domingo, 5 de junho de 2016

Cecilia Kerche: do Brasil para o mundo

Para finalizar a trilogia de texto sobre "O Lago dos Cisnes", dedicaremos esse totalmente à uma de nossas diretoras de Corpo  de Baile: Cecilia Kerche. Consideradas umas das maiores Odette/Odile e reconhecida mundialmente, todos temos o orgulho de ter Cecilia e Ana Botafogo como ensaiadoras das bailarinas que estarão nesses papéis.

Cecilia kerche como Odette

Cecília Kerche entrou no mundo do ballet com 8 anos na Escola Municipal de Danças de Osasco com Vera Mayer.
Aos seus 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos com Halina Biernacka e foi com quem teve aulas durante sete anos.
Pode-se dizer que "O Lago dos Cisnes" sempre fez parte de sua vida, a primeira apresentação foi em 1979, quando ainda era aluna, convidada por Johnny Franklin para dançar o 2º ato com Pedro Kraszczuk no Projeto Aquarius feito em Brasília. Ainda jovem foi aplaudida de pé por 120 mil pessoas. Depois de 3 anos, em 1982 entrou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Rapidamente foi promovida a primeira bailarina, em 1985. Depois dessa promoção diversas montagens de "O Lago dos Cisnes" aconteceram e ela sempre dançando Odette/Odile com um público gigantesco. No Brasil e na Russia, foi sempre muito respeitada e ovacionada. Também se apresentou nesses papéis na Argentina, Coreia do Sul, Inglaterra e Espanha.



Natalia Makarova, que foi essencial nesse trajeto de sua vida, a conheceu em 1986 no Brasil quando, a convite de Dalal Achcar, veio montar o Reino das Sombras do repertório clássico "La Bayadere". Encantada com o talento de Cecilia Kerche chamou-a para participar de "Balerina" que incluía as maiores bailarinas do mundo. Este vídeo tem grande sucesso entre os apaixonados por ballet! Nele, Cecilia dança o pas de deux de "La Bayadere" com Fernando Bujones.


Cecilia Kerche como Odile


Suas maiores e mais memoráveis temporadas de "O Lago dos Cisnes" aconteceram no ano de 1989 em Tashkeny, a segunda em 1994 na Sibéria e a terceira em 2005 quando foi convidada por Natalia Makarova para se apresentar na primeira produção da coreógrafa para o Festival Diaghilev, em Perm, marcando o caminho de volta da trajetória percorrida por Eugenia Feodorova para a primeira montagem completa deste ballet no Brasil.

Cecilia Kerche com Vitor Luis e o CBTMRJ

"O Lago dos Cisnes" virou a marca registrada de Cecilia Kerche, muito importante na sua carreira e para todos nós, por termos a chance de ver e se inspirar na sua interpretação emocionante. Nós temos o orgulho de dizer que esta bailarina tão importante para a história deste ballet é brasileira e atual diretora do CBTMRJ! É um prazer saber que nossas Odette/Odile da temporada de 2016 terão aprendido com a bailarina que foi reconhecida por Natalia Makarova e titulada mundialmente como uma das melhores intérpretes deste papel.


Tabata Salles - 1º técnico

Um comentário: