BALLET, CORO E ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO MUNICIPAL
Semana de estreia! Dias 28, 29 e 30 de setembro e dias 1º e 2 de outubro. Em apenas um ato, veremos duas obras do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov: A ópera Mozart e Salieri e o ballet Sheherazade.
Novidade da Temporada de 2016, este programa duplo, Ópera + Ballet, reúne integrantes dos três corpos artísticos do Theatro Municipal em um único espetáculo.
A ÓPERA
Mozart e Salieri e uma ópera em um ato e duas cenas musicada por Nikolai Rimsky-Korsakov que tem como libreto o drama em versos de Alexander Pushkin. Escrita em 1897 e estreada no ano seguinte, a ópera apresenta a lenda do envenenado de Wolfgang Amadeus Mozart pelo compositor italiano Antonio Salieri – fato rechaçado por importantes biógrafos e historiadores.
Na trama de Pushkin, Salieri, que possui grande reconhecimento como compositor, nutre em segredo uma forte inveja de Mozart, cuja música o italiano reconhece como sendo de qualidade bem superior à sua própria. Salieri então, encomenda à Mozart uma composição de um Réquiem fúnebre em anônimo e envenena-o, para desde modo tocar o réquiem encomendado no funeral de Mozart e receber os créditos pela composição.
A ópera mais tarde inspiraria o célebre filme de produção estadunidense Amadeus, de Peter Schaffer, levando o enredo e música da ópera aos cinemas.
Cantada em português, a ópera tem tradução de Irineu Franco Perpetuo e adaptação de André Cardoso, Diretor Artístico do TM. Nos papéis centrais estão o tenor Flávio Leite como Mozart e o barítono Inácio De Nonno como Salieri, sob a direção cênica de Daniel Herz.
Mozart e Salieri e uma ópera em um ato e duas cenas musicada por Nikolai Rimsky-Korsakov que tem como libreto o drama em versos de Alexander Pushkin. Escrita em 1897 e estreada no ano seguinte, a ópera apresenta a lenda do envenenado de Wolfgang Amadeus Mozart pelo compositor italiano Antonio Salieri – fato rechaçado por importantes biógrafos e historiadores.
Na trama de Pushkin, Salieri, que possui grande reconhecimento como compositor, nutre em segredo uma forte inveja de Mozart, cuja música o italiano reconhece como sendo de qualidade bem superior à sua própria. Salieri então, encomenda à Mozart uma composição de um Réquiem fúnebre em anônimo e envenena-o, para desde modo tocar o réquiem encomendado no funeral de Mozart e receber os créditos pela composição.
A ópera mais tarde inspiraria o célebre filme de produção estadunidense Amadeus, de Peter Schaffer, levando o enredo e música da ópera aos cinemas.
Cantada em português, a ópera tem tradução de Irineu Franco Perpetuo e adaptação de André Cardoso, Diretor Artístico do TM. Nos papéis centrais estão o tenor Flávio Leite como Mozart e o barítono Inácio De Nonno como Salieri, sob a direção cênica de Daniel Herz.
O BALLET
O ballet Sherazade, ou Scheherazade, é uma suíte sinfônica em quatro partes composta por Korsakov, em 1888. Baseado em Mil e Uma Noites, o ballet une características comuns à música de Korsakov, tendo figurado a história da Rússia Imperial e sendo considerada a obra mais popular do compositor. Escrito para produzir uma sensação de narrativas de fantasia do Oriente, a proposta era que o ouvinte ouvisse o seu trabalho apenas como um oriental-temático música sinfônica que evoca uma sensação de aventura de conto de fadas. Rimsky-Korsakov manteve o nome Scheherazade pois trazia à mente as maravilhas de conto de fadas de Mil e Uma Noitese do Oriente em geral. Em 1910, Michel Fokine, um dos principais coreógrafos russos, coreografou o ballet Sherazade, no qual participaram Vaslav Nijinski, em um dos papéis principais, e Leon Bakst, na preparação do figurino e cenário. Em 1957, Tatiana Leskova foi responsável pela remontagem no Theatro Municipal. Os bailarinos russos István Rabovsky e Nora Kovach interpretavam o casal principal, Zobeide e Escravo Dourado.
Nesta temporada, com remontagem do italiano Toni Candeloro, no papel de Zobeide, teremos as primeiras solistas do BTM Deborah Ribeiro, Priscila Albuquerque e Renata Tubarão e, como Escravo Dourado, os primeiros bailarinos Cícero Gomes, Moacir Emanoel e Filipe Moreira.
O ballet Sherazade, ou Scheherazade, é uma suíte sinfônica em quatro partes composta por Korsakov, em 1888. Baseado em Mil e Uma Noites, o ballet une características comuns à música de Korsakov, tendo figurado a história da Rússia Imperial e sendo considerada a obra mais popular do compositor. Escrito para produzir uma sensação de narrativas de fantasia do Oriente, a proposta era que o ouvinte ouvisse o seu trabalho apenas como um oriental-temático música sinfônica que evoca uma sensação de aventura de conto de fadas. Rimsky-Korsakov manteve o nome Scheherazade pois trazia à mente as maravilhas de conto de fadas de Mil e Uma Noitese do Oriente em geral. Em 1910, Michel Fokine, um dos principais coreógrafos russos, coreografou o ballet Sherazade, no qual participaram Vaslav Nijinski, em um dos papéis principais, e Leon Bakst, na preparação do figurino e cenário. Em 1957, Tatiana Leskova foi responsável pela remontagem no Theatro Municipal. Os bailarinos russos István Rabovsky e Nora Kovach interpretavam o casal principal, Zobeide e Escravo Dourado.
Nesta temporada, com remontagem do italiano Toni Candeloro, no papel de Zobeide, teremos as primeiras solistas do BTM Deborah Ribeiro, Priscila Albuquerque e Renata Tubarão e, como Escravo Dourado, os primeiros bailarinos Cícero Gomes, Moacir Emanoel e Filipe Moreira.
Deborah Ribeiro e Filipe Moreira |
A junção desses três corpos artísticos do TMRJ é sempre primorosa e proveitosa, nessa temporada não será diferente! Nós da EEDMO, já temos nossa presença garantida!
Paula Caldas - 1° Técnico
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