segunda-feira, 13 de junho de 2016

A Emoção de Subir ao Palco do Theatro Municipal

Mais uma vez a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa subiu ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e lotou a casa! Dançar neste templo da dança brasileira é um sonho para qualquer bailarino e os alunos da EEDMO felizmente tem a oportunidade de realizá-lo. Cada espetáculo gera diversas emoções em um bailarino e pode-se dizer, que na maioria das vezes as mais memoráveis são a da primeira apresentação e a do primeiro solo. Para descrever melhor as sensações que movem nossa arte, o Tour en L'air entrevistou alguns alunos após o espetáculo AMADANÇA.

Qual foi a sensação de dançar pela primeira vez no palco do TMRJ ?
Lucas Monteiro - 2º básico: "Bem , foi emocionante porque eu nunca tinha pensado em estar ali dançando no palco do Theatro Municipal, mas ao mesmo tempo eu fiquei feliz e alegre , porque eu estava fazendo uma coisa que eu gosto, que é Dançar!!! Adorei dançar no palco do Theatro Municipal, e estou louco para dançar e me apresentar ali muitas e muitas vezes ."
O aluno Lucas Monteiro do 2° Básico dançando Mozart

Mariana Marques - 3º médio: "Foi muito bom e emocionante , mas um pouco estranho, porque nunca tinha dançado em um palco tão grande e inclinado daquele jeito , mas gostei muito , uma grande experiência e espero dançar muito mais"
 
Mariana Marques, 3° Médio, dançando a Valsa de Coppélia


Qual a emoção ao dançar sozinho/a no palco do TMRJ?

Natan Lopes - formando: "Acredito que quando entramos em cena, seja no Theatro Municipal ou não, nunca estamos sozinhos de verdade, pois carregamos todo o trabalho de escola atrás de nós. Felizmente eu tive grandes e ótimos professores pra me ensinar que com muito trabalho e dedicação podemos fazer um solo ou uma variação com a mesma tranquilidade de dançar em um corpo de baile."
 
Natan Lopes, formando 2016, dançando Mazurca


Renner Moraes - formando: "Bom, por ser meu primeiro solo, passei a sentir até mesmo antes do início dos ensaios o peso da responsabilidade em poder representar a minha escola no "simples" palco do Theatro Municipal. E mesmo tendo muitos ensaios, sei que só saberia de verdade onde estava me metendo a partir do momento em que eu pisasse no tão aguardado palco. Aí aconteceu, lá estava eu, centralizado, holofotes em meu rosto e com a sensação, literalmente de não ter mais nada e nem ninguém a minha volta, e são nessas horas que deve existir a auto confiança e dar o seu melhor, porque de resto, acredito de fato na magia do palco! Passando por isso tudo, não acho que tenha sido a melhor sensação, AINDA, e sim a sensação daquela primeira vez que sempre vale a pena lembrar lá na frente. E digo abertamente e tranquilo que posso ser mais, e dar ainda mais o meu melhor! Agradeço aqui também a confiança de meus professores, Amanda Peçanha e Victor Ciattei, pela confiança em me entregar este solo e por me fazerem amadurecer mais na vida."

Renner Moraes, formando 2016, dançando Composição

Thatyanna Oliveira - formanda: "Antes de entrar não sabia como segurar a emoção e nervosismo... Ao pisar no palco me senti livre, realizada e grata por ter essa oportunidade, foi inexplicável! Aquele era o momento de mostrar o que aprendi nesses anos na escola de danças, de viver aquele momento como se fosse o último e deixar todo o meu amor pela dança fluir. Em tempo algum pensei que teria essa oportunidade de dançar um grand pas de deux no palco do Theatro Municipal, realizei um dos meus sonhos, jamais irei esquecer, experiência única e que marcou minha vida."

Thatyanna Oliveira e Felipe Viana dançando o Grand Pas de Deux de "O Corsário"

Qual a diferença entre dançar um pas de deux e dançar em grupo?

Thatyanna Oliveira - formanda: "Entre Dançar em grupo e um pas de deux, todos têm suas dificuldades. É muito difícil dançar em grupo, pois temos que prestar atenção em todos os desenhos, filas, em não esquecer a coreografia e ainda precisamos está em sincronia. Mesmo tendo algumas participações especiais, quando temos o grupo em volta, ele nos dá uma base e com isso nos fortalece. No pas de deux, somos apenas eu e ele, precisamos estar juntos um ao outro para que haja uma conexão e fique harmônico, o foco é apenas em nós dois e a responsabilidade é bem maior."

                                                              
O Tour en L'air deseja que todos os alunos da escola, assim como os que deram seus depoimentos, sintam - se realizados ao dançar! Vale acrescentar que um espetáculo não é composto somente de quem o faz, mas também de quem o assiste, por isso viemos agradecer a todos que compareceram ontem, pois os ingressos foram esgotados! Que venham as próximas apresentações e que novamente possamos contar com seus aplausos.


Nota
Devemos também um grande agradecimento ao fotógrafo Carlos Veras que nos cedeu algumas de suas belíssimas fotos para a matéria!
Instagram: @carlosveras_photos
WhatApp: +55 21 99612-8374
(21)99612-8374 - Vivo
(21)98120-7877 - Tim


Diovana Piredda (1° técnico) e Maria Fernanda Teixeira (3° médio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário