sexta-feira, 15 de julho de 2016

Arrumando a festa...

Ontem, dia 14, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro completou 107 anos encantando plateias e proporcionando cultura ao povo carioca. Em função da data, esse domingo será de comemoração: todos os corpos artísticos e a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa irão se apresentar nesse lindo palco com entrada franca.

Programação do aniversário de 107 anos do Theatro Municipal.

Participar da festa ao lado do Coro, da Orquestra e do Ballet do Theatro Municipal nos enche de orgulho, pois é uma forma de reconhecimento da trajetória da Escola, desde Maria Olenewa, e de sua relevância na história do Theatro e do próprio corpo de baile.
Como não poderia ser diferente, toda a Escola está empenhada em fazer o seu melhor em cena e para isso, o trabalho não é pouco. Após um pouco mais de uma semana de paralisação, os ensaios e aulas voltaram a mil por hora e o clima de ansiedade já está nos corredores.As coreografias que serão vistas esse domingo foram dançadas recentemente no espetáculo da Amadança, porém com algumas modificações de elenco: outros alunos terão a oportunidade de se apresentar.
No decorrer dessa semana, todo dia é dia de ensaio: alunos chegando mais cedo e saindo mais tarde, tem sido a realidade da Escola nesse momento. A cada dia que passa a responsabilidade só aumenta: é preciso se superar ainda mais, afinal, a plateia merece e espera por isso.

Na foto, ensaio de "Fantasia Brasileira" de Éric Frédéric, e ensaiadora Paula Albuquerque.

Para mostrar como anda o clima da Escola e a preparação de nossos bailarinos o Tour traz alguns depoimentos:
“Esse ano está sendo muito importante para mim, pois além de ser o ano da minha formatura, estou tendo a oportunidade de dançar mais vezes no palco do TMRJ, um dos lugares mais lindos que já vi na minha vida. Então, poder dançar nesse palco mais uma vez, no dia 17, junto com toda a EEDMO, será muito gratificante. Estou me preparando arduamente para esse espetáculo, junto com meu amigo Luan, que também irá se formar esse ano. Ensaiar um pas de deux húngaro tem sido uma experiência incrível de muito aprendizado, pois além da técnica de ballet clássico, é uma coreografia que envolve o estilo de dança caráter; então, para conseguir interpretá-la, tive que interiorizar esse estilo, o que foi um grande desafio. Enfim, só tenho a agradecer pela chance de dançar na comemoração do TMRJ, que faz mais um ano de existência. Parabéns para essa instituição que valoriza a arte no nosso país! Estou muito animada e positiva para domingo e espero que seja um ótimo espetáculo!
Formanda Amanda Marinho (dançará o Pas de Deux Húngaro com o também formando Luan Limoeiro)


“É incrível pensar que a Escola tem a chance de dançar na comemoração dessa data tão importante. Depois de muitos ensaios, estou ansiosa para a apresentação domingo!”
Tabata Sales, 1° técnico (dançará “Hino” e “Composição”)

Ensaio dos pax de deux da coreografia "Fantasia Brasileira" de Éric Frédéric.

“Tradição é uma das palavras chaves da nossa escola de dança. E, se tratando dela, todos os anos nós, alunos, temos a oportunidade de mostrar um pouco mais do nosso trabalho na tradicional comemoração do aniversário do TMRJ. Das oportunidades que nós temos de estar em cena no palco do tão amado Theatro Municipal, onde grandes nomes e estrelas da arte estiveram, é uma emoção única. Por isso, aproveitamos esse momento para nos dedicar durante os ensaios e levar ao público o melhor da nossa Escola de Dança. Estamos na semana do espetáculo, e, sabendo disso, tento eliminar a ansiedade e o nervosismo, buscar cada dia mais concentração e descansar o corpo e a mente, pois só assim será possível me entregar a dança com a expectativa de agradar ao público! Convido à todos para conferir a imperdível programação do aniversário do Theatro Municipal do Rio De Janeiro. Não percam!”
Anna Beatriz Marques, 2º técnico (solista em “Composição”)


“O Theatro Municipal irá comemorar os seus 107 anos e eu só posso esperar o melhor pelo o esforço de todo grupo, os convidados aplaudindo em reconhecimento ao nosso trabalho, o valor de nossos professores, a vocação transformada em movimento de cada um de nós, o empenho da direção da escola e a colaboração e entusiasmo de quem elabora e participa de qualquer forma para o brilhantismo do espetáculo. Tenho também, a expectativa de que o teatro lote, que as pessoas valorizem a Cultura do ballet e isso resulte numa maior frequência de abertura das portas do Teatro Municipal para que nós, alunos da Escola Estadual De Dança Maria Olenewa, tenhamos mais oportunidades de se apresentar nesse maravilhoso palco.Tivemos algumas dificuldades em relação ao tempo de ensaios devido a complicações e paralisações por causa do atual momento em que o Brasil se encontra, mas o Theatro Municipal junto com a Escola Estadual De Dança Maria Olenewa, calcados na nossa nossa vocação e na dos nossos mestres, é muito maior do que qualquer crise. ”Luana Letícia Magalhães Macedo, 3° médio (dançará “Mazurka”)


Na foto, ensaio do ballet "Mozart" de Dalal Achcar, e ensaiadora Paula Albuquerque.

Programação: Hino (ensaiadora: Paula Albuquerque), Pas de Deux Húngaro (ensaiadores: Amanda Peçanha e Victor Ciattei), Mozart, (ensaiadora: Paula Albuquerque) Mazurca, (ensaiadora: Silvana Andrade) e Composição (ensaiadora: Amanda Peçanha)

Na foto, os bailarinos Renner Moraes e Thatyanna Oliveira (ambos 3° Técnico) no ensaio do 2° movimento do ballet "Composição" de Consuelo Rios, e ensaiadora Amanda Peçanha.

O Tour deseja a todos um maravilhoso espetáculo! Que todos aproveitem da melhor forma o prazer que é contribuir na história de casa tão importante para a dança no país.

Maria Luisa Patury - 1° Técnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário