quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dando sequência aos textos sobre o ballet de repertório clássico "O Lago dos Cisnes", traremos hoje o caminho percorrido até a primeira montagem completa deste ballet nas Américas – ou devemos especificar na America do Sul. que aconteceu no Brasil graças à coreógrafa russa Eugenia Feodorova.

Petipa triunfou com a estreia de "O Lago dos Cisnes" em 1895 e o sucesso foi reconhecido e espalhado rapidamente por toda a Europa. Porém, somente em 1945, foi montado o 2º ato pela primeira no Theatro Municipal por Igor Schwezoff. A Rainha dos Cisnes foi interpretada por Juliana Yanaquieva e Julia Howarth, enquanto Yuco Lindberg e o próprio Igor Schwezoff fizeram o príncipe!
Após um ano dessa excelente estreia, Tamara Capeller e Michael Lland apresentaram o pas de deux do Cisne Negro. Foram ovacionados pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro lotado e essa apresentação deu o título de Melhor Bailarina do ano para Capeller.
Em 1952, Tatiana Leskova montou pela 1ª vez sua versão, para o segundo ato, também no Rio de Janeiro. Revezaram dois casais: Tamara Capeller com Johnny Franklin e Maria Angélica com Arthur Ferreira. Na temporada de 1953, Tamara Capeller, Bertha Rosanova e David Dupré dançaram Cisne Negro e no ano seguinte Rosanova e Dupré fizeram um sucesso ainda maior. Felizmente, este casal repetiu o mesmo pas de deux em 1956 e 1957 para um público cada vez maior.

Finalmente no ano de 1959, pela 1ª vez na América do Sul, Eugenia Feodorova montaria para o aniversário de 50 anos Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a versão completa com os quatro atos desse grandioso ballet. Para interpretar os papéis principais, a direção do Theatro deu carta branca e liberou a contratação de qualquer bailarino estrangeiro, porém, Eugenia Feodorova muito confiante nos talentosos bailarinos brasileiros, escalou Bertha Rosanova e Aldo Lotufo para interpretarem Odette/Odile e o Príncipe Siegfried.

 
Bertha Rosanova e Aldo Lotufo


Bertha Rosanova e Aldo Lotufo

Bertha se destacou de maneira primorosa na interpretação desse papel, de modo que, depois dessa temporada ganhou o título de Prima Ballerina Assoluta.


Bertha Rosanova

A partir dessa primeira montagem várias outras versões foram criadas para o TMRJ. "O Lago dos Cisnes", sempre tendo grande número de público tanto no Brasil quanto no exterior, volta ao nosso palco em junho! A estreia será no dia 10 e os ensaios estão a todo o vapor.

Se Eugenia Feodorova desenhou o caminho de "O Lago dos Cisnes" da Rússia para o Brasil, Cecilia Kerche reconstruiu este caminho de forma contraria e brilhou interpretando Odete/Odile em solos russos. Considerada uma das maiores intérpretes do mundo neste ballet, no próximo domingo apresentaremos a trajetória da diretora do Corpo de Baile Cecilia Kerche.


Tabata Salles - 1° Técnico

Um comentário:

  1. Lindo!!!! Que bom ter acesso à memória do ballet clássico no Rio de Janeiro!!!!

    ResponderExcluir