quinta-feira, 7 de abril de 2022

FORMANDAS NO ANO EM QUE A ESCOLA COMPLETA 95 ANOS✨


Em 1927 foi fundada a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atual Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), carregando o nome de sua fundadora. Neste ano, completam-se 95 anos de história da mais antiga e tradicional escola de formação em ballet clássico do Brasil, rumo ao seu centenário.

Desde sua abertura, com intuito de formar bailarinos para integrarem o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a EEDMO contou com profissionais de alta competência em seu corpo docente. Estes formaram e formam técnica e artisticamente outros profissionais que seguiram e seguirão transmitindo o conhecimento adquirido, assim os mestres de hoje ligam seus alunos também aos ensinamentos de seus antigos mestres, preservando a memória da instituição. Ter esse contato com a memória de Maria Olenewa, por meio dos ensinamentos que os atuais docentes da Escola de Dança nos transmitem, é uma forma de resistir com a história do ballet e com o sonho dela de formar artistas bailarinos. Segundo Clarice Lispector “a felicidade aparece para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam em nossa vida”, e nós, como formandas dessa escola, reconhecemos e somos gratas pelos mestres e funcionários que tornaram anos de aprendizagem possíveis. 


A Escola de Dança é responsável pela formação de grandes nomes da dança brasileira, - sejam eles bailarinos, docentes, coreógrafos, historiadores da dança - mas além disso, de pessoas interessadas pela cultura de nosso país. Todos que pela Escola de Dança passaram e passarão são privilegiados de ter esse contato direto e indireto com figuras importantes da cena do ballet clássico. 


Ser formanda da EEDMO é sem dúvida gratificante e integrar este quadro de profissionais formados será uma conquista de extrema alegria. Não importa com que idade se ingressou na escola, os olhos brilharam na primeira aula como aluna assim como brilharão na última, o coração sorriu ao pisar a primeira vez no palco do Theatro Municipal assim como sorrirá quando dançarmos La Barre. Tamanha a importância dessa escola na realização de sonhos. Tamanha a importância dessa escola na história da arte e da dança brasileira.


La Barre - 2019

Nós, formandos de 2022, fazemos parte desses 95 anos de história e isso demandou e demanda comprometimento, disciplina e maturidade, já que temos responsabilidade de fazer jus a mesma. Temos responsabilidade inclusive de dar exemplo aos próximos formandos, através de disciplina, dedicação e amor. É necessário pensar em amor: amor pela arte, amor pela história que nos antecede, amor pelas experiências que vivemos. Vivenciamos um período pandêmico, limitado, em que a escola teve que se adaptar ao novo panorama mundial e seguir protocolos. A presença física se tornou impossível, a carga horária reduzida e o contato virtual e, ainda assim, podemos afirmar que não faltou amor. Nossos mestres nos ampararam com ensinamentos, compreensão, carinho. Nessa trajetória de formação, tivemos e temos desafios, mas o compartilhamento com nossos mestres e colegas de turma torna o esforço e a luta diária possíveis. Vibramos juntos e comemoramos as conquistas. 

Formandos 2022

Celebramos esses 95 anos com a afirmação de que carregaremos os ensinamentos conosco, em nossas memórias, corpos e corações, respeitando e honrando o legado da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e de nossos mestres. Nossa eterna reverência! O futuro nos espera com toda a incerteza e esperança de algo grandioso. Que seja doce! 

BIBLIOGRAFIA: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa 94 anos [recurso eletrônico]: professores que construíram a nossa história / Paulo Melgaço da Silva Júnior, Miguel Alves de Andrade (Org.). – Rio de Janeiro: AMADANÇA, 2021.


Texto: Barbara Ricciotti, Gabriela Mendes e Maria Eduarda Guerra (Formandas 2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário