“Foi
Richard Wagner quem identificou na Sétima Sinfonia de Beethoven uma música de
forte apelo coreográfico, a ela se referindo como a ‘Apoteose da Dança’. Aquilo
que Wagner percebeu como qualidade essencial da Sétima Sinfonia encontrou em
Uwe Scholz o seu melhor tradutor. Apresentamos também Age of Innocence, que o
jovem coreógrafo taiwanês Edwaard Liang criou para o Joffrey Ballet de Chicago,
em 2008, e que foi qualificado pelo The Times como ‘uma coreografia de alta
potência’. Queremos ainda exaltar os méritos de nosso Corpo de Baile, agora sob
a liderança segura das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche”, comenta o maestro André
Cardoso, diretor artístico do Theatro Municipal.
Com duas coreografias
de tirar o fôlego, o Ballet do Theatro Municipal apresenta, com maestria, o
espetáculo Apoteose da Dança. O primeiro ato conta com Age of Innocence,
com músicas de Philip Glass e de Thomas Newman, e coreografia de Edwaard Liang,
que a concebeu em 2008 para o Joffrey Ballet (Chicago), inspirado no romance The
Age of Innocence, de Edith Wharton, e por livros de Jane
Austen, que descrevem uma mulher que não tinha voz própria e
mantinha contato muito limitado com outras pessoas, principalmente, com os
homens. É um balé sobre relacionamentos, cuja coreografia traz a expansão
e a respiração de uma obra contemporânea.
O segundo ato nos apresenta Sétima
Sinfonia, com música de Ludwig Van Beethoven e coreografia, cenários e
figurinos de Uwe Scholz. A obra foi
criada por Uwe em 1999 para a companhia alemã Leipzig Ballet, tem 16 casais
vestidos de branco. As entradas e saídas de grupos são frequentes e o
coreógrafo se apropria desta movimentação para criar formas geométricas
variáveis, em formações como triângulos.
Os primeiros bailarinos Cláudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco
Timbó, além dos solistas Déborah
Ribeiro, Karen Mesquita, Priscila Albuquerque, Priscilla Mota, Renata Tubarão, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe
Moreira, Moacir Emanoel e
Rodrigo Negri irão se revezam
nas duas coreografias ao longo das quatro récitas nos dias 8, 9, 11 e 12 de
outubro.
Com regência de Tobias Volkmann e
nuances de tirar o fôlego, o espetáculo segue nos surpreendendo a cada momento
com movimentos de difícil execução técnica que deixam o público ansioso a
espera do movimento seguinte e assim por diante. Há uma grande sintonia entre
plateia e elenco, ambos se entregando de corpo e alma às músicas de Beethoven,
Philip Glass e Thomas Newman que nos fazem embarcar cada vez mais afundo no
espetáculo. A perfeição técnica não esconde a emoção passada por cada bailarino
que, além disso, apresenta-se em harmonia com os outros. O Corpo de Baile
mostra-se integrado e coeso, e o que se vê no palco é um grande corpo dançante
que arranca sorrisos e aplausos entusiasmados do público. Esse mostrou-se encantado e feliz de poder assistir o ballet do theatro
municipal em sua melhor forma. Merece
aplausos de pé.
O espetáculo “Apoteose da dança”
marca a estreia de Ana Botafogo e Cecília Kerche como as novas diretoras do
corpo de baile do Theatro Municipal. Dois grandes nomes
que hoje são responsáveis por dirigir a companhia de ballet clássico da qual
foram e serão nossas eternas primeiras bailarinas.
“Nos últimos dois meses, descobri
que dirigir verdadeiros artistas de corpo e alma é também uma arte. Sinto-me
uma aprendiz, mas com uma bagagem de veterana! Sinto-me desafiada, energizada,
mas confiante que com serenidade e muito trabalho conseguiremos, juntos, um resultado
cada vez melhor” Ana Botafogo
“Nesta nova etapa, não tenho um
caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar, que proponho aos
bailarinos que queiram sonhar coisas impossíveis e seguir livremente na direção
de seus sonhos.” Cecília Kerche
Giulia Rossi e Jessica Ramos
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