domingo, 27 de março de 2016

UM SONHO DE BAILARINA

EX-ALUNAS DA EEDMO QUE HOJE DANÇA NO CBTMRJ

A vantagem de ser aluno de uma escola que possui um vinculo tão estreito com uma grande cia de ballet é, que desde muito cedo vivemos experiências profissionais que contribuem imensamente para nossa formação. Pertencer ao corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a maior cia de dança clássica do país, é o sonho de qualquer aluno da EEDMO.

Os profissionais da casa acabam por se tornarem verdadeiros modelos profissionais, não só por seus talentos em cena, mas principalmente por suas posturas fora do palco.

Mas, não só os solistas são observados. Quando se trata de procurar um modelo para se espelhar, o que não falta são bons exemplos. Ex-alunos (as) da EEDMO, que hoje fazem parte desse grande corpo de bailados, apresentam uma brilhante trajetória alimentada por sonhos, suor e muita dedicação.

Numa conversa inspiradora, algumas dessas nossas ex-alunas puderam nos contar um pouco mais sobre suas lutas, suas conquistas e sobre suas memórias durante esse lindo caminhar que as levaram à realizarem seus maiores sonhos dentro da dança.

Conheçam: Juliana Valadão, Samantha Monteiro, Aloani Bastos, Andressa Viana, Carla Carolina Fernandes, Liana Vasconcelos e Caroline Gil.



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Juliana Valadão 

Aos 11 anos de idade (2004) ingressou na EEDMO. Em 2006 começou a estagiar no Theatro e formou-se em 2007. Em 2008 começou a trabalhar como bailarina contratada até 2013, quando passou a ser estatutária. Dançou alguns papeis de destaque como: “Prece” no ballet Coppelia, “Pas de Trois” em O Lago dos Cisnes entre outros”.



Samantha Monteiro

Entrou na EEDMO em 1998 e neste mesmo ano participou dos ballets La Sylphide e A Bela Adormecida. Aos 15 anos começou estagiar no CBTMRJ e a dançar todas as temporadas junto à companhia desde meados de 2005 até os dias de hoje. Em 2008 logo após a sua formatura passou a ser bailarina contratada da companhia. Dançou alguns papéis de destaque como: Gavião Real do ballet “A Floresta Amazônica”, Rainha dos Ciganos do ballet “Don Quixote”, Solista de Czardas do ballet “Coppélia”, Solista de Djumpe do ballet “La Bayadere”, Os Grandes Cisnes do ballet “O Lago dos Cisnes” entre outros. 



Aloani Bastos

Ingressou na EEDMO na turma do Preliminar, cursando todos os níveis até me formar em 2007. Começou a estagiar antes mesmo de se formar e em seguida passou a ser bailarina contrata do CBTMRJ, cargo que ocupa até os dias atuais “Sendo assim, me mantenho no Theatro Municipal do RJ, que sempre foi meu sonho de criança e não abro mão disso!”.



Andressa Viana

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá e cursando atualmente Teoria da Dança da UFRJ, ingressou na EEDMO em 2000 e formou-se em 2008. Estagiou em algumas temporadas com o CBTMRJ nos anos de 2007 e 2008. Foi bailarina da Companhia Jovem de Ballet do RJ do início de 2010 até o final de 2013, tendo contato com diversos coreógrafos e outras modalidades de dança. Participou como bailarina dessa companhia integrando as Óperas do TMRJ “Romeu e Julieta”, “Aída” e “Viúva Alegre”, e o ballet “O Lago dos Cisnes”.
De 2014 até os dias atuais, atua como bailarina contratada do CBTMRJ em todas as suas temporadas oficiais.



Carla Carolina Fernandes

Ingressou na EEDMO em 2003, no segundo médio. Em 2005, quando cursava o 1º técnico, começou a estagiar com o CBTMRJ na temporada de “A Bela Adormecida”. Formando-se em 2007, passou a ser bailarina contratada da cia até 2013, ano em que começou a ser bailarina estatutária. Dançou alguns papeis de destaque como: “Mirlitons” e ”Boneca N°3” no ballet O Quebra Nozes.

Liana Vasconcelos

Bacharel em Produção Cultural pela UFF e cursando o Mestrado em Memória e Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa, com o projeto de Criação do Museu da Dança no Brasil, ingressou na EEDMO em 2002 e formou-se em 2008, sendo formada também pela Royal Academy of Dance, de Londres.
Ganhou, em 2009, o prêmio de melhor bailarina no Seminário de Dança de Brasília e foi agraciada com uma bolsa de estudos para o Conservatório de Dança de Viena.
Foi contratada pela São Paulo Companhia de Dança, como Pesquisadora, para elaborar duzentos verbetes relativos à dança no Rio de Janeiro, para a enciclopédia online “Dança em Rede”.
Pertenceu à Cia. Jovem de Ballet do RJ, São Paulo Companhia de Dança e é bailarina contratada do CBTMRJ desde 2014.

Caroline Gil

Ingressou na EEDMO em 2007 e logo se destacou por sua qualidade artística e sua espontaneidade em cena. Selecionada em concurso nacional, no ano de 2014 participou do Youth America Grand Prix em Nova Iorque. Formou-se em 2015 e, no mesmo ano passou na audição que contratava bailarinos para a temporada 2016 de “Apoteose da Dança” no TMRJ. 




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Entrevista:

Tour: Quais são as suas lembranças do período de EEDMO, quando pensavam em ingressar no TMRJ? Como vocês observavam os bailarinos do TMRJ quando vocês ainda eram alunas?


Samantha: O Theatro Municipal sempre foi o meu sonho. Quando eu era aluna, lembro-me de ir assistir aos ballets no Theatro e de me imaginar naquele lugar todos os dias. Os bailarinos eram um exemplo pra mim. Sempre que um deles fazia aula conosco na escola era um evento e tanto! Esforçava-me ainda mais que o de costume e ficava torcendo pra que olhassem pra mim. É algo incrível ter alguém você idolatra logo ali na barra ao lado. Lembro-me de prestar muita atenção na movimentação deles. Profissionais se movem bem diferente de alunos e isso é algo que só se aprende observando e tentando imitar. Lembro-me principalmente de observar os braços das bailarinas. Percebi que era da cintura pra cima o que diferenciava as bailarinas incríveis das comuns e não somente a técnica.

Aloani: Quando eu ainda era aluna, já participava de grandes espetáculos com o CBTMRJ, e crescendo ali dentro aprendi a respeitar a história de cada bailarino.

Andressa: Lembro-me muito dos cursos de férias, em que alguns bailarinos do CBTMRJ buscavam os nossos então professores da eedmo para se manterem em forma. Eu ficava observando a maneira como executavam as sequências das aulas de forma dançante e tentava absorver o máximo que eu podia. Lembro-me das viagens à Joinville, em que ensaiávamos exaustivamente para que pudéssemos, com o nosso grupo, representar a nossa escola da melhor maneira possível, alcançando assim: terceiro lugar em 2005, 1º lugar em 2006 e a honra de irmos pela terceira vez em 2007 como grupo convidado com todas as despesas pagas. Também recordo muito do meu terceiro técnico, que foi quando comecei a participar efetivamente de temporadas com o corpo de baile, e, particularmente, foi com o ballet “Giselle” que eu descobri e decidi que era ali o lugar em que eu queria estar.

Caroline Gil: Por passar por muitos altos e baixos dentro da escola de dança, principalmente nos últimos anos - uma lesão que me fez perder um ano na escola - confesso que eu não acreditava que seria possível me tornar bailarina do CBTMRJ. Quando a EEDMO mudou-se para o Theatro, passamos a conviver mais próximos dos bailarinos, acompanhando-os, admirando-os e de alguma maneira se espelhando profissionalmente. Para mim, era um incentivo ver as meninas mais antigas que passaram pela EEDMO, e que conseguiram ingressar na companhia. Posso dizer que peguei como exemplo a trajetória delas e até hoje, na verdade, são exemplos para mim.


Tour: Como foi essa transição de aluna para profissional e como bailarina do corpo de baile do TMRJ? De que maneira a EEDMO ajudou nesse processo?


Liana: Durante o período como aluna da EDDMO nós dançávamos como estagiárias, com o corpo de baile em muitos ballets. E tudo isso foi muito importante para começar a conhecer como funcionava o cotidiano de uma bailarina dentro de uma companhia profissional. Depois de formada, tive muitas experiências dentro e fora do Theatro, em outras companhias e em meus projetos pessoais, o que contribuiu bastante para o meu aprimoramento profissional. Mas a EDDMO foi a grande alavanca nesse processo de transição de aluna à bailarina.

Carla Carolina: A Escola foi a primeira porta que me fez ingressar no TMRJ, que me apresentou uma companhia profissional e que me ensinou a me comportar como uma.

Juliana: Com muita dedicação a gente vai conseguindo ganhar nosso espaço. Aos poucos fui fazendo pequenas participações como estagiária, até ser contratada. A escola me ensinou a respeitar os colegas de trabalho, a admirar... E, acima de tudo, respeitar essa casa e os profissionais que aqui estão!


Tour: Qual o mais importante ensinamento que você levou da EEDMO?


Carla Carolina: Respeitar as pessoas. Saber que com dedicação, foco e, principalmente, humildade, você consegue o seu espaço.

Samantha: 
O principal ensinamento que carrego comigo até hoje e que aprendi na escola de danças é que a disciplina é fundamental para o sucesso. Isso é uma coisa que levo para a minha vida. Para qualquer coisa que vocês se propuserem a fazer na vida tenham disciplina pra que o objetivo não se perca no caminho.

Andressa: Nunca, jamais, em tempo algum, desistir dos meus objetivos ou permitir que me digam que não sou capaz de conseguir aquilo que eu tanto sonho ou tanto almejo. Ter garra e força de vontade é tudo nessa vida, mesmo que o obstáculo pareça intransponível, sempre é possível superá-lo, basta persistir até o fim com muito trabalho e esforço diário.

Juliana: Respeito e disciplina.


Tour: Qual conselho vocês deixariam para as atuais alunas da EEDMO, que almejam chegar onde vocês se encontram hoje, que desejam alcançar o sonho de dançar pelo corpo de baile do TMRJ?


Aloani: Nunca deixem que lhes digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem.
Fui reprovada na EEDMO, já pensei em abandonar o ballet várias e várias vezes...nunca dancei solos em concursos, nunca fui popular em festivais... E ainda sim sou privilegiada e realizada por hoje fazer parte dessa maravilhosa Cia (TMRJ)!
Não importa se você é solista ou corpo de baile, se você esta na primeira ou última fila, o que vale é você dar importância ao seu próprio trabalho e realiza-lo com honestidade.

Liana: Aproveitem cada aula, ensaio, ensinamento e momento que vocês vivenciam na EEDMO. Estudar na melhor e mais tradicional escola de Ballet Clássico do país é um privilégio para poucos. Eu tenho muito orgulho de ter sido aluna desta instituição e farei sempre o que estiver ao meu alcance para garantir que seu ensino e tradição sejam valorizados e tenham continuidade.

Andressa: Nunca desistam dos seus sonhos. Não será fácil!
Vocês podem se deparar com muitos “nãos” pela frente, mas se isso acontecer, lembrem-se sempre de que aquilo que se conquista com esforço é sempre mais gratificante do que aquilo que se consegue de mão beijada. Se vocês querem, vocês podem e vocês conseguirão. Basta tentar e persistir!

Caroline Gil: Meu conselho é que trabalhem, se dediquem e façam tudo com muito amor porque é esse amor que nos impulsiona a cada dia, que nos faz em meio ao desânimo batalhar pra chegar onde queremos. Esse amor é o que nos põe de pé quando nem mesmo nós acreditamos que podemos alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos.

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Álbum de lembranças

Em cima: Juliana Valadão e Ciro de Góes (ex-aluno EEDMO)
Em baixo: Juliana em sua formatura (esquerda), e como Medora (direita)


Em cima: Juliana Valadão, Amanda Peçanha e Samantha Monteiro (odaliscas)
Em baixo: Juliana, Samantha e Carla Carolina (foto esquerda)
Samantha Monteiro no 1° básico (foto da direita)

Na esquerda: Carla Carolina e Samantha em Djumpé (em cima) e Coppélia (em baixo)
Na direita: Adriana Dias, Samantha, Carla Carolina e Juliana em L'arlésienne (em cima)
Samantha e Carla Carolina em La Bayadere (em baixo)

Na esquerda: Renata Soares, Liana Vasconcelos e Aloani Bastos em Djumpé
Na direita: Aloani Bastos no camarim


Na esquerda: Andressa e Liana (em cima),
Liana e Caoline em 2008 como formanda e formandinha e atualmente juntas no CBTMRJ
Na direita: Liana no TMRJ (em cima)
Samantha, Juliana, Carla Carolina e Andressa em Coppelia (em baixo)

Na esquerda: Samantha Monteiro
Na direita: Juliana Valadão como Cisne (bastidores)

Na esquerda: Aloani e Carlos Cabral em 7° Sinfonia (ensaio)
Na direita: Caroline Gil  no solo "Garota de Ipanema" que lhe garantiu vaga no YAGP

Na esquerda: Andressa em Valsa das flores (bastidores)
Na direita: Carla Carolina como camponesa (Giselle)


A EEDMO se orgulha imensamente de ter bailarinas tão talentosas como ex-alunas. Ver que cada uma delas está seguindo um caminho lindo dentro da dança, sem perder o caráter, sem se desvirtuar, permanecendo dedicadas, e honestas com o seus trabalhos, cultivando a gratidão e a humildade, é motivo de grande júbilo para todos seus antigos professores. Para os alunos, tais trajetórias são verdadeiras fontes de inspiração.
Agradecemos o carinho e a disponibilidade. Nossa escola estará sempre de portas abertas para cada uma de vocês. São filhas amadas dentro desse grande lar chamado Escola de Dança.

Luan Limoeiro - 3° Técnico

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