segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tradição Natalina - O Quebra Nozes

Tradição Natalina - O Quebra Nozes


Como manda a tradição, dezembro não só é o mês das festas natalinas, como também o mês da tão esperada estréia do ballet O Quebra Nozes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e apesar de não ser nenhuma novidade para os alunos da EEDMO, muita gente desconhece que este lindo espetáculo conta com uma participação imprescindível da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e seus alunos.


Bombons - Ensaiadora Profª Paula Albuquerque.




Nossa atual diretora Maria Luisa Noronha é a remontadora oficial deste lindo ballet de Dalal Achcar e, portanto facilita em muito o trabalho de seleção e preparação de nossos alunos que são ensaiados pela Mestra Paula Albuquerque mais conhecida na EEDMO como Tia Paula. Esse convênio de sucesso entre a EEDMO e o TMRJ tem sido de grande importância não só para a perpetuação desse tradicional ballet no palco do mesmo Teatro, como também para o enriquecimento de experiências dos alunos que podem desde cedo aprender a dinâmica de estar em cena numa companhia profissional de alto nível.

Quem já assistiu o ballet que todo ano é encenado já deve ter se divertido com as cenas da grande festa ou caído na gargalha com a cena do primeiro ratinho que é atingido e cai com grito cômico no chão, ou ainda suspirado com a cena encantadora dos bombons no 2° ato. A verdade é que a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e seus alunos são responsáveis por boa parte do sucesso desta linda Obra.



Giovana Lamboglia formanda 2014, ( Amigas de Clara). Rachel Ribeiro - Segunda solista TMRJ, ( Amigas de Clara).


Nos bastidores - Alunas da EEDMO, os famosos ratinhos de O Quebra-Nozes.


O confeiteiro e suas lindas ajudantes, personagens do 2° Ato de O Quebra-Nozes.


No Camarim - Liana Vasconcelos formanda 2008, flocos de neve.


A Escola foi criado em 1927 por Maria Olenewa justamente com esse objetivo, o de ser um celeiro para a companhia já existente. Uma parceria tão antiga que alguns dos primeiros alunos a participarem dos primeiros espetáculos deste ballet hoje fazem parte do corpo de baile do TMRJ e muitos são solistas ou Primeiras Bailarinas.

Hoje com essa pequena exposição de fotografias, algumas de bastidores e a maioria amadoras, vamos mostrar o valioso trabalho de Tia Paula e seus alunos , além de muitos outro alunos e ex alunos da EEDMO que são também usados nas coreografias de Amigas de Clara, Soldados, Floco de Neves, Dança Espanhola, Dança Árabe, Dança Russa, Valsa das Flores entre outras.

Luan Limoeiro - Formando 2016 e Marta Batista - Formada em 2013. (Dança Espanhola).



Andressa Viana, formanda 2008 - Valsa da flores nos bastidores.


Com isso temos a certeza que o desejo de Maria Olenewa, fundadora de nossa querida escola, está sendo realizado ao integrar a sua escola ao Theatro Municipal proporcionando aos seus alunos oportunidades valiosas de aprendizado e um futuro local de trabalho onde já preparados poderão brilhar e encantar o público. São 88 anos de parceria.




Luan Limoeiro - 3° Técnico, adaptações e repostamento Felipe Viana 1° Técnico. 

Um comentário: