domingo, 26 de junho de 2016

Estreia dos novos primeiros bailarinos em “O Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal.

Estreia dos novos primeiros bailarinos em “O Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal.



Os amantes da arte, em especial do ballet clássico, foram presenteados neste ano de 2016 pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a apresentação da temporada do Ballet “O Lago dos Cisnes”, de Marius Petipa e Lev Ivanov, com música de Tchaikovsky. Preferido do público, dos jovens aos mais velhos, e luminar do ballet romântico, desde sua criação encanta gerações e perpetua sua intensa expressividade artística e dramática, personificando a delicadeza, a leveza e a sensibilidade através de seus intérpretes. Como se já não bastasse tamanho presente, neste ano também tivemos a nomeação de novos Primeiros Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Cícero Gomes (ex e eterno aluno da EEDMO), Filipe Moreira, Karen Mesquita e Moacir Emanoel. Detentores de tão já conhecido talento e excelência técnica e artística, tiveram sua estréia no tão almejado cargo, nesta temporada de Lago dos Cisnes, abrilhantando e laureando ainda mais essa conquista. O Tour En’Lair traz a vocês leitores uma pequena entrevista exclusiva com nossos recém nomeados Primeiros Bailarinos e suas perspectivas singulares deste momento único e gratificante de suas vidas e carreiras.

Nossos Primeiros bailarinos Cícero Gomes, Filipe Moreira, Karen Mesquita e Moacir Emanoel.


Cícero Gomes:

Tour: Como é a sensação de pisar no Palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, agora como Primeiro Bailarino? Algo Mudou?

Cícero Gomes: Com a relação a responsabilidade de estar em cena como primeiro bailarino ou não, não muda. Acredito que estando em cena devo fazer meu trabalho da melhor maneira possível, independente de título ou plateia, não faço esse tipo de distinção. O que muda é o “peso” do nome. Quando me dei conta pensei: Nossa agora de fato sou primeiro bailarino, tenho que fazer jus a este título.



Tour: Como se sentiu quando soube da nomeação e ainda assim poder interpretar o bobo da corte, o personagem que virou marca registrada sua?

Cícero Gomes: Meu sentimento ao ser nomeado foi de realização, muita felicidade e dever cumprido. Capítulo encerrado, porém tenho um novo capítulo a ser escrito, tudo se reinicia e se reinventa.
E pra mim nada melhor que estar em cena com um dos meus personagens preferidos, aquele que um dia me fez solista. Devo ao bobo a honra de ter me fixado como solista e hoje devo a honra de ter participado da minha conquista ao cargo que sempre sonhei em alcançar.
Não acho que o bobo seja um papel “bobo” (kkkkkkkk), depende dele a narrativa de todo o primeiro ato, que por sua vez depende do primeiro ato a narrativa de todo o ballet. Não poderia ter sido melhor. As coincidências aconteceram, e que felizes coincidências.


Cícero num momento de descontração no backstage de "O Lago dos Cisnes".




Filipe Moreira: 

Tour: Você já dançou primeiro papel na remontagem de Lago dos Cisnes de 2013, ainda como primeiro solista. Como foi dançar novamente o Lago, agora como primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro? Algo mudou?

Filipe Moreira: Na verdade, o título de primeiro bailarino conta muito “fora”, pelo fato de você acreditar que fez um bom trabalho e foi reconhecido por isso, pelos seus anos de dedicação e comprometimento com a arte, essas coisas. Porém no dia a dia, claro que conta muito, não só para você e para seus familiares, mas também para seus colegas de trabalho. Mas no momento em que entro palco, eu me desvencilho de qualquer título, não importa de onde sou, de como estou, do que as pessoas estão achando, sempre entro em cena para dar o melhor de mim, não importa nada, só importa aquele momento. Então de uma forma boa não importa o títulos, primeiro solista, primeiro bailarino ou até corpo de baile, sempre temos que entrar em cena dando nosso melhor, e levar a arte para o público da melhor maneira possível, entregando-se totalmente ao papel independente de qual seja.

Filipe Moreira antes de entrar em cena como Siegfried.



Karen Mesquita:


Tour: Karen, como foi a preparação para "O Lago dos Cisnes"? Teve Dificuldades?

