quarta-feira, 17 de junho de 2015

Aos Professores com Carinho...

Aos Professores com Carinho...



"Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado."



        É com essa citação de Rubem Alves, professor e brilhante entendedor da arte de ensinar, que o Tour em L´air abre um novo bloco de matérias. Apresentaremos, a partir de desse sábado, uma série de homenagens a nossos queridos professores. Dedicar-nos-emos, portanto, aqueles que tanto se dedicam por nós!

Certamente, não existe ofício mais generoso que o escolhido por aqueles que estão sempre nos alertando: “en dehors!”, “postura!”, “estica o pé!”. O que seria de nós sem as correções diárias... É para frisar a importância desse profissional que é, por princípio, imortal, pois permanece de alguma forma em todos os que já passaram por suas mãos, que a equipe do Tour em L´air acredita na relevância dessas matérias.

Pode-se evidenciar que a história da nossa Escola está repleta de grandes mestres que moldaram uma tradição da qual é levada adiante por nosso quadro docente atual. Mas a excelência não exige apenas a manutenção dessa brilhante tradição, como também uma constante reciclagem. Há uma preocupação latente por parte da direção em oferecer profissionais que frequentemente “tornam-se alunos”, atualizando seus conhecimentos para melhor nos orientar.

Parece que a fórmula que combina a preservação de certa essência e a eterna reconstrução, vem dando certo: além de bailarinos excelentes a Escola tem se destacado em formar grandes professores, alguns que, inclusive, “retornaram a casa” e hoje fazem parte desse quadro docente tão prestigiado. E esse resultado é fruto, não só do reconhecimento e inspiração gerados pelos professores da Escola, mas soma-se a própria formação oferecida aos alunos, que inclui aulas de terminologia, história da dança, concepção coreográfica, ou seja, uma formação sem lacunas, que possibilita nossa versatilidade.

Para finalizar, gostaria de agradecer aos professores, em nome da equipe do Tour em L´air e dos alunos em geral, por tamanha entrega e pela generosidade de se doarem e prol do nosso crescimento. É um prazer tê-los para nos lembrar de que quem não procura a perfeição nunca chega a excelência e que esta deve ser um hábito, não um acontecimento.



Enfim, gratidão é a palavra chave e, como diria Rubem Alves, nossa “fome” só aumenta.

Malu Patury

Nenhum comentário:

Postar um comentário