O Lago dos Cisnes |
Voltemos ao ano de 1877, a data de estreia da primeira versão criada por Julius Reisinger. Foi um fracasso com críticas negativas de todos os lados, uma coreografia considerada medíocre. Passados 16 anos, em 1893, a direção dos Teatros Imperiais confiaria a Marius Petipa (coreógrafo de A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes que foram grande sucessos) uma nova tentativa de coreografia que merecesse a música de Tchaikovsky e seria uma montagem para homenagem postuma a este grande compositor. Petipa relutou para não ter que fazer essa segunda tentativa porém após um tempo aceitou coreografar com a condição de poder fazer mudanças na sequência que Reisinger fez. Com uma coreografia toda renovada, e com o sucesso absoluto na Russia, a França aplaude de pé Pavel Gerdt no pa pel do Príncipe Siegfried e Pierina Legnani como Odette/Odile. A trilogia Petipa Tchaikovsky foi finalmente consolidada.
Pierina Legnani como Odette |
O que poucos sabem é que a coreografia foi dividida entre Marius Petipa e Lev Ivanov. O 1º e 3º ato foram criados por Petipa, dando vida à famosa Odile, o cisne negro, que seria poderosa e sua técnica sempre favorecida. Legnani foi a primeira bailarina a executar os 32 fouettes, primeiramente em Cinderella e depois em Lago, que representavam o momento decisivo em que o Príncipe Siegfried se encantaria por Odile e quebraria terrivelmente a jura de amor que havia feito por Odette. Já Ivanov, coreógrafo do 2º e 4º ato, russificou Odette, a rainha dos cisnes. Ele foi responsável pelo brilho romântico e esplendor poético desses dois atos.
Claudia Mota no papel de Odette |
Atualmente, “O Lago dos Cisnes” é um dos ballets de repertório mais remontado pelas companhias sempre com muito sucesso de público. Além de ter diversas versões ao redor do mundo de vários coreógrafos renomados como Nathalia Makarova, Rudolf Nureiev, Eugenia Feodorova, sendo que Eugenia criou a sua versão para o nosso corpo de baile.
Os pequenos cisnes |
Não temos como dizer que o ballet estaria tão evoluído HOJE se "O Lago dos Cisnes" não existisse. Foi e ainda é um dos maiores repertórios existente. Que orgulho nós temos de poder assistir e prestigiar todos os artistas do Theatro Municipal dançando esse clássico! Com imenso orgulho e prazer podemos dizer que teremos alunas da EEDMO participando desta montagem. É difícil explicar o quão importante isto é.para um começo de carreira dentro da própria casa para todos. Uma das melhores chances que qualquer um poderia pedir é essa, crescer e aprender cada vez mais nos ensaios, trabalhando ao lado de grandes bailarinas e entendendo a rotina que muitos alunos, após se formarem na nossa escola, poderão ter dentro do TMRJ.
No próximo texto, contaremos um pouco sobre a primeira montagem completa deste ballet nas Américas que foi no Brasil!
Tabata Salles – 1° técnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário