domingo, 22 de novembro de 2015

O dia da Formatura: A eterna emoção de La Barre

O dia da Formatura: A eterna emoção de La Barre


Dançar La Barre, é sempre uma expectativa para todas as alunas da EEDMO, tornou-se um marco da formatura. Durante os nove anos de escola, todas as alunas esperam o dia de dançar a tão esperada e simbólica coreografia, tornando-se um marco na vida de todas as alunas.

Vassili (Coreógrafo), Amanda Peçanha (ensaiadora) e Formandas 2015.


Vassili Sulich coreógrafo de La Barre, nasceu em 29 de dezembro de 1929, em Ilha de Brac, a Yugoslávia. Foi para os Estados Unidos de 1964. Bailarino principal na produção da Broadway Follies Bergere, New York City, 1964, mestre de balé na produção em Las Vegas, 1964-1972. Coreógrafo independente na Europa e Estados Unidos, desde 1964. Fundador, diretor artístico Nevada Dance Theatre, Las Vegas, 1972-1997, consultor, assessor, 1997-1998. Recebeu o Distinguished Nevadan Prêmio do Conselho de Regentes da Universidade de Nevada, Las Vegas, e Prêmio Artes do Governador como individual proeminente artista por suas contribuições para a comunidade de Las Vegas. Ele foi homenageado pela Câmara de Comércio para o Sucesso na Arte e entretenimento. Em 1992, o senador Harry Reid apresentou Vassili com um Achievement Award em reconhecimento por sua excelente direção artística de Nevada Dance Theatre. Em 1999 Vassili foi introduzido no Hall of Fame Legends Casino em reconhecimento dos seus anos de dança na Strip, na famosa Folies Bergere no Tropicana Hotel.

Ensaio de La Barre.


Uma das grandes criações de Vassili é a coreografia La Barre. Criada a 43 anos atrás, a inspiração dele surgiu devido a Música Adagio for Strings de Bach.


Coreógrafo e Remontadora, Vassili e Amanda Peçanha.

“Minha preocupação como bailarino e depois como coreógrafo era sempre em fazer coisa linda. “

“Minha maior preocupação era criar ballets com histórias, em que o bailarino possa interpretar personagens diferentes cada qual com as suas características.”

Vassili e nossa aluna Carla de Paula 2º Técnico - Futura formanda 2016.


La Barre é um símbolo, em que todos os bailarinos iniciam e terminam as suas vidas profissionais com a barra, o objetivo é mostrar que o cotidiano do ballet embora repetitivo, pode não ser chato com plié, battement, fondue. A frustração e a alegria desta profissão.

Vassili dançou, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1957, vindo em uma tourné com a Companhia de Ballet de Paris. Através de um amigo, foi convidado para um jantar no qual conheceu Maria Luiza Noronha diretora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, esta sugeriu que La Barre seria a coreografia perfeita para a formatura da escola. Foi a partir desse momento que começou a sua relação com a EEDMO

.
Caroline Gil, Ana Carolina Castro, Shantala Cavalcanti e Manuela Medeiros, Ensaiando La Barre.

“Sinto - me muito feliz ao ver a minha coreografia como um marco para as formandas da escola.”

“Todos os anos ao ver bailarinas formandas dançando La barre me emociona, até mesmo porque o sucesso de um ballet está na música, sendo Adagio for Strings de Bach magnífica e fascinante.”

“Tudo que existe no ballet que possua emoção, nunca sairá de moda.”


Formandas 2015.
“É muito gratificante ser ensaiadora do ballet, fui formanda em 2004 e dancei La Barre na sua quarta edição no mesmo ano, comecei a ensaiá-lo em 2008. La barre já está no meu corpo.” - Amanda Peçanha.

La Barre - Coreografia Vassili e Remontagem Amanda Peçanha.

Carla de Paula- 2º Técnico

2 comentários:

  1. Olá, o compositor de adagio for strings é Samuel Barber. Beijo Natacha.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, ainda não está corrigido. O Barber compôs o Adagio em 1936. Bach já tinha morrido há muuuuuuito tempo, em 1750.

    ResponderExcluir