativante, trouxe questões muito significativas para todos, como: a necessidade de se conhecer o corpo e de pesquisar suas possibilidades para que possamos utilizá-lo da melhor maneira possível, além da importância de estimular o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno, sabendo explorar o que cada um tem de melhor.
Angel Vianna com o microfone ao lado de Millicent Hodson e Kenneth Archer


Angel Vianna interage com a plateia ensinando uma coreografia e uma música
de estímulo.





Millicent Hodson e Kenneth Archer com uma espontaneidade singular e capacidade de transmitir paixão em cada palavra nos ensinaram a entender melhor este ballet tão incrível (que já somos fã), além de nos contar vários fatos curiosos sobre o processo de remontagem da obra.


Millicent Hodson fala sobre trabalho de sua vida


Millicent Hodson ensina parte da coreografia de A Sagração da Primavera
ajudando a plateia a entender um pouco melhor das nuances do ballet.



A noite quase que não termina, pois a curiosidade da plateia parece ser insaciada. O tempo apesar de não ser tão curto, passou numa velocidade gigantesca, que só podemos imaginar, graças a magnitude de nossos convidados. Esperamos que essa parceria possa se firmar cada vez mais, e que o Tour Em L’Air continue cumprindo com seu papel de informar e facilitar o acesso ao conhecimento sobre dança.

A turma formanda 2015 (atrás) sobe ao palco para o registro fotográfico com
nossos convidados


Alunos: Luan Limoeiro e Felipe Vianna ao lado de nossos convidados
agradecendo a presença




Obrigado Angel Vianna E ao casal Millicent Hodson e Kenneth Archer


Luan Limoeiro

2 comentários: