quarta-feira, 18 de maio de 2016

Um giro para o conhecimento

O Tour en L’air, boletim informativo da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, completa este ano (2016) seu 12° aniversário. Desde seu nascimento em 2004, tem como objetivo cumprir a ideia proposta por seu nome que é dar um giro de 360° em tudo que diz respeito à dança, cultura e arte, para assim somar conhecimentos importantes, não somente para a bagagem profissional como pessoal dos alunos ou leitores.

Dirigida pelos professores Paulo Melgaço e Beth Oliosi, a equipe é composta por alunos do 3º médio ao 3º técnico que, com entusiasmo, levam adiante o projeto deste blog.
A cada ano há uma renovação dos particpantes desse grupo, pois com a formatura de uma turma abre-se espaço para que outros alunos deem continuidade a este “tour”.

Nesta edição, apresentaremos uma entrevista com alguns dos novos integrantes da equipe e com os que, após receberem seus diplomas, cederão seus lugares a outros participantes.


Entrevista com os novos integrantes: 

Tour: Em quais aspectos você acredita que o Tour en L’air será importate em sua profissionalização e em sua vida?



“O Tour en L’air com seus 12 anos de existência proporciona um conhecimento a mais em nós alunos. Ele foi criado justamente pra nos deixar cientes e principalmente estudados sobre aquilo tudo que existe e ja existiu dentro e fora da escola de danças. O Tour en L’air pra mim é e esta sendo fundamental na minha aprendizagem dentro da escola, acredito que, para mim um bailarino não se resume a técnica. O estudo para mim é importante demais, e ler exemplo de pessoas que hoje nos dão aula e outras que somos "fãs" até nos mostra e nos da força além do estudo. O Tour en L’air é fundamental na vida do bailarino da escola, pois conteúdo nunca é demais.."
Raphael Cindra, 3° médio



"Estou no 3º ano do ensino médio, um ano em que preciso tomar muitas decisões importantes do qual irão decidir meu futuro. A um tempo venho especulando a possibilidade de ser uma jornalista, fazer faculdade e tentar conciliar com minha longa carreira de bailarina, então fui procurar definições do que um jornalista faz, mesmo depois desta saber o que faria, não estava certa do que queria, nada me esclareceu. Um dia na aula de " história da dança", o professor Paulo Melgaço me faz o convite para fazer parte do blog da escola, o Tour en L’air, aceitei a proposta meio receosa se daria conta. Coincidência ou não, poucos dias depois teria uma palestra com o bailarino Cícero Gomes do qual me via obrigada a fazer uma pergunta, não só por estar fazendo parte da equipe do Tour mas também para ver se o lado jornalístico fazia parte de mim. Feita a pergunta depois daquele dia senti que nada era mais a minha cara quanto aquilo (além do Ballet, claro), mexer com matérias, entrevistar (mesmo que com uma pergunta naquele dia) enfim, aquilo resolveu minha dúvida. Obrigada Tour en L’air por em tão pouco tempo decidir meu futuro."
Sabrina Roberti, 1° técnico



“Entrei para o Tour en L’air, pois acredito que quanto mais buscarmos o conhecimento naquilo que queremos e/ou admiramos, mais inseridos estaremos em nossa arte, e acho também que compartilhar esse saber com outras pessoas é como lutar para que esta arte seja mais divulgada e valorizada por todos. Outro motivo para entrar é que eu queria desafiar a mim mesma, para me tornar mais responsável e para descobrir outros caminhos que existem além dos palcos. Cada informação nova que eu adquiro faz com que eu me sinta mais interada do meio da dança, e vejo isso como essencial para minha formação. O Tour en L’air está sendo muito importante para mim, pois me fez perceber que dançar bem, ter técnica, não é o que vai me diferenciar, porque sempre há alguém que sabe executar passos como você, mas quando você tem conhecimento em diversas áreas da diversificada cultura da dança, mais fácil será continuar neste meio. Mesmo que eu tenha acabado de entrar para a equipe, já estou me sentindo muito satisfeita com o trabalho do grupo e espero que eu tenha algo á acrescentar à ele, assim como ele vem me acrescentando.”
Diovana Piredda, 1° técnico



Entrevista com os formandos: 

Qual foi a sua experiência no Tour en L’air e o que ele acrescentou na sua vida? Deixe uma mensagem para quem está entrando e para quem entrará?



“Posso dizer que desses anos em que estive fazendo parte dessa equipe grandiosa, pude me sentir mais do que nunca, ingressado verdadeiramente como um aluno da escola. Saber que você pôde contribuir de alguma forma para algo cujo tenha um grande objetivo e um único propósito, abrir cada vez mais a mente de nossos ouvintes e seguidores, é realmente satisfatório. Agora, serei mais um que passo meu lugar com muito orgulho e a certeza de que as vezes não é preciso deixar uma história por onde passou, mas fazer parte dela. Aproveitem!” 
Renner Moraes, formando 2016



“O que eu aprendi foi a lidar com tantas opiniões diferentes e aceitar que todos tem o direito de se expressar da maneira que sabem e querem. Eu peguei o Tour em um momento de total ostracismo e com um esforço muito pessoal consegui fazer, o que ao meu ver possso chamar de um belo trabalho.  Para quem está entrando eu deixo a sugestão para que leiam as antigas matérias, se interessem por conhecer os múltiplos aspectos da dança, se esforcem para escrever cada vez mais de forma clara e correta, e não se satisfaçam com o mínimo, deem sempre 110% de vocês!”
Luan Limoeiro, formando 2016

______________________


O Tour en L’air fica cada vez mais orgulhoso com a dedicação dos alunos que sempre se mostram entusiasmados com as experiências que estão adquirindo. Aos formandos deixamos nossos aplausos pelo trabalho feito até aqui. O blog não só informa, mas também cria vínculos de amizade entre os integrantes. Esperamos que por meio desta matéria todos os leitores sintam-se parte desta equipe também!


Diovana Piredda (1° técnico) e Maria Fernanda Antunes (2° técnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário