domingo, 29 de abril de 2018

A Arte que nos movimenta





A dança é a forma de enxergar o corpo como uma ferramenta criativa, é a arte que transforma o sentimento em movimento. Devido a sua condição inerente à natureza humana sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais antigas até as atuais. Inicialmente era muito ligada aos rituais religiosos, em especial os de fertilidade, o que expressa à busca pela harmonia entre corpo e natureza. Ao longo da história passou por aprimoramentos, codificações e mudanças, se dividindo em diversas linhas de interpretação. No dia 29 de abril é comemorado o Dia Mundial da Dança, data que desde 1982 enaltece todas as formas artísticas que se manifestam através do movimento. 

   As danças têm origem popular, com dinâmicas improvisadas e livres, que ao longo da história foram adaptadas pelas classes dominantes. Graças aos triunfos, grandes festas protagonizadas pelos nobres que emergiram na Itália com Lourenço de Médicis, que surgem nas cortes figuras fundamentais para o desenvolvimento dessa arte: os mestres de dança. Cria-se assim, o embrião da dança como espetáculo.  A partir daí se observa um processo de codificação dos movimentos, cujo marco é o tratado feito por Domênico de Piacenza no século XV, “Sobre a Arte de Dançar e Dirigir Coros”. 

   Com o Ballet Comique de la Reine, encomendado por Catarina de Médicis para corte gálica, consolida-se a dança como forma de espetáculo. Essa visão atinge seu apogeu na França do século XVII com Luís XIV. O Rei Sol, como era chamado o monarca símbolo do absolutismo francês, foi o principal responsável pelo desenvolvimento das artes e da cultura no reino. Uma de suas contribuições mais significativas foi a criação da companhia de ballet da Ópera de Paris. É nessa conjuntura que o aluno Jean Georges Noverre desenvolve suas ideias que para sempre revolucionariam o mundo da dança. 

   Em 1760, com a publicação de seu livro “Cartas sobre a Dança”, Noverre apresenta reflexões acerca da natureza e a liberdade dentro das artes no decorrer de 15 cartas. Nelas, defende o ballet de ação, uma obra que dependia do desenvolvimento dramático, ou seja, da coerência entre enredo e personagens. Além disso, faz diversas críticas à forma como o espetáculo era montado na Ópera de Paris, que se apoiava fundamentalmente no virtuosismo de seus bailarinos e se desvinculava dos temas propostos. Essa obra revela aspectos da dança que até hoje são muito importantes para o mundo artístico por colocar questões como a ligação entre arte e vida, o balanceamento entre técnica e expressividade e a relação entre racionalidade e emoção.  

   Desde a primeira carta Noverre defende a dança como imitação da natureza, sendo ela a responsável pela vida humana. Imitação essa não no sentido literal da palavra, mas sim no âmbito de respeito as singularidades dos indivíduos. A dança deveria valorizar as diferenças dos intérpretes e não buscar pela padronização deles, o que entra em combate direto com o formalismo e a rigidez no ballet do século XVIII. Dessa forma, ressaltava a importância da liberdade no processo criativo e criticava quaisquer recursos limitadores como máscaras, perucas, roupas muito pesadas e qualquer material que pudesse dificultar a interpretação. 

   Com pesada influência do pensamento Iluminista, Noverre defendia a harmonia entre as artes que compunham o espetáculo (cenário, música e dança) e acreditava na necessidade de racionalidade, ou seja, o ballet precisava de um “fio-condutor”, um início, meio e fim. Mesmo assim, ainda defendia a atuação conjunta da emoção (interpretação) e da razão (técnica). 
   Essas ideais escritas no século XVIII serviram de base para revoluções no meio artístico em todos os períodos que se seguiram, o que deixa claro a contemporaneidade avançada de Noverre, muitas vezes referido como “um homem à frente de seu tempo”. Por causa de seu papel influenciador na história da arte e principalmente da dança, foi acordado que o Dia Mundial da Dança seria comemorado na data de seu nascimento, dia 29 de abril.

Juliana Kreitlon Pereira - 2° Tecnico

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