domingo, 13 de setembro de 2015

Claudia Mota



Claudia Mota: Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro






 “Minha prioridade como Primeira Bailarina é deixar um legado do que mais aprecio a arte de ser... não de estar... foi isso que aprendi, é disso que me alimento e é assim que me realizo.” 



Com sua arte e graciosidade, Claudia Mota foi muito elogiada pelos críticos e público em geral pela maneira como dançou Raymonda na recente temporada do Theatro Municipal.  Ela estava de volta aos nossos palcos depois de atender um, bem sucedido, convite de Julio Boca para dançar com a cia do Uruguai, interpretando Ganzatti no Ballet de repertório La Bayadere, com versão de Natália Makarova.

Claudia Mota e Julio Boca 


 A bailarina iniciou seus estudos de Ballet aos quatro anos na academia Valéria Moreira. Aos oitos anos de idade, participou da audição para ingressar a Escola de Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) sendo a única aprovada dentre 100 meninas. Em sua época de escola dança,  participou de diversos festivais, ganhando várias premiações, formou-se em 1990. 

Frequentou aulas e participou de intercâmbio no Le Jeune Ballet de France, Ópera de Zurique, Bèjar Ballet Lausanne, San Francisco Ballet e American Ballet Theater.  Aos dezoito anos, após fazer um curso de método cubano no Rio de Janeiro, foi contratada por Fernando Alonso para trabalhar no Ballet de Camagüey em Cuba. De volta ao Brasil, aperfeiçoou-se no Ballet Dalal Achcar com Miriam Guimarães, Maria Luisa Noronha e Sérgio Lobato.  




 Claudia Mota e Rodrigo Negri



 Em 2002, foi aprovada no concurso público para ingressar no Corpo de baile do Theatro Municipal, aonde teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes da dança como: Jean-Yves  Lormeau, Elizabeth  Platel, Gustavo Mollajoli, Boris Storojkov, Slawa  Muchamedov, Dennis  Gray, Richard  Cragun, César Lima, Marcia Haydée, Tatiana  Leskova, Dalal Achcar, Eugenia  Feodorova e Nathalia  Makarova.




 Ballet Esmeralda


No Theatro Municipal viveu sua primeira protagonista no ballet "Les Presàge", o Pas Deux "Paixão" com Franscico Timbó,de Leonide Massine com remontagem de Tatiana Leskova, em 1998 como contratada, sob direção de Jean Yves Lormeau. Desde então tem nos brindado com grandes interpretações como: O Lago dos Cisne, La Bayadere de Makarova, Carmen de Roland Petit, Giselle, Serenede de Balanchine, Onegin. 




 Ballet Raymonda




Recebeu o título de Gaynor Minden Artist. Participou do vídeo institucional das patrocinadas pela sapatilha Gaynor Miden, além de uma noite de autógrafos  em  Nova York. Possui a 10 anos sua marca de artigos para dança, BALLARE BY CLAUDIA MOTA.

Apontada como um dos maiores talentos  do Theatro Municipal e do país, recebeu o Diploma de Melhores de 2005, na categoria Artes Cênicas (ballet), pela Sociedade Cultural Latino Americana, por sua versatilidade, potencial técnico e artístico. Foi agraciada com título de Embaixatriz da Dança no Brasil pela UNESCO, Membro do Conselho Internacional da Dança. Participou de diversas Galas Internacionais, nos EUA, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Canadá e Cuba sendo sempre muito elogiada pela crítica.


 Ballet Giselle



Qual a sua expectativa em relação a nova fase da cia do TMRJ, com as novas diretoras Ana Botafogo e Cecília Kerche? 
As melhores expectativas possíveis, o processo delas e o nosso em resposta será mais rápido e produtivo por elas conhecerem cada bailarino do teatro, acredito que o método de trabalho vá ser mais natural, além de ambas buscarem para a companhia mais oportunidades de espetáculos. 

Qual seria o seu conselho para os jovens bailarinos que almejam uma carreira de sucesso como a sua? 
Tenham paciência e determinação, bailarino não vive sem aula, deve ser feita diariamente. Ter persistência,  pois sempre tem algo novo para ser aprendido ou aperfeiçoado. 



Ballet Diana e Acteon 





No dia 24 de setembro, às 18h haverá no prédio anexo ao Theatro Municipal uma conversa com a nossa encantadora primeira bailarina. Venha prestigiar essa oportunidade. 
Av. Almirante Barroso, 14. 



Carla de Paula e Felipe Viana


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