quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Grupo Corpo no Rio de Janeiro

O Grupo Corpo estará de volta ao Rio de Janeiro nesta semana (15, 16, 17, 18 e 19). Desta vez trarão duas de suas mais famosas coreografias: Dança Sinfônica e Lecuona. Ambas de Rodrigo Pederneiras, o atual diretor artístico da companhia, foram criadas em momentos diferentes e para ocasiões distintas. Cada qual com sua história particular, todas as duas são sucesso garantido para o público que chega ao Theatro Municipal com bilheteria praticamente esgotada.

Grupo Corpo coreografia "Dança Sinfônica" de Rodrigo Pederneiras. 
Dança Sinfônica foi criada exclusivamente para a comemoração de 40 anos de atividades do Grupo Corpo, com seus figurinos e cenários completamente revestidos com veludo vermelho que deixam a coreografia com um ar discreto de solenidade, confortando o público enquanto assisti ao espetáculo. 
Lecuona
Lecuona, que recebe o nome do compositor de sua música, foi criada em 2004. A primeira vez que o Grupo Corpo dançou uma coreografia que não tinha música feita exclusivamente para eles. Com duração de quase 40 minutos é composto por diversos pas de deux, apenas uma parte em grupo 
e no final uma grande valsa que tem a linda surpresa de um espelho no palco que multiplica as seis bailarinas presentes. A cada casal que dança o cenário vai mudando de tom e ganha sua própria cor.


Um dos pas de deux de Lecuona 
Retomaremos ao texto que traz uma entrevista com ex-alunos da EEDMO que participaram da temporada 2015 do Grupo Corpo.


                                                                                                                                                                                                               

 Ao celebrar 40 anos, o Grupo Corpo decidiu visitar o passado e mirar no futuro. O presente, portanto, é uma obra inspirada das lembranças do coreógrafo e cofundador Rodrigo Pederneiras “Dança Sinfônica” e outra que aponta novos rumos para a companhia, “Suíte Branca” que marca a estreia de Cássia Abranches como coreógrafa.

    Integrando a companhia temos bailarinos formados pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), Bianca Victal formada em 2012 e integrante do Corpo há dois anos, Grey Araújo formado em 2007, integrante do Corpo há oito anos e Mariana do Rosário que frequentou a EEDMO até o segundo ano Técnico, e faz parte da companhia há dez anos. Estes que inspiram os alunos da escola mostrando-nos as várias possibilidades dentro da nossa carreira, além de nos mostrar o amor que transmitem com a sua arte.

Grey Araújo, Bianca Victal e Mariana do Rosário.

Segue a Entrevista: 

Como a EEDMO influenciou as suas carreiras como bailarinos? 
A escola foi fundamental com relação à disciplina, horários para a vida não apenas profissional, é a construção do indivíduo que favorece. “Acredito ser a melhor escola do Brasil, pois forma bailarinos qualificados.” (Mariana do Rosário) 



Como foi a passagem do clássico para o contemporâneo? 
(Mariana) Foi transferida para a escola do Guaíra, e após um tempo fez audição para a companhia. Foi difícil aprender a lidar uma nova maneira que seria o contemporâneo, mas após um tempo aprende-se. 

(Bianca) Após formar-se na escola buscava estar em uma companhia clássica, mudou-se para Belo Horizonte, em que o ambiente é mais contemporâneo, e foi aprendendo a gostar deste novo modo de dançar que não era seu habitual. Fez audição para o Corpo. 

(Grey) Assistiu o Grupo corpo no Theatro Municipal, e encantou-se com o trabalho desejando ser este o seu futuro. Através de um amigo conseguiu fazer audição para a companhia e estabelecer-se. “Estar em uma companhia contemporânea era algo novo para mim, em que eu buscava aprender.“



Como ocorre o cotidiano dentro da companhia? 
(Mariana) O Grupo Corpo, apesar de ser uma companhia contemporânea é necessário ter uma base clássica. 
(Grey) A movimentação do Rodrigo Pederneiras é própria, em que se aprende trabalhando com ele dentro do cotidiano do Grupo Corpo.

 “A forma de contar a música, acrescentando vários contratempos dentro de um oitavo, sendo algo diferente e prazeroso de aprender e trabalhar. Nossa carga horária é de seis horas por dia, com aulas de ballet clássico e ensaios da coreografia." (Bianca)


Como ocorre a criação dos ballets dentro do Grupo Corpo? 
(Mariana) De dois em dois anos há uma criação, mas este ano, temos duas devido aos 40 anos do Grupo Corpo.


Quais seriam as maiores dificuldades e o aprendizado de vocês sendo bailarinos do Grupo Corpo? 
"Possui uma infraestrutura maravilhosa, além de serem respeitados como bailarinos e como seres humanos. Dentro da companhia você não é apenas mais um, há um enorme respeito entre direção e bailarinos.” (Grey) 
“Estar sempre em cena, nos traz uma segurança.” (Mariana)

Como foram as dificuldades, por estar em uma nova cidade com propostas de trabalhos diferentes ao habitual da escola de dança? 
(Bianca) É um processo de adaptação longo e difícil, sair do Rio de Janeiro tão nova com 18 anos, e morar sozinha em uma outra cidade me proporcionou maturidade. Eu tive o meu tempo para adaptação ao contemporâneo, pois inicialmente eu fui para uma companhia que trabalhava com o clássico e o contemporâneo, então fui me adequando.

Qual seria a mensagem que vocês dariam para os alunos da EEDMO? 
“Trabalhem muito, pois é assim que vocês conquistarão os seus objetivos.” (Mariana) 
“Não é impossível viver de um sonho, basta buscar os seus objetivos.” (Grey)

Grupo Corpo coreografia "Suite Branca" de Cássia Abranches
Tabata Salles - 1° técnico

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