quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Por trás da cena - Divina Luján

Divina Luján Suárez


Com seu sotaque argentino e cabelos autênticos, faz parte da história do Teatro Municipal. Há mais de trinta anos, ela é a responsável pelas perucas e penteados dos artistas do TMRJ. 

Divina Luján Suárez


Falante e extrovertida, Divina contou como prepara os cabelos de cada espetáculo. Explicou que o estilo e o contexto são fundamentais para a preparação dos penteados. No caso do balé, por exemplo, depende se a obra é romântica, estilo espanhol ou oriental. O penteado clássico, como em Les Sylphides e Giselle, é bem específico e exige uma técnica única. Já o coque de Dom Quixote utiliza cachinhos perto das orelhas e adereços. Em La Bayadère é colocada uma trança postiça nas bailarinas que é presa na roupa com um ganchinho invisível para não balançar com os movimentos.
 
 
Divina ensinando como fazer o coque clássico.


Como material, Divina utiliza coques e tranças falsos, redes, pente, laquê e grampos grandes e abertos (importados). Chegou ao Rio há 37 anos para ajudar por seis meses na criação de uma escola de caracterização no Teatro e nunca mais saiu de lá. Formada no Teatro Colón, de Buenos Aires, possui muita experiência nas cochias. Para ela, o mais importante no coque de uma bailarina é a segurança. O coque deve estar seguro e não pode cair de modo algum, por mais complicado que seja o movimento realizado.
 
 Divina também contou uma curiosidade: o coque do primeiro ato de Giselle é realizado com poucos grampos. Em uma saída de palco, Divina retira a maioria e deixa poucos, mostrando à mãe suas localizações. Na cena da loucura, quando a personagem chora no colo da mãe, essa retira os grampos e, assim, a protagonista consegue se descabelar.
Cena da loucura do ballet Giselle 1º Ato
Cena da Loucura do ballet Giselle - Aurea Hammerli e Marcelo Misailidis

 
 Além do trabalho no Teatro, Divina trabalha na televisão, cinema e carnaval. Adora a fundação Laço Rosa e comenta sobre o incrível trabalho realizado por essa instituição. Essa instituição possui sistema de doação e elaboração de perucas para mulheres que têm ou tiveram câncer de mama (http://www.fundacaolacorosa.com/). O trabalho de Divina no Teatro Municipal é de excelente qualidade e tem sido passado aos seus assistentes. Obrigada por ser tão Divina! (rs).



Giulia Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário