domingo, 23 de agosto de 2015

Por trás da cena – Márcia Machado

Por trás da cena – Márcia Machado da Chapelaria e adereço de figurino do TMRJ


Para entrar em cena as bailarinas e bailarinos devem estar bem caracterizados em seus personagens. O figurino dá a aparência, ajuda a contar a história e a criar um clima. Mais que um vestuário, o figurino é um depoimento, uma lista de mensagens implícitas ou não sobre todo o contexto do espetáculo possuindo funções específicas, contribuindo para o bom entendimento da mensagem cênica. Nos espetáculos do Theatro Municipal a função de cuidar dos detalhes dos figurinos pertence a dupla: Márcia Machado e Manuel Prôa, do setor de chapelaria e adereços de figurino.

Márcia ajuda na construção de todos os chapéus e acessórios de cabeça de todos os figurinos, que chegam até ela por meio de fotos com as características e descrições necessárias dadas pelo figurinista. Chapéus e tiaras com flores, pedrarias ou plumas, nos seus tecidos e tons apropriados, são elaborados com materiais que podem vir prontos ou serem confeccionados dentro do Theatro. Feito sob medida, os materiais entram em prova com o corpo artístico e, quando necessário, são ajustados.

Sobre o tempo de produção, Marcia nos conta que, se dá de acordo com o espetáculo. Em grandes montagens quando se inicia do zero, leva-se aproximadamente três meses mas, nas últimas montagens de ballet que a casa produziu, foram necessários apenas quinze dias para efetuarem os reparos indispensáveis nos adereços já existentes. Quando se aproxima a estreia, são contratados prestadores de serviço para dar conta de toda demanda. Ressalta os cuidados com os acessórios que devem ser bem presos e costurados para que não caiam no palco durante os movimentos. Uma habilidade que, embora alguns profissionais que chegam para o trabalho já a tenham, é aprimorada e desenvolvida de acordo com as necessidades do Theatro Municipal. Neste setor, atende-se reparando e ajustando acessórios das companhias que, alugam o espaço da casa para seus espetáculo, mantendo sempre o cuidado para não modificarem as peças permanentemente.
Manoel Francisco como Rajá em La Bayadere

Ballet do TMRJ em Coppélia


No ofício há mais de 30 anos, Marcia comenta que gosta de trabalhar no Theatro e que o tempo e o costume fazem com que ela sinta-se em casa, sem falar da estrutura que lhe garante segurança em seu trabalho.

Quando estivermos no dia a dia como bailarinos, nos preparando para uma nova estreia, vamos ver de perto esses profissionais e lembraremos do longo percurso que seguiram os acessórios até chegarem em nosso figurinos.

Obrigado a Márcia por deixar os figurinos mais completos e mais bonitos e, claro, pela entrevista valiosíssima.



Ique Moraes

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