Karen Mesquita: O lago para mim foi o ballet mais diferente de todos que já vivi, porque é um ballet grande de quatro atos e eu estava em cena em três deles fazendo dois personagens. Tivemos pouco tempo de preparação para a estreia e isso foi um pouco desesperador, porque é um ballet complexo que exige muita entrega, técnica e artística, então foram algumas etapas a serem ultrapassadas.
Primeira etapa foi de aprender o ballet, gestos, intenções e passos esse processo foi um pouco demorado, levou mais ou menos duas semanas para meu corpo se acostumar com a movimentação e com as "asas". Depois desse processo de aprendizado, fui para a segunda etapa que foi de entendimento do personagem, onde dediquei meu tempo para dar vida a eles, e a descobrir como eu Karen poderia contar a história com meu corpo e também aprender a ser uma "ave" (Risos). Assisti muitos vídeos, e cada vez que assistia observava cada detalhe de uma forma diferente, eu "engoli" todas as informações e detalhes que pude. Eu realmente vivi "O Lago dos Cisnes", eu vivi Odete/Odile, e não me arrependo de forma alguma, um ballet que nunca imaginei fazer. Então com toda essa pesquisa e preparação intensa me deu muita energia e vontade de querer dar vida às personagens, nunca imaginei que iria gostar tanto de dar vida a este Lago. 
Foi assim, com essa preparação rápida, porém intensa de muitas etapas, coreografia, depois o processo do personagem. Ensaios com Cecília Kerche, Ana Botafogo, Marcelo Misailidis, foram muito importantes, cada um com sua individualidade, souberam me auxiliar da melhor maneira possível, foi ótimo. Terei incríveis lembranças para guardar dessa estréia. 


Karen Mesquita como Odete a Rainha dos Cisnes.


Moacir Emanoel

Tour: Como foi para você artista-bailarino ser promovido a primeiro bailarino tão jovem? Como foi estrear seu título interpretando Siegfried? Com a promoção, algo mudou?

Moacir Emanoel: Ter reconhecimento do nosso trabalho é sem dúvidas, uma enorme honra, seja ela sua profissão. Mas o mérito não deve ser cômodo para ninguém, e sim disposição de novos desafios e responsabilidade para alcançar novas metas. Que minha gratidão transpareça em ótimas performances no palco.
Não é tão fácil, concorda? (Risos). Um personagem que conduz quase todo o enredo do espetáculo me exigiu mais esforço e ciência de que estava ali para entregar “a moral da história”, com dança e muita interpretação. Porém, é com ele que tenho a felicidade de apresentar meu trabalho e receber, com graça, o carinho do público.
A rotina permanece a mesma, não percebo sequer diferença. Talvez psicologicamente tenha redobrado minha atenção aos detalhes e, como dita antes, a responsabilidade com o cargo.


Moacir Emanoel no agradecimento ao final de sua estréia como primeiro bailarino.


Parabenizamos nossos recém-nomeados Primeiros Bailarinos e agradecendo pela colaboração e disponibilidade em participarem de nossa matéria, expondo seus pontos de vistas e singulares perspectivas, descrevendo o indescritível e compartilhando conosco tão importante e glorioso momento de suas vidas. Desejamos sucesso e uma carreira repleta de aplausos e conquistas, norteada sempre pela entrega, a esta tão gloriosa e apaixonante arte, transcendendo-a a cada instante, em cada apresentação. O público, o Tour En’Lair e todo o mundo da dança expressam aqui sua gratidão pelo sim de vocês ao ballet clássico e á arte de dançar.



Algumas fotos de O Lago dos Cisnes" no Theatro Municipal do Rio de Janeiro: 

Cícero Gomes nosso Primeiro Bailarino interpretando  o se famoso BOBO DA CORTE.

Moacir Emanoel e Márcia Jaqueline - Primeiros Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Karen Mesquita - Primeira Bailarina do Theatro Municipal como princesa Odete minutos antes de sua estreia.

Filipe Moreira - Primeiro Bailarino do Theatro Municipal no Primeiro Ato de O Lago dos Cisnes.

Moacir no ato branco de o lago dos cisnes.

Felipe Viana e Clara Judith - 1º Técnico.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Preciso do contato do Felipe Moreira para envio a uma empresária em MG.
    (32) 98411-3629 - Sandra

    ResponderExcluir