domingo, 25 de abril de 2021

EEDMO 94 anos homenagem aos professores ✨

 Nossos professores, nossas histórias.



     O que é um professor? Alguém que de tanto dividir saberes acaba por multiplicar. Alguém que abre caminhos, que dá asas e auxilia o vôo, que inspira sonhos e motiva a ação. São os que iluminam o futuro, o profissional que forma todas as outras profissões, e que para além disso, forma seres humanos. Professor, mediador, a ponte entre os alunos e o saber, este que educa, mas que também instiga o pensamento crítico e ajuda cada um a aflorar o que há de melhor em si.

     Os professores da Escola de Dança se colocam em tudo que fazem, eles estão por trás dos detalhes das aulas que nos dão dia após dia, por trás da metodologia escolhida, do tato em perceber como uma turma reage a mesma e da forma de corrigir. Por trás do "Estica o pé!" de sempre, por exemplo, existe uma pessoa diferente, cada uma com sua forma única de falar, de explicar, de cobrar, de deixar sua marca em nossas vidas. Por trás de cada professor, um ser humano, cada qual com sua bagagem deixa rastros pelos caminhos que traçam nesse mundo, pegadas. 

     Que profissão extraordinária! Precisamos aprender a dar a devida importância que ela merece! Citarei Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”. Uma profissão que muitas das vezes ultrapassa os limites das quatro paredes de uma sala de aula e que nos ensina coisas que levamos para a vida além da profissão. Tem o professor que cuida do saber mas que também cuida das pessoas que o vão carregar, que por vezes acolhe como mãe/pai, incentiva, aconselha e dá o exemplo. Por mais que, nós alunos, deixemos de acreditar em nós mesmos, nossos professores ainda nos olham com a esperança de quem olha uma semente que dará frutos, como quem olha uma obra prima, um raio de sol em meio às nuvens num dia nublado.

     Aos nossos queridos professores da Escola de Dança, saibam que nós os olhamos de volta com muito respeito e admiração, vocês são presentes em nossas vidas, no sentido ambíguo da palavra. Notamos e apreciamos o cuidado de vocês conosco e não sei se existem palavras suficientes para retribuir este carinho. Particularmente, agradeço de todo o coração por me ensinarem o respeito pelas artes, não só pela dança, pois um espetáculo é a junção de todas elas, por me ensinarem a procurar conhecer uma música como quem procura o autoconhecimento, a tratar meu eu com carinho independente dos desafios propostos, a crescer buscando sair da zona de conforto, a importância de trabalhar com ética, disciplina, com o corpo e com a alma, e que conhecimento nunca é demais.


     A vida é um instante, o tempo passa, porém, também fica. Alguns dos nossos mestres se vão, mas eles nunca se vão de verdade, bom, não totalmente. Eles são perpetuados por essas marcas que deixaram por onde passaram, pelo conhecimento que compartilharam, pela forma que nos tocaram, pelas histórias que iremos contar sobre eles. Eles vivem nessa transformação desencadeada por terem suas histórias esbarradas nas nossas, eles vivem dentro de nós, são parte de nós, nós nesse emaranhado que é a vida. Professores são revolucionários! Nossa eterna reverência aos que já se foram e deixaram seu legado nesse mundo e nessa instituição e aos que ainda estão presentes nos impulsionando, principalmente nesse período tão difícil que estamos vivendo de pandemia! Gratidão por simplesmente existirem!


TEXTO: Victoria Veríssimo - Formanda 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário