segunda-feira, 6 de maio de 2013

EEDMO no YAGP

A EEDMO foi muito bem representada no YAGP em nova York por sua aluna talentosa e dedicada ao que se propõe: Marina Duarte. Merecedora, recebeu 3 bolsas no exterior e nos conta sobre sua experiência no festival.

Sobre o YAGP...

YAGP (Youth America Grand Prix) foi fundada em 1999 por dois ex-bailarinos do Ballet Bolshoi, Larissa e Gennadi Saveliev. A competição tornou-se rapidamente a maior nos Estados Unidos, e é reconhecida internacionalmente. É a maior e uma das mais prestigiadas competições internacionais de ballet. A missão do mesmo. YAGP, é oferecer oportunidades educacionais de dança para os jovens bailarinos com idade entre 8 e 19 anos, agindo como um trampolim para uma carreira profissional, oferecendo bolsas de estudos. As bolsas incluem: The Royal Ballet School (Reino Unido), Hamburg Ballet School (Alemanha), The John Cranko School of Stuttgart Ballet (Alemanha), Zurich Dance Academy (Suíça), The Ailey School(USA), American Ballet Theater (USA), Bolshoi Ballet Academy (USA), Joffrey Ballet's Academy of Dance (USA), entre muitas outras.
Para ser selecionado para as competições finais em New York, os participantes devem receber uma pontuação total de 95 ou superior em sua variação de Ballet Clássico durante as competições regionais ou através da apresentação de vídeo.
A Gala anual, "Stars of Today Meet the Star of Tomorrow" (Estrelas de hoje conhece as estrelas de amanhã), é o ponto alto da temporada. É um evento apresentado bailarinos atuais, um dos nomes que já se apresentaram na gala foi: Cecília Kerche (Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Yevgenia Obraztsova (Mariinsky Ballet), Roberto Bolle (La Scala Ballet), Aurelie Dupont (Ópera de Paris), Aline Cojocaru, Marianela Nunez e Tamara Rojo (The Royal ballet)

Bem representados por Marina!

Em abril de 2013 fomos representados pela brasileira, aluna da EEDMO, Marina Fernandes Duarte, ela dançara Talismã e Garota de Ipanema. Com apenas 3 anos de idade percebeu o quanto gostava de dança. Merecedora de 3(três) bolsas integrais, Australian Ballet School (Austrália), John Cranko Ballet School (Sttutgart), Académie Princesse Grace (Monaco), ela nos conta sobre sua participação no YAGP.

Marina Duarte dançando Talismã
"Foi uma honra participar do YAGP, fiquei muito feliz por representar a minha escola de dança e o Brasil. Foi uma experiencia única, porque o YAGP é um dos maiores concursos de dança no mundo, e além dos ótimos professores, bailarinos e sua organização que é incrível. Ganhei uma chance de estudar fora do Brasil. Tenho que dizer que não foi fácil, cada dia de ensaio foi um aprendizado para mim, não só no ballet mas na vida também. Tenho muito a agradecer aos meus ensaiadores Victor Ciattei e Éric Frédéric e a minha diretora Maria Luisa Noronha. A EEDMO faz parte da minha vida, pois tudo que aprendi sobre o ballet veio dali. Tenho um imenso carinho por cada um dos professores que me ensinaram tudo o que sei hoje. Bom, em setembro irei para Monaco, pretendo me esforçar bastante e dar tudo de mim lá. Quero fazer parte de uma grande companhia de ballet."



Matéria: Éric César

Nenhum comentário:

Postar um comentário