terça-feira, 24 de maio de 2011

“Sobre a Washington School of Ballet”

      Existem centenas de companhias de dança nos Estados Unidos, das quais apenas algumas são consideradas grandes companhias, por causa de sua tradição e repercussão no mundo todo. Na capital norte-americana, a principal escola de ballet é a Washington Schoolof Ballet, escola fundada em 1976, por Mary Day e Lisa G. para dar origem a uma companhia de dança em Washington, DC. A escola é hoje considerada uma das mais importantes escolas da dança dos EUA, e possui um programa de treinamento profissional que atrai muitos estudantes de dança. O corpo docente reflete a situação cultural das grandes cidades americanas atualmente: os professores são da Espanha, Cingapura, Rússia, Porto Rico... todos com diferentes técnicas de ensino. Existem 7 níveis na divisão escolar, além da turma de jovens. Mas para quem procura treinamento profissional, o PTP (Professional TrackProgram) é o programa adequado. É necessário passar por uma audição para ser aceito, e existem apenas dois níveis (PTP A e PTP B). Quem atende a esse programa frequenta a escola de segunda à sábado, de 14 às 18 horas (sábados de 12 às 5). Existem também aulas para adultos, as quais são liberadas para os alunos que tem tempo livre de manha. 

     Para os alunos no curso de formação profissional, a grade conta com aulas de técnica (aula de ballet normal, com duração de 1 h e 45 min), aulas de ponta para moças e de técnica masculina para os rapazes, moderno, pilates e ensaios. A escola possui uma sala de treinamento, com equipamentos de ginástica e pilates, e o staff conta com fisioterapeutas, que trabalham com a escola e com a Companhia. A escola, a companhia e a Studio Company (uma companhiamenor, mais jovem) funcionam no mesmo prédio, que possui 5 salas de aula.
A ligação da escola com a companhia é grande durante e temporada de “O Quebra-Nozes”, todos os anos, quando todos os alunos do programa profissional participam. Mas não é sempre que os alunos da escola são utilizados. Entre os membros da companhia e Studio Company apenas 2 passaram pela escola;muitos alunos, porém, que passaram pelo programa de treinamento profissional, estão hoje empregados em grandes companhias.



Se traçarmos um parâmetro entre essa escola e a EEDMO, vemos algumas semelhanças, como na exigência de disciplina e qualidade do ensino. Entretanto a estrutura e a organização de ambas as escolas são bem diferentes. Inclusive a parte administrativa, já que, diferentemente da EEDMO, a escola de Washington é particular e possui patrocinadores. Alguns alunos do programa profissional contam com bolsas de estudos, baseadas em capacidade técnica eartística e situação financeira.
Apesar de todas as diferenças estruturais e administrativas, a dedicação pela dança é encontrada tanto na escola de dança do Theatro Municipal do Rio quanto na escola de dança do Washington Ballet. O que constatamos ser a maior diferença é realmente o fato de se encontrarem nos Estados Unidos tantas nacionalidades e culturas. São bailarinos japoneses, australianos, mexicanos, brasileiros, chineses, americanos se comunicando em uma única linguagem: a dança. Fazer parte dessa miscigenação é a maior experiência que se pode ter estando na WSB, é um aprendizado que nos enriquece não só enquanto bailarinos, mas também como pessoas.Por fim, gostaria de destacar o quanto foi importante o meu aprendizado na EEDMO e como tudo que aprendi na Escola está sendo utilizado  reforçado aqui.
 

Por Fernanda Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário