Claudia Mota: Primeira Bailarina
do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
“Minha
prioridade como Primeira Bailarina é deixar um legado do que mais aprecio a
arte de ser... não de estar... foi isso que aprendi, é disso que me alimento e
é assim que me realizo.”
Com sua arte e graciosidade, Claudia Mota foi muito
elogiada pelos críticos e público em geral pela maneira como dançou Raymonda na
recente temporada do Theatro Municipal. Ela estava de volta aos nossos
palcos depois de atender um, bem sucedido, convite de Julio Boca para dançar
com a cia do Uruguai, interpretando Ganzatti no Ballet de repertório La
Bayadere, com versão de Natália Makarova.
Claudia Mota e Julio Boca
A
bailarina iniciou seus estudos de Ballet aos quatro anos na academia Valéria
Moreira. Aos oitos anos de idade, participou da audição para ingressar
a Escola de Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) sendo a única aprovada
dentre 100 meninas. Em sua época de escola dança, participou de diversos
festivais, ganhando várias premiações, formou-se em 1990.
Frequentou aulas e participou de intercâmbio no Le Jeune Ballet de France, Ópera de Zurique,
Bèjar Ballet Lausanne, San Francisco Ballet e American Ballet
Theater. Aos dezoito anos, após fazer um curso de método
cubano no Rio de Janeiro, foi contratada por Fernando Alonso para trabalhar no
Ballet de Camagüey em Cuba. De volta ao Brasil, aperfeiçoou-se no Ballet
Dalal Achcar com Miriam Guimarães, Maria Luisa Noronha e Sérgio Lobato.
Claudia Mota e Rodrigo Negri
Em
2002, foi aprovada no concurso público para ingressar no Corpo de baile do
Theatro Municipal, aonde teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes
da dança como: Jean-Yves Lormeau, Elizabeth Platel,
Gustavo Mollajoli, Boris Storojkov, Slawa Muchamedov,
Dennis Gray, Richard Cragun, César Lima, Marcia Haydée,
Tatiana Leskova, Dalal Achcar, Eugenia Feodorova e
Nathalia Makarova.
Ballet Esmeralda
No Theatro
Municipal viveu sua primeira protagonista no ballet "Les Presàge", o
Pas Deux "Paixão" com Franscico Timbó,de Leonide Massine com
remontagem de Tatiana Leskova, em 1998 como contratada, sob direção de Jean
Yves Lormeau. Desde então tem nos brindado com grandes interpretações
como: O Lago dos Cisne, La Bayadere de Makarova, Carmen de Roland Petit,
Giselle, Serenede de Balanchine, Onegin.
Ballet Raymonda
Recebeu o
título de Gaynor Minden Artist. Participou do vídeo institucional das
patrocinadas pela sapatilha Gaynor Miden, além de uma noite de
autógrafos em Nova York. Possui a 10 anos sua marca de
artigos para dança, BALLARE BY CLAUDIA MOTA.
Apontada
como um dos maiores talentos do Theatro Municipal e do país, recebeu
o Diploma de Melhores de 2005, na categoria Artes Cênicas (ballet), pela
Sociedade Cultural Latino Americana, por sua versatilidade, potencial técnico e
artístico. Foi agraciada com título de Embaixatriz da Dança no Brasil pela UNESCO, Membro do Conselho Internacional da Dança. Participou de diversas Galas Internacionais, nos EUA, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Canadá e Cuba sendo sempre muito elogiada pela crítica.
Ballet Giselle
Qual a sua
expectativa em relação a nova fase da cia do TMRJ, com as novas diretoras Ana
Botafogo e Cecília Kerche?
As melhores
expectativas possíveis, o processo delas e o nosso em resposta será mais rápido
e produtivo por elas conhecerem cada bailarino do teatro, acredito que o método
de trabalho vá ser mais natural, além de ambas buscarem para a companhia mais
oportunidades de espetáculos.
Qual seria o
seu conselho para os jovens bailarinos que almejam uma carreira de sucesso como
a sua?
Tenham
paciência e determinação, bailarino não vive sem aula, deve ser feita
diariamente. Ter persistência, pois sempre tem algo novo para ser
aprendido ou aperfeiçoado.
Ballet Diana e Acteon
No
dia 24 de setembro, às 18h haverá no prédio anexo ao Theatro
Municipal uma conversa com a nossa encantadora primeira bailarina.
Venha prestigiar essa oportunidade.
Av.
Almirante Barroso, 14.
Carla de Paula e Felipe Viana
bonita materia Claudia,parabéns,bjo
ResponderExcluirLinda bailarina... uma inspiração em cena
ResponderExcluir