quarta-feira, 29 de julho de 2015

Maria Luísa Noronha: Uma grande diretora e amante da dança.

Maria Luísa Noronha: Uma grande diretora e amante da dança.


Maria Luísa Noronha


Maria Luísa Noronha iniciou seus estudos de ballet com Tamara Capeller e deu continuidade a eles na escola de ballet de Pierre Klimoff, onde começou uma grande amizade e parceria profissional com Dalal Achcar. Ela foi integrante da Associação de ballet do Rio de Janeiro e trabalhou no Ballet do Rio de Janeiro como bailarina e secretária executiva.


Maria Luísa e Dalal Achcar


Quando o assunto é sobre o Royal só podemos destacar pontos positivos. Maria Luísa recebeu, por indicação de Margot Fonteyn, uma bolsa para estudar no Royal Ballet School de Londres, onde passou um ano e meio aprimorando sua técnica e teve a oportunidade de fazer aula com Stanislas Idzi-kowski, Clio Nordi, Harold Turner, Pamela May e Maria Fay. Tornou-se especialista no método RAD, possuindo três diplomas dessa Academia em nível universitário. Até a década de1970 ela era a única profissional brasileira capacitada para trabalhar com este método, então começou a ministrar diversos cursos para professores para que ficassem aptos também a trabalhar com o método do Royal Ballet Academy of Dance.



Maria Luísa e Margot Fonteyn


A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi dirigida por Maria Luísa entre 1983 e 1987 e de 1991 até os dias atuais. A EEDMO tem um papel fundamental na história da dança brasileira, fundada em 1927, se tornou a primeira escola profissionalizante do país. Uma escola com tamanha tradição merece ser dirigida por uma profissional como Maria Luísa Noronha, que é uma peça fundamental para que nossa escola não pare e continue se tornando cada vez mais influente.


Maria Luísa nos palcos



Os alunos da Escola de Dança tem grande orgulho em ter uma pessoa tão importante à frente da instituição, ajudando, apoiando e fazendo o seu melhor para que estes consigam alcançar o sonho de se tornarem bailarinos e fazerem a diferença no mundo da dança. Muitos nomes já passaram pela Escola sob a direção de Maria Luísa e são muito gratos a ela, pois a EEDMO tem grande importância na vida de diversas pessoas. Muitos alunos que já passaram ou chegaram a se formar lá ganharam grande espaço nacional e internacional na dança. Querida por muitos, Maria Luísa recebe sempre o carinho de todos.
“Maria Luísa Noronha, meu amor muito grande por você, minha admiração, meu respeito pela sua integridade, pela sua honestidade, pela sua competência técnica e principalmente por ser capaz de ser amiga do jeito que você é... da sua amiga Dalal”.(Dalal Achacar) 

“Hoje sou bailarina profissional, faço primeiros papéis, atuo como primeira bailarina... sou muito grata à Lulu por que ela fez um papel enorme nessa trajetória que eu tive da Escola até o Theatro Municipal...”. (Marcia Jaqueline).

Marcia Jaqueline formada pela EEDMO, atual primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


“Amiga, carinhosa, não faz por essa escola o que realmente não pode, o que não está ao seu alcance...” (Albina Simões).

 ”Um dia cercou-se de mim e pediu aulas de ballet, nesse tempo eu ainda não ensinava, mas o entusiasmo da menina me cativou e assim ela foi minha primeira aluna e eu sua primeira professora. Já tinha a paixão pela direção artística e dom o da liderança. Tinha a intuição do seu verdadeiro caminho no mundo das artes”( Tamara Capeller).


 Maria Luísa ao seu lado esquerdo, Celeste ensaiadora do corpo de baile do TMRJ e alunas da EEDMO, na temporada do Ballet Coppelia remontagem de Dalal Achcar.

Maria Luísa e Amanda Peçanha, com Formandas após consagrada coreografia La Barre. 

Uma mensagem de Maria Luísa Noronha para os alunos da EEDMO:



   “Se está entrando na escola, querendo realizar um sonho ou saindo da escola com um sonho realizado. Continue assim, trabalhando , seguindo uma disciplina. Pois quem gosta sonha, e o sonho só se torna realidade quando se trabalha para isso”.



Jéssica Ramos e Tabata Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário