segunda-feira, 30 de maio de 2011

Boston International Ballet Competition

“Competir não faz dançarinos, mas permite que conheçam a si mesmos, e nos permite descobrir novos talentos.”


Este ano começou com o pé direito para quem é da dança! Além da volta do Festival de dança do CBDD (Conselho Brasileiro da Dança), que esteve afastado por um ano, tivemos, em maio, um novo festival internacional.
O Boston International Ballet Competition (BIBC), um evento organizado pelo Dance Conservatory Performance Project, foi realizado de 12 a 16 de maio de 2011, no teatro John Hancock Hall, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos. O festival tem como fundadora e diretora Valentina Kozlova (ex- “principal dancer” do Ballet Bolshoi e New York City Ballet e atual instrutora do método Vaganova) e tem como objetivo proporcionar oportunidades que impulsionem a carreira de novos bailarinos, além que permitir que dirigentes de grandes Companhias do mundo vejam os bailarinos em performances no palco, e não somente em salas de aula ou adições.
O Júri é presidido por Mikko Nissinen (Diretor artístico do Boston Ballet) e contou com a participação de mais cinco júris, entre eles, Maria Luisa Noronha (atual diretora da Escola de Dança Maria Olenewa), além de Hae Shik Kim (Korea do Sul), Andris Liepa (Rússia), Violette Verdy (França) e Septime Webre (USA).
A cada bailarino foram exigidos cinco variações de repertório clássico e dois solos comtemporâneos, sendo um deles igual para todos os competidores. As coreografias de contemporâneo foram coreografadas por Margo Sappington e Edwaard Liang, pra moças e rapazes, respectivamente. A competição foi dividida em três etapas, que aconteceram nos dias 12, 13 e 15 de maio (sendo livre o dia 14), onde os bailarinos eram avaliados após cada etapa.
A Gala da Cerimônia de Premiação aconteceu no dia 16 de maio, onde houveram apresentações de famosos bailarinos como Charles Askegard e Maria Kowroski (New York City Ballet), Whitney Jensen (Boston Ballet), Alexandra Jacob e Samuel Wilson (Dance Theatre of Harlem Ensemble).
Foram inscritos bailarinos de 23 países, com idade entre 13 e 25 anos, divididos em três categorias. O Brasil conta com representantes da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Alice Celente, Lívia Gil, Mariana Rodrigues e Thamires Chuvas; e representantes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Alessandra do Valle, Dennis  Vieira e Renata Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